Posted in:

A cor certa para usar de acordo com seu tom de pele

Cores podem ser amantes cruéis. Muitos de nós machos sabe que é um bocado complicado dar uma chance às cores fora da nossa zona de conforto. Mas achar as matizes e padrões que combinam com sua personalidade é muito fácil falar do que fazer. Realmente, achar a cor certa nem sempre é fácil.

Nós temos um verdadeiro caleidoscópio de cores e tonalidades para escolher, e nem todos os caras sabem os códigos certos do RGB para definir a opção perfeita. E eu sei também que tem muitos caras que vão torcer o nariz com essa afirmação, dizendo que isso não é essa batata toda para descascar.

É só uma questão simples de escolher uma cor que combine bem. E olha… Nesse caso, você tá certo. Mas se você vai comprar online, por exemplo, o que é mais comum hoje em dia, é mais interessante dar essa atenção especial às cores. Ou melhor, aquelas que realmente te complementam.

Então qual é o primeiro passo? Acabe com todas aquelas marcações que fez baseadas nos quizz online que falam sobre suas cores favoritas. Na verdade, são mais uma combinação de algoritmos do que uma avaliação sincera.

E jogue no lixo aqueles guias toscos que acreditam prestar um serviço de estudar em laboratório as cores que combinam com você em uma estação (na boa, que p)$$@ é essa?). Eles podem ser divertidos e ajudam a matar o tempo… Mas sem dúvidas não devem ser a base para definir suas cores favoritas.

Segundo passo: dê uma boa olhada no seu antebraço. Para saber quais são as melhores cores que formarão a base do seu guarda-roupa, você precisa determinar se sua pele é pálida, cor de oliva, ou escura. Ou qualquer padrão nesse entremeio. Com isso bem definido, siga adiante para definir as cores ideais para o seu visual.

A cor certa para a Pele clara e pálida

Roupas em tom de pele clara
Veja a cor certa para a pele clara

Ruivo, loiro ou moreno? Tem sardas? Tá o tempo todo buscando aquele bronzeado quando está no verão? Se você tem a pele clara assim, buscar padrões que contrastem diretamente com sua pele vão, literalmente, trazer mais cor a você como um todo, além de oferecer mais complexidade às combinações. O que é muito bom.

As cores para vestir

Cores mais escuras como cinza, marrom, borgonha, verde escuro (tipo de garrafa), padrões mais marítimos ou tons mais escuros funcionam muito bem em contraste com seu tom de pele. E não deixe de combinar estas cores entre si, para padrões mais profundos.

Cores para evitar

Se você não quer ser confundido com uma figura do além, procure evitar uma abundância de tons pastéis ou aqueles mais claros. Eles vão enaltecer de uma forma negativa a sua pele. Isso vale para aqueles tons neutros também; ao invés de branco, aquele bege ou cor de pedra, prefira tons mais “ricos”, por assim dizer: areia, khaki, camel e ardósia.

O vermelho, apesar de não ser o mais adequado para aquele cara mais pálido, pode funcionar para tons um pouquinho mais escuros, ou então buscar tons mais escuros de vermelho, como o escarlate. Misturar tons claros, com uma base mais escuro, é o mais adequado.

A Cor certa para a pele de oliva

Roupas em tom de pele oliva
Veja a cor certa para roupas com a pele de oliva

Se você tem um tom mais moreno de pele, próximo da oliva, que tende a ficar ainda mais intenso no sol, você está num campo em que pode combinar tons de cores que não vão nem para padrões mais frios, ou padrões mais quentes. É o meio termo que permite combinações muito interessantes.

As Cores para vestir

Enquanto muitas cores em tons mais padronizados funcionam perfeitamente com tons de pele mais morenos, você pode garantir um visual ainda mais intenso quando vai para campos mais claros ou mais escuros que o lugar-comum.

Quê que isso significa exatamente? Escolha aquele bege mais claro do que aquela cor de areia forte caso queira tons neutros para claros. Ou então teste aquele tom de roxo mais escuro (próximo do magenta) ao invés do malva, por exemplo.

Se você quer um look mais próximo do verão, tente ir ao estilo todo branco, ou misturando tons neutros mais claros. Com base no branco, você pode inclusive fazer um ainda melhor daquelas roupas mais leves, como as calças chino.

Cores para Evitar

Como sua pele estará entre os tons mais morenos, ou ainda mais amarelados da oliva, o ideal é evitar tons de cores que se aproximem do seu tom de pele. Afinal, sua pele acabaria se misturando com as roupas de forma mais explícita, por assim dizer. Tons de pistache, mostarda, olívia, e mocha.

Para looks mais espertos e ousados, como o todo branco ou tom pastel-sobre-pastel, tenha certeza de que está bronzeado o bastante para não se misturar com as roupas e dar a aparência que comentamos mais acima.

A Cor certa para a pele escura

Roupas em tom de pele escuro
Veja a cor certa de roupas para a pele escura

Assim com o pessoal com o tom de pele mais moreno, caras com a pele mais escura podem tentar qualquer tipo de cor, tom e padrões sem se preocuparem tanto com detalhes. São caras sortudos.

Cores para vestir

O mundo, meu cavalheiro, é realmente seu. Sua cor de pele bate casa perfeitamente com a maior parte das matizes e tons,  e sem correr riscos de ficar démodé. Você é o cara que pode fazer as combinações mais ousadas. Mas ainda assim, tem algumas ressalvas importantes.

Procure um equilíbrio entre tons claros e escuros entre suas roupas. Busque uma cor base e mais clara, e à partir dela trabalhe suas combinações mais interessantes. E sim, essa é a única ressalva mesmo.

Cores para evitar

Marrom com certeza é uma cor a se evitar. Assim com os tons pastéis não caem bem com o pessoal com tom de oliva, o marrom não vai contrastar bem com sua pele, resultando num visual estranho à primeira vista.

Enquanto o preto e o visual navy são duas bases bem interessantes para o guarda-roupa masculino, principalmente na maioria das roupas corporativas, vale a pena manter esses trajes a um mínimo para investir em outros visuais até hoje.

Viu como é fácil combinar a cor certa, e os vários tons? E não há problema algum entre encontrar a sua cor favorita fora dessas sugestões que demos acima. Será a sua forma de expressar personalidade e estilo de uma forma única. Até a próxima e boas combinações.