Posted in:

Calça jeans Guia Completo: história, curiosidades, tipos e onde comprar

Seu tempo de leitura será de aproximadamente 5 minutos.

Fala, galera! Beleza? Como não falar sobre calças jeans, a peça mais democrática da moda? A história é legal, rompe barreiras culturais e arrisco dizer que está presente em 100% dos armários de todas as pessoas do mundo (que compram roupas). Sempre fui fascinado por calças jeans. Aliás, sou fascinado por calças (e sapatos). Calças jeans é a peça mais poderosa do guarda-roupas de um homem. Com ela você é capaz de circular em praticamente todos os ambientes e situações que se encontrar, inclusive os formais (salvo algumas exceções). Normalmente é uma roupa que as vezes passa despercebido ao olhar mas que pode ser a chave para o sucesso do seu estilo. Vou te contar aqui a história, curiosidades, tipos de calças jeans  e te dar umas dicas de marcas nacionais legais. Vamos lá.

A história da calça jeans: o início

guia-jeans-historia-garimpeiros

guia-jeans-levi-straussLevi Strauss. Você já deve ter lido em algum lugar que ele foi o criador da calça jeans. Sim, é verdade se falarmos da calça, porque o jeans não foi criado por ele. Explico.

Lá nos anos 1853 o nosso amigo Levi partiu rumo ao oeste dos Estados Unidos onde o dinheiro estava girando por conta do garimpo. Seu objetivo era dar continuidade ao negócio da família, venda de tecidos. Mas aí, malandrão que era, identificou uma necessidade: observando os garimpeiros, percebeu que suas calças não eram resistentes o suficiente para o trabalho.  Como na época se vendia muita lona, ele logo pensou em fazer uma calça de lona! Pois é, então ele foi lá e criou esta calça de lona, super resistente pro trabalho de garimpo. Pô, os garimpeiros piraram na idéia! Mas tinham um problema: o desconforto.

Então Levi Strauss bateu no peito e partiu para resolver este problema. Saiu em busca de um tecido que ele pudesse aliar conforto e resistência. Começa-se a jornada da calça jeans perfeita. E aonde encontrou a resposta? Na nossa querida França, origem de muitas coisas deste mundo (principalmente na moda).
Lá em Nîmes, ele encontrou um tecido que poderia atender seus anseios, o denim. Este tecido, que era uma mistura de seda com lã era usado para confeccionar os uniformes dos marinheiros da cidade italiana de Gênova. Beleza! A vida do cara estava feita! Mas poderia ficar melhor,  quando conseguiu produzir este tecido apenas com algodão, nos Estados Unidos.

guia-jeans-historia-3Tudo ótimo? Não! Um dia qualquer nosso amigo Levi recebe uma carta de um cara chamado Jacob Davis — que era fabricante de celas e capas para cavalos — dizendo que estava recebendo reclamações que os bolsos das calças sempre estouravam por que não suportavam o peso que carregavam, mas que tinha uma solução para isto! Sabe estes prendedores de metal nos bolsos da calça? Pois é, idéia de Jacobão e servem para suportar os bolsos das calças jeans.

Pronto, está criada a calça jeans que você conhece. Bem legal, né?

6 curiosidades sobre a calça jeans

  1. o nome jeans vem de “genes”, apelido dado pelos norte americanos aos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova e usavam o tecido de Nîmes em seus uniformes.
  2. o quinto bolso — aquele pequeno, na frente, do lado direito — foi pensado para guardar relógios.
  3. a tradicional Levi’s 501 teve seu nome emprestado do número do lote onde este modelo estava estocado.
  4. durante muito tempo o jeans foi uma roupa usada exclusivamente para trabalho, somente nos anos 50, depois de ser adotada pelos ícones pop como Elvis Presley, a peça finalmente se tornou o “uniforme” dos jovens nos EUA;
  5. em 1970 Calvin Klein levou o jeans para as passarelas, algo até então impensável.
  6. o nome indigo vem de indiglus, uma planta usada para tingimentos e que dá esta tonalidade azul para o jeans, e Levi Strauss a usou para tingir o jeans.

