Posted in:

8 erros comuns de estilo que queimam seu filme no trabalho

E aí meus queridos?!
Como estão nesse retorno pós festejos de fim de ano? Retomando a rotina e indo atrás das promessas de ano novo? Muy bien! Começo de ano traz um gás todo novo que é ótimo mesmo!

Então pra começar o ano acertando em cheio e com uma imagem que só vai te fazer ganhar pontos no trabalho, conheçam 8 erros comuns de estilo que queimam o filme de qualquer um.

Já ouvi diversos profissionais de RH dizendo que a imagem pode ser um item decisório quando é preciso escolher entre profissionais igualmente capacitados.

Você pode querer dar uma de macho puro e bruto (desatualizado para o mundo contemporâneo) e soltar aquela máxima “eu não me importo com isso”, tipo assim:

Mas saiba que não dando a devida atenção que sua imagem merece diariamente, você está perdendo oportunidades preciosas sem saber e passando a impressão de que não se importa com seu trabalho nem com as pessoas com quem interage, seja um cliente ou mesmo seus colegas de trabalho.

Quando você vê um cara com o cabelo desgrenhado, roupa amassada, barba por fazer e aquela cara de quem mal dormiu e passou a noite na esbórnia, por acaso imagina que ele é um cara responsável? Claro que não. Você imagina que ele talvez esteja numa ressaca das bravas. Esse cara passa a impressão de que não se importa nem um pouco com o trabalho, visto que ficou sem dormir e não tem a menor condição de produzir nada pois está morto de cansado. E por mais que não esteja, essa é a imagem que ele está passando.

Diferente do cara que pode ter saído a noite e voltado apenas a tempo de tomar um banho, vestir uma roupa bem passada e se preocupar com cabelo e barba antes de sair pra trabalhar. Esse ninguém vai imaginar que mal dormiu (se ele conseguir ficar de olho aberto), já que está mostrou que tem cuidado e se preocupa.

Esse é apenas UM exemplo de como nosso cuidado com a imagem impacta na forma como os outros nos veem e imaginam histórias a nosso respeito. Por isso, vejam a seguir oito erros comuns pra vocês começarem prestar mais atenção e não deixar que pensem histórias que podem não fazer tão bem pra sua imagem:

1.Roupa muito amassada (e cara amassada)

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-1-01 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-1-02 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-1-03Os exemplos acima já explicam bastante.

2. Camiseta com frase engraçadinha e polêmica ou de time

Nem mesmo nos ambientes mais informais camiseta de time NO WAY. Mesmo que tenha sido campeão, subido da segunda divisão ou o que mais possa acontecer que vocês imaginem ser uma justificativa pra ir trabalhar com “o manto sagrado”. Isto porque chama atenção, gera divergências que distraem mais ainda e criam clima sem necessidade. E porque ainda mais nessas situações de euforia máxima vocês perdem o limite e o foco no trabalho vai pro espaço. O mesmo vale pra camisetas com frases engraçadinhas ou algo ofensivo. Quantos anos você tem mesmo?

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-2-camiseta-masculinaPrecisa disso?

3. Sapato muito velho /sujo / mal cuidado

Sapatos podem mudar completamente a cara de uma roupa. Se estiverem mal cuidados, sujos ou realmente velhos que não tem mais conserto, levam o look todo pro buraco e sua imagem junto. O pretos denunciam mais a falta de atenção e cuidado e precisam ser trocados com mais frequência. Já os marrons, alguns podem até ficar mais interessantes com o uso, mas ainda assim demandam atenção e cuidados. Mínimos que sejam. O mesmo vale para tênis ou sapatos mais esportivos se seu trabalho for mais informal.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-3-sapato-masculino-01 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-3-sapato-masculino-02 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-3-sapato-masculino-04O que que custa andar com um pisante arrumadinho?

4. Roupa com a data de validade vencida

Se aquele seu suéter predileto já está cheio de bolinhas e você já tentou um papa-bolinhas ou mesmo passar a gilete (com CUIDADO) pra melhorar a aparência da peça e não está funcionando mais, tá na hora de aposentá-lo. Não precisa esperar furar.

Camisas, camisetas e calças, dependendo do uso semanal acabam gastando mais e precisam que você tenha bom senso de perceber se já está na hora de não usá-las mais e doá-las, por exemplo. Casacos e peças mais pesadas são mais duráveis, normalmente.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-4-roupa-masculina-velha-01
8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-4-roupa-masculina-velha-03Assim você está indo no caminho certo.

5. Roupa no tamanho errado (colada na barriga, camisa estourando ou muito larga etc)

Eu sei o sacrifício que precisa ser feito para ganhar massa muscular ou emagrecer, mas roupa apertada simplesmente não é legal. Assim como roupa muito folgada que parece que o defunto era maior.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-5-roupa-masculina-medidas-01 200448104-001 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-5-roupa-masculina-medidas-03

6. Calça caindo e cueca aparecendo

Acho que não precisa de explicação pra essas, certo? Não me venha com a desculpa de que é seu estilo. Ambiente de trabalho não é lugar pra esse tipo de exposição. Não que algum outro seja, mas aí é com vocês.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-5-roupa-masculina-cueca-01

7. Desodorante vencido

Quem merece ter que passar o-dia-inteiro ao lado de um fedor ambulante que infesta o ambiente? Tecnologia tá aí pra ajudar, rapaziada! Tem produto que promete proteger por até 72 HORAAS! Será que um desse não pode te ajudar por 24h? Encontrei uma matéria curtinha e bem explicativa sobre suor e produtos para resolver esse probleminha.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-5-roupa-masculina-suor-01

8. Falta de atenção com cabelo, barba e unhas

Bom, preciso mesmo dizer que mendigo’s style é totalmente inaceitável? Quer ter barba ou algum pelo facial, cuide. Manutenção com cabelo, pelos faciais (incluo aqui sobrancelha, orelha e nariz) item básico!

Nosso rosto é a área que mais recebe atenção e por isso mais pode distrair o interlocutor. Eu por exemplo, se estou conversando com um cara que tem monocelha, o que menos presto atenção é no que ele está me falando. O mesmo vale para pelos no nariz e orelhas.

Agora, excesso de cuidado também pode ser ruim. Cuidar das unhas é importante sim, mas esmaltar já é demais, né?

Alguma unha específica grande também, pelamooor! Se a desculpa é tocar algum instrumento, palheta tá aí pra isso.

Bueno, machos queridos! Por hoje é só e já não é pouco. Se quiser ter mais poder de fogo na competição ferrenha que o mundo corporativo apresenta, preste atenção aos detalhes 😉

 

Você já passou por alguma situação desagradável (ou agradável) no trabalho por causa do seu estilo? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo!

 

Se aparecer alguma dúvida é só chamar.

bjbj e até semana que vem.

{ Cami }

  • Guilherme Marques

    Olá, muito bom esse post, porém uma dúvida. Quando você diz esmaltar as unhas, se referiu aqueles que se sentem parte do ACDC ou KISS e pintam as unhas de preto, ou também se enquadra passar uma base nas unhas. Fiquei em dúvida.

    • Camila Teixeira

      Valeu Guilherme! 😀
      me referi só a base mesmo.
      pq quem tem esse estilo que se sente parte do ACDC e quer mandar uma unha preta provavelmente não vai ser um advogado q precisa usar terno e gravata diariamente. então ele talvez até possa “ser parte do ACDC” no dia a dia dele que tudo certo 😉