Posted in:

Como acumular e resgatar passagens com milhas e qual o melhor programa de milhagens

Cara, imagina pagar apenas a taxa de embarque naquela passagem que você tanto quer comprar mas não tem grana para tal…

De uns tempos pra cá, tenho utilizado bastante os programas de fidelidade para comprar minhas passagens aéreas com um preço MUITO reduzido, e sempre que comento com amigos surgem aquelas dúvidas do tipo:

“Como faço para juntar milhas?”

“Como faço para comprar a passagem utilizando as milhas que tenho?” 

ou ainda:

“Qual o melhor programa de fidelidade?”

Foram destas conversas surgiu a ideia de criar o post com o intuito de ajudar a acumular e a comprar as passagens com as milhas.

Programas de fidelidade: Como acumular milhas

As formas de acumular são várias, sendo que a mais conhecida é o acumulo pelo cartão de crédito internacional, de forma que os pontos são acumulados de acordo com o valor pago da fatura para depois poderem ser convertidos em milhas. O acumulo pode variar entre 1 e 2 pontos para cada dólar gasto, por exemplo, dependendo do tipo do cartão. Num cartão de crédito comum, acumula-se 1 ponto, Já no cartão de crédito Platinum se acumula 1,5 ponto e o Black ou Infinty, podem acumular 2 pontos.

O acumulo é automático, não precisa de cadastro prévio e é possível acompanhar o saldo de pontos na própria fatura, que consta a cotação do dólar no dia do fechamento da fatura, o número de pontos acumulado no mês e o número de pontos já acumulados anteriormente.

Outra maneira de acumular milhas é pela própria companhia aérea quando se compra a passagem normalmente, basta apresentar o número do cartão fidelidade no check in e as milhas serão diretamente enviadas para o seu cadastro na companhia. Se esquecer ou ainda não tiver o cadastro, não se preocupe. Basta guardar o cartão de embarque e solicitar as milhas via internet, mas fique atento ao prazo para o pedido.

Menos conhecidos, alguns programas de fidelidade como o Oi Pontos, o Dotz, e o Multiplus (que está atrelado ao programa de milhagens da TAM) são também meios de acumular pontos para serem trocados por milhas. No caso da Oi Pontos, basta ser cliente para acumular os pontos e em seguida transferir para o fidelidade Multiplus (mediante taxa se a troca for de uma só vez ou grátis se for parcelada em 12 meses).

Já o Dotz é possível acumular pontos nos estabelecimentos parceiros e fazendo compras na internet, sendo possível trocar direto do site da Dotz por passagens aéreas de diferentes companhias, por diferentes valores ou por pontos nos programas de fidelidade.

Outra forma de adquirir milhas é participando do Clube Smiles, ao qual paga-se uma quantia mensal de R$35,00 e são creditados mensalmente 1000 pontos. Além disso sócios do Clube recebem promoções antecipadas e podem resgatar passagens com milhas reduzidas.

Programas de fidelidade: Como resgatar

Para resgatar as passagens não tem muito mistério. No caso dos cartões de crédito, primeiro é necessário se cadastrar em algum programa de fidelidade, os mais utilizados no Brasil são o da Gol Smiles, o da TAM Multiplus, e o da Azul.

Feito o cadastro, com o número fidelidade em mãos, basta entrar no site do programa de fidelidade ou ligar para a central do cartão e fazer a transferência do cartão para o fidelidade da companhia aérea. A transferência demora em média 5 dias, mas pode acontecer de transferir antes.

Com os pontos já no programa de fidelidade basta escolher o destino e boa viagem!!!

De tempos em tempos as companhias lançam promoções para voar com milhas reduzidas, o Gol (Smiles) é mestre nisso, sempre consigo passagens por uma quantidade de milhas baixa.

Qual o melhor programa de fidelidade?

passagens-com-milhas-01

É claro que cada companhia tem suas peculiaridades. A TAM, por fazer parte da aliança Oneworld (Lan, American Airlines, British Airways, Qatar Airways, Ibéria, entre outras) oferece uma infinidade de destinos em suas companhias aéreas parceiras. Além disso é possível resgatar passagens direto na loja TAM Viagens com a ajuda de um atendente. Já a Azul distribui regularmente vouchers de desconto para compra de passagens.

Particularmente prefiro o Smiles, devido a maior facilidade para adquirir pontos (no check in, trocando Dotz por milhas, o Clube Smiles e a possibilidade de comprar milhas direto do site) e pela facilidade de troca, sem contar que com as recentes alianças junto a gigantes como: Delta Airlines, KLM, Air France, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas e TAP a quantidade de destinos aumentou muito.

E você, já tem programa de milhas? Qual a sua experiência? Conta pra gente!

  • Thiago Tozzi

    Uma dica para quem quer acumular milhas mais rapidamente, e com o Cartão de crédito da American Express. Os cartões de créditos convencionais o pontos expiram anualmente.
    Já o American Express esses pontos não expiram.
    Vlw Wander Aguiar