Posted in:

Como combinar cores e usá-las a seu favorParte 1

Bom dia Rapaziada! Hoje vamos tocar em um assunto delicado, como combinar cores. Como é um assunto longo, será dividido em 2 posts e o texto de hoje é referente a seus significados e como adequá-las ao seu tom de pele, cabelos e olhos; e o texto da próxima semana abordará como utilizar as cores corretamente e como montar combinações de looks.

Meus caros, o circulo cromático não se resume em preto, branco e azul. Temos uma infinidade de tons para trabalhar e saber como cominar cores não significa que você será mais ou menos macho por causa disso (não que isso importe realmente). O bom aproveitamento cromático enriquecerá bastante o seu armário e de quebra a sua vida também, pois as cores tem o poder de alegrar, demonstrar vigor, disposição, autoridade e respeito; tanto que a realeza sempre teve cores bem específicas para marcar a autoridade. O azul por exemplo simboliza o “Sangue Azul” da linhagem real.

Abaixo segue algumas cores e seus significados:

Como combinar cores: AMARELO

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. Simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É inspiradora e desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.

Como combinar cores: AZUL

como-combinar-cores-foto-2
A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia. Simboliza a água, o céu e o infinito. Estimula a criatividade e é a preferida de grande parte do povo ocidental.

Como combinar cores: BRANCO

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de “cor da luz” porque reflete todas as cores do espectro. Reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. É o símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte e ao luto.

Como combinar cores: LARANJA

A cor laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado da mistura das cores primárias, vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. É uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.

Como combinar cores: PRETO

O preto consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito, autoridade. Reparem que foi a cor da vestimenta tradicional do clero durante muitos anos. Além de fazer direta analogia à morte, por ser a uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz. A cor existe graças à luz, e uma superfície é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. Além disso, a cor preta tem uma conotação muito relacionada a elegância, dignidade, luxo e sofisticação. É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta é um sinal de glamour, luxo e poder.

Como combinar cores: VERDE

como-combinar-cores-foto-7
A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. Simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude. Acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante. A cor está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre.

Como combinar cores: VERMELHO

como-combinar-cores-foto-8
A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. Simboliza o elemento fogo, do sangue e do coração humano, chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. Estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.

Como combinar cores: KHAKI

como-combinar-cores-foto-9
A palavra caqui ou cáqui deriva do persa khak que significa pó, poeirento, empoeirado ou cor de terra. É utilizada por vários exércitos do mundo para efeitos de camuflagem. A moda também se apropria bastante desta cor para a função de camuflagem ou para dialogar com o universo mais aventureiro off road.

A percepção da melhor adequação de cada cor para com o seu tipo físico, cor x biótipo, auxilia de maneira eficiente na construção de um visual harmônico.

Abaixo segue uma listagem para ajuda-lo a caminhar pelos caminhos das cores dependendo da sua cor de pele, cabelo e olhos.

Pele morena, cabelo e olhos escuros ou claros

como-combinar-cores-foto-10
[columns_row width=”half”]
[column]
Dê preferência:
– Os Azuis especialmente o Marinho
– Verde Garrafa
– Rosa e suas nuances
– Preto
[/column]
[column]
Evite:
– Tons de laranja
– Amarelos e suas nuances
– Bege
[/column]
[/columns_row]

Pele, cabelo e olhos claros

como-combinar-cores-foto-12

 

 

[columns_row width=”half”]
[column]
De preferência:
– Tons de Azul
– Verde e suas nuances
– Rosa, do lilás ao violeta
– Vermelho escuro
– Cinza
– Preto
[/column]
[column]
Evite:
– Tons de Amarelo
– Laranja e suas nuances
– Bege e todas as suas variações
[/column]
[/columns_row]

Pele clara, cabelos escuros e olhos claros ou escuros

como-combinar-cores-foto-13[columns_row width=”half”]
[column]
De preferência:
– Os Azuis intensos
– Vermelhos e rosas vivos
– Khaki
– Preto
– Verde
[/column]
[column]
Evite:
– Tons Pasteis
– Cores entre marron e bege
– Branco
[/column]
[/columns_row]

Pele negra, cabelo e olhos escuros

como-combinar-cores-foto-14[columns_row width=”half”]
[column]
De preferência:
– Areias e beges
– Vermelho
– Laranja
– Branco
– Amarelo
[/column]
[column]
Evitar:
– Cores em tons escuros como:
– Marrom
– Azul Marinho
– Preto
– Verde esmeralda
[/column]
[/columns_row]

As informações acima não são regras, existem outras formas de se trabalhar usando cores pouco indicadas para com o seu tipo físico (como puderam ver nas fotos do inicio do post), mas deixe isso, meu jovem aprendiz, para quando você se tornar um “Jedi”!

Que a força esteja com vocês! Até a próxima semana!

  • Gleibis Quadra

    Muito esclarecedor.

  • Pensei que a pagina era sobre “Como combinar cores a seu favor”, mas, a pagina acabou sendo um Wikipedia de cores.
    Vocês poderia ser mais objetivo em suas explicações!
    Conheci o Blog de vocês, pelo o blog do Eduardo Santorini. E pela indicação do mesmo, eu esperava mais!

    • Diego Nunes

      Caro amigo Wanderson, tudo bom?

      Bom, cada um tem uma visão sobre a informação, mas, uma coisa que posso assegurar é que as cores e suas combinações são uma ciência. É um assunto muito profundo e que merece todo o destaque em nosso portal, por isso tentamos ser o mais didáticos possível sobre o tema. Peço que vasculhe mais o site e se intere melhor sobre como falamos sobre cores, tenho certeza que será enriquecedor.

      Quer uma dica? Todos os nossos posts “Look do Dia” abordam o tema cores. Colocamos a escala de cores que utilizamos no visual e explicamos sobre.

      Todas as leituras são válidas, acredite! 🙂

      No mais, obrigado pelo comentário! Estaremos aqui sempre para respondê-lo.

      Uma pergunta: já assinou nosso Clube do Macho? Se não, assine!

      Abraço

  • relf

    Qual é o nome do primeiro modelo da cor azul? Sou magro que nem ele e posso me inspirar nele para estilos, é dificil ser MUITO magro.