Posted in:

4 culturas que influenciam o estilo masculino atual

O homem é muito mais ligado em transparecer seus gostos pessoais nas suas roupas que as mulheres. Normalmente somos mais fiéis às nossas raízes musicais, esporte, hobbies e com isso acabamos nos envolvendo nesses universos, influenciando nosso estilo masculino.

Claro que isso não é uma exclusividade masculina, pois vemos muitas mulheres fazendo parte de diversas culturas, como as dos motociclistas, góticos, heavy metal, etc.

Música, linguagem e rituais ajudam a definir uma cultura. Não só isso, mas culturas muitas vezes olham para a sua aparência como um dos seus principais meios de diferenciação – que é talvez por isso que culturas são tais fontes maduros de inspiração para designers de moda masculina.

Vamos falar aqui das culturas que estão frequentemente trazendo suas marcas para o nosso estilo do dia-a-dia:

Estilo Punk

O estilo punk está presente no nosso cotidiano muito mais do que imaginamos. Essa galera realmente prestou um trabalho à moda. Eles trouxeram seu gosto musical para as suas roupas de um jeito cru, exagerado mas que eu certo.

Piercings, tatuagens, botons. Jaquetas de couro modelo perfecto. Jeans rasgado. Tudo isso corajosamente usado sem pudor e qualquer preocupação. Hoje, você é tão provável ver um par de jeans angustiados nas vitrines das lojas como em alguém num mosh em um show cover dos Ramones. Esse é um estilo masculino latente.

estilo-masculino-punk-moda-para-macho

Peça chave do estilo: as calças jeans rasgadas.

Estilo Hip-Hop

A galera hip-hop dos anos 80 provavelmente não tinham ideia de qual efeito que eles estavam criando para a moda e o estilo masculino quando eles começaram a usar seus Adidas Superstar e roupas de treino esportivo. Mas eles não pararam por ai e ainda trouxeram acessórios de luxo para compor o visual, que a priori pode parecer pitoresco mas estamos todos nós consumindo.
Run-DMC foi um dos formadores de opinião mais influentes da cena, gerando “cultura sneaker ‘como a conhecemos hoje, com sua música “My Adidas”, que inaugurou o estilo masculino sportswear como conhecemos hoje.

estilo-masculino-hip-hop-moda-para-macho

Peça chave do estilo: roupas de sportwear.

Estilo Grunge

Se você acha legalzão ter um estilo masculino mais desleixado, agradeça a galera do Grunge que nos anos 90 justificaram seu jeito largadão. A galera de Seattle, nos EUA, fizeram o que ninguém ainda tinha feito: deixar a moda e o estilo absolutamente de lado, não se preocupar com isso de verdade e mandar todo mundo se f#$%.

Que sorte a nossa. Eu mesmo fui grunge na minha adolescencia e adorava essa coisa toda. Até hoje tenho coisas que ainda uso, tipo tênis All Star, camisa xadrez… Eu tenho esse estilo masculino e gosto!

Então dê play no Nirvana aí.

estilo-masculino-grunge-moda-para-macho

Peça chave do estilo: camisa de flanela xadrez.

Estilo Greaser

Não tá sabendo qual estilo masculino é esse? Mas pode ter certeza que você deve usar sem saber que está usando um estilo masculino Greaser. Se você gosta de camiseta branca e calça jeans azul, você usa um estilo masculino greaser. Se você gosta de um corte de cabelo masculino chamado Pompadour, você usa um estilo greaser.

Famoso por seus couro ou jeans casacos, camisetas brancas (muitas vezes com mangas arregaçadas), jeans azuis e penteados Pompadour densamente untadas, greasers eram os rebeldes estilo masculino americano do pós-guerra.

Dois ícones de estilo são constantemente citados – Marlon Brando e James Dean – greasers jogados, e eles eram os personagens que os fizeram estilo ser famoso. John Travolta no filme Grease? Pode até ser lembrado, mas não é um ícone desse estilo. Não muito.

estilo-masculino-greaser-moda-para-macho

Peça chave do estilo: calça jeans azul.

Palavras finais

Talvez você esteja se perguntando: “Mas Diegão, eu não me encaixo em nenhum desses estilos isoladamente. E agora?”

Normal, meu caro. Nós misturamos todos esses estilos diariamente. O importante é você reconhecer os elementos do seu estilo masculino que você usa diariamente. Isso vai facilitar você a fazer essa mistura de estilos e culturas com mais certeza e com menos chance de errar. Beleza? É isso aí, parça.

 

Agora me conta: Você se identifica com algum desses estilos? Acha que tem outros? Conta pra gente nos comentários!