Posted in:

9 dicas perfeitas para Planejar sua viagem — Saiba o que fazer para viajar tranquilo

Planejar uma viagem nem sempre é tarefa fácil, pois demanda tempo, dinheiro e um pouco de dedicação. Afinal você não vai querer gastar aquela grana para as suas férias não saírem do jeito que você imaginava, correto?

A primeira coisa a se fazer é escolher a duração, a data e o local. Pode até parecer básico, mas não é bem assim… Para isso, você deverá levar em consideração:

Planejando sua viagem — Duração e data da viagem

Antes mesmo de escolher o local da sua viagem, é super importante que você defina quanto tempo tem e quando poderá realizar seu passeio. Um final de semana pode não ser ideal para uma viagem ao exterior. Quanto maior o tempo disponível maior a distância que poderá ser percorrida. E lembre-se: férias escolares e feriados são considerados alta temporada e, com isso, os preços estarão mais altos que em outras datas.

Planejando sua viagem — Dinheiro, não custa lembrar…

É claro que tem como economizar, e muito, numa viagem, mas não adianta sonhar sem se programar com antecedência financeiramente. Definir o quanto se pode gastar com passagens, hospedagem, refeições, passeios e compras são peças FUNDAMENTAIS!!! Faça um cálculo para o gasto diário e, se extrapolar em um dia, economize no outro.

Planejando sua viagem — Local

Se você não larga o agito das grandes cidades e detesta aquela calmaria de cidade do interior, Rio de Janeiro, Buenos Aires, New York, Barcelona ou Tokyo podem ser excelentes ideias, ao passo que, ainda que detentoras de um visual incrível, a Chapada Diamantina, Sucre, Capri, Capadócia ou uma ilha afastada do “resto do planeta” definitivamente não serão boas opções para suas férias.

planejando-viagem-sucre-bolivia-mpm-01Gosto dessa foto que fiz quando fui a Sucre, Bolívia.

planejando-viagem-barcelona-espanha-mpm-01Foto de uma das vezes que viajei para Barcelona, Espanha.

Planejando sua viagem — Meio de transporte

O meio de transporte a ser utilizado irá influenciar diretamente no seu orçamento e no tempo gasto para se deslocar. Você poderá gastar mais dinheiro e chegar mais rápido ou gastar menos e demorar mais. Mas, se tudo for programado com mais tempo, você pode gastar menos chegando mais rápido.

planejando-viagem-transporte-mpm-02Lembre-se: estude outras possibilidades além do carro e do avião. Trem, navio e carona também podem ajudar, e muito, em sua viagem.

Planejando sua viagem — A condição climática e meteorológica do lugar

Tem lugar que vale a pena visitar o ano inteiro porque as condições climáticas e meteorológicas não influenciarão em nada. Porém, há aqueles que quando você for, poderão estar em temporadas de muito calor ou frio, com sol ou chuva, e que podem atrapalhar aquele passeio que você tanto queria fazer. Além disso, em alguns países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, a incidência de furacões é comum em determinadas épocas.

Já relação aos terremotos, estudos indicam que metade da população mundial vive em áreas sujeitas a esse tipo de fenômeno. Para te ajudar nesse quesito, sites como Weather Channel e até mesmo o bom e velho Wikipedia podem rapidamente resolver o problema.

Planejando sua viagem — Condições políticas, sociais e econômicas

Parece que não, mas isso é importante quando se está planejando uma viagem. Pode ser que aquele destino a ser escolhido esteja passando por uma enorme crise política que culmine em uma guerra civil. Já imaginou do nada uma bomba explodindo ao seu lado? Ou que a população esteja completamente revoltada com o desemprego e seus políticos, de modo que protestos, manifestações e violência tenham se tornado uma rotina e tudo isso vai atrapalhar o andamento de tudo.

Planejando sua viagem — Compra de passagens e reserva de hospedagem

Trataremos disso em um post específico, mas adianto que com as facilidades da internet é perfeitamente possível comprar  e reservar tickets e hospedagem sem problema algum.

Planejando sua viagem — Documentação

Para viagens nacionais tanto a carteira de motorista quanto a identidade são considerados documentos de identificação válidos em todo o território nacional. Já para as viagens internacionais, necessário se faz a apresentação do passaporte e, em alguns casos, o visto do país de destino que pode ser requisitado antes da viagem ou no próprio desembarque.

Planejando sua viagem — Roteiro

Ah o roteiro… Ai começa a parte divertida da coisa… Visitar sites, ler sobre os pontos turísticos, conversar com amigos que já foram para o lugar programado, abrir o mapa e planejar o que será feito dia a dia é muito bom. E como tudo que é bom, dura pouco, esse tema também será abordado com mais calma em outro post.

 

Por hoje é só pessoal. Você tem alguma história de viagem interessante pra contar para nós? Tem alguma outra dica ou dúvida? Comenta aí!

 

Semana que vem trarei mais dicas quentes para vocês!

  • David Segovia

    Olá seus post são ultra interessantes, podia fazer um post indicando locais pela quantidade de gastos e qualidade, acho que ficaria bem bacana 😀