Tipos de calças jeans

Pois é, cara, aposto que você nem sabia que existiam tipos de cortes de calças jeans. Mas ó, você tem que se ligar porque isto pode ser decisivo para seu estilo! Então vou te explicar aqui os tipos de calças jeans pra você identificar qual vai cair melhor para seu tipo de corpo, beleza? Bora lá.

Straight ou Regular

Este é o modelão padrão, que provavelmente você tem várias no guarda-roupas. É aquele tipo de calça mais folgada e “confortável”. Ela é reta, da coxa até a barra. Sabe um modelo que usa esse corte? O Levi’s 501.

Bootcut

guia-jeans-bootcut

Este tipo de calça jeans é pra você cowboy, das épocas de Clint Estwood, e quer usar umas botonas. Sim porque esse tipo de calça tem a barra mais larga para a bota ficar bacana.

Loose Fit

guia-jeans-loose-fit

As calças de rapper. Largona e caindo. O problema é que os rappers usam dois números maiores que precisam aí fica aqueles sacos de dormir. Bom, tem gente que gosta, então se curtir, compre pelo menos no seu tamanho certo.

Slim Fit

Este é o modelo que está fazendo sucesso com a rapazeada. Uma calça mais justa ao corpo mas sem sem aquela coisa esmaga-saca, sabe? Pois é, é um modelo muito bom porque te deixa mais na estica! Então na próxima vez que for comprar uma calça jeans, pense neste modelo de calça jeans.

Skinny

guia-jeans-skinny

Sabe a calça atochada no corpo? Pois é, é esta. Tem gente que gosta, tem gente que curte, tem gente que é sertanejo. Se ligou que tipo de calça jeans é esta, né? Mas ó, sem preconceito, bicho! Rola de usar se fizer um estilão maneiro. Mas cuidado por que é indicado para os magros.

Onde comprar calças jeans legais

O lance é o seguinte: você não precisa ir longe para comprar calças jeans. Você sabia que nós aqui no Brasil temos a plena capacidade de bater de frente com todos os outros países que produzem peças jeans? Nossas marcas de roupas e indústrias têxteis são sensacionais e digo mais: são muito valorizadas no exterior.

Bom, talvez você não soubesse disso e até pensasse que calças jeans boas são as de marcas estrangeiras. SABE DE NADA, INOCENTE! Então vou te apresentar 3 marcas nacionais que fazem calças jeans de alto nível que você precisa conhecer:

Civil Jeans

guia-jeans-civil-jeans

A Civil Jeans é uma marca mineira criada na década de 80 para o público feminino e que há algum tempo vem desenvolvendo para o público masculino. Sob o comando de Pedro Rabelo e Paulo Emilio Mouchrek, a Civil Jeans está fazendo um super trabalho e tem uma pegada incrível! Olha, vale a pena você conhecer.

Acesse o site: www.civiljeans.com.br

John John

guia-jeans-john-john

Bom, a John John nasceu do sonho de produzir o melhor Jeans do mundo e olha, pelo menos está conquistando várias celebridades. Seus produtos são desenvolvidos  com matérias-primas de qualidade e procuram atender a um púbico de espírito jovem, descolado, que não se prende a tribos, não tem barreiras e preza pelo conforto e estilo.

Acesse o site: www.johnjohndenim.com

Sergio K.

guia-jeans-sergio-k

Você já deve ter lido aqui no MPM que consideramos a Sergio K. umas das 10 melhores marcas masculinas brasileiras. Sim, nós admiramos a marca. Apesar das últimas polêmicas sobre a marca, isto não tira sua qualidade. Os caras são incríveis e o Sergio manda muito bem por lá.

Acesse o site: www.sergiok.com.br

  • http://horadesucesso.blogspot.com Miguel

    Eu sou magro, quais das calças jeans acima recomenda?

    • Marcelo Terra

      E ae cara, também sou magro, acho que vai do seu estilo, eu curto a Slim pra trampar e tal, é confortável e estilosa, mas curto também a Skinny pra dar role…