Posted in:

Como definir músculos e outras dicas do Jake Gyllenhaal em “Nocaute”

Quer ficar saradão? Exercício, dieta e determinação. Quer mais? Leia até o final

Fala meu caro! Se você ainda não percebeu isso, seu corpo e seu estilo andam juntos, ok?

Eu resolvi escrever este texto porque vi uma foto antes e depois do Jake Gyllenhaal no filme “Nocaute”, e fiquei impressionado.

Saca só!

Sem brincadeira, imagina como o guarda roupas desse cara teve que mudar. Não só pelas camisas que não vão mais servir, como também a quantidade de possibilidades que ele abriu estando tão trincado e forte.

Bem, o filme parece que está sensacional — se você não viu ainda, pode correr pro cinema mais próximo e ver antes que saia de cartaz. Ver essa pancadaria no telão deve ser sinistro. Devo ir ao cinema em bh neste final de semana!

Só que esse post não é pra falar sobre o filme Southpaw propriamente, mas sim sobre duas outras coisas:

  1. Da história de superação incrível que Jake teve ao se preparar para o papel principal, de um lutador de boxe.
  2. E também vou falar sobre como definir músculos ou perder gordura afeta o jeito que a maioria dos homens encaram suas roupas, e principalmente, seu visual.

Quando você começa a mudar seu estilo é tipo quando você entra para uma academia. Depois de 2 ou 3 meses acontece um fenômeno muito engraçado. As pessoas vão olhar para você e tomarão um susto! “Nossa cara! Como você está bem! O que você está tomando?” — kkkk!

É hilário como as pessoas acham que tudo são fórmulas mágicas ou pílulas milagrosas. Elas esquecem que o benefício, de verdade, vem de muito esforço e muito suor. De fazer a coisa certa.

Então firma o corpo e vamos aprender um pouco com tudo isso!

Como Jake Gyllenhaal se superou para interpretar um lutador de boxe?

Duas reflexões importantes aqui: Primeiro que o Jake sempre foi um frango. Tirando quando ele fez o Prince of Percia, que deu uma malhada de leve, ele sempre foi um zé ninguém quando o assunto era músculos, ainda mais músculos definidos.

Segundo que, Hollywood já fez tantos filmes contando histórias de boxeadores, que a gente já até meio que sabe o que esperar desse tipo de filme, né?

Pois é, aí que já começa o desafio.

Jake Gyllenhaal teve que se superar para não ser apenas mais um no meio dos vários atores que já interpretaram boxeadores nos cinemas.

Além de Jake ter que provar ao diretor do filme (Antoine Fuqua) que merecia o papel principal (inicialmente pensado para o rapper Eminem), ele também teve que reafirmar a segurança na sua decisão quando seus amigos e colegas do ramo o questionavam por ter aceitado um papel tão difícil.

Mas a parte mais intensa, de longe, foi em relação ao curto tempo de 5 meses que nosso amigo Jake teve para malhar pesado, definir os músculos, e ficar com a aparência de um boxeador de verdade.

E como Jake encarou tudo isso?

A resposta dele foi matadora:

“Eu decidi treinar 2 vezes por dia, porque aí eu saberia que dessa forma, durante 5 meses, eu acabaria tendo o resultado equivalente à 10 meses. Eu pensava constantemente: ‘Como faço para obter mais tempo? Como posso saber mais?”

Durante seu treinamento Jake se superava cada dia mais. Nas totais 6 horas diárias de treino, o tempo era dividido entre aprender todas as possíveis técnicas de um lutador de boxe, e depois muita malhação pra ganhar massa muscular e definir os músculos.

“Mesmo se não tivessem cenas de luta no filme, eu teria treinado duro da mesma forma… Não acho que tem como você gravar uma cena num ringue de boxe, fingindo ser um lutador, sem nem saber como eles se sentem de verdade nessa situação.”

Não sei vocês pessoal, mas depois dessa eu firmei o compromisso de me exercitar regularmente. Ultimamente estou muito sem tempo para ir na academia e por isso comprei um plano de exercícios em vídeo que posso fazer em casa ou viajando. Já inclusive comecei a ver resultados e estou conseguindo malhar 4 dias na semana, e entrar de vez nesse shape fitness.

O mesmo acontece para você que quer encontrar seu estilo. Você precisa se superar.

Como definir músculos interfere na sua imagem

Antes de tudo, queria deixar claro que, nós, do Moda Para Macho, acreditamos que cada um deve ser feliz com seu próprio corpo. Não existe corpo perfeito e nem estamos pregando um modelo.

Acreditamos que, SE, seu corpo não está do jeito que te deixa feliz, cara, tá na hora de tomar uma atitude. E, ao mesmo tempo, se você é de boa em relação a esse assunto, ótimo!

Tudo isso independentemente de ser alto ou baixo, magro ou gordo, bonito ou feio… Essa é uma questão subjetiva, cada um deve achar o melhor caminho para ficar bem consigo mesmo, e ter uma ótima autoestima. Beleza?

Mas voltando ao foco do texto, para aqueles que já se dedicaram ao ganho de massa muscular, sabem que a simples pergunta “como definir músculos?” não tem uma resposta tão fácil.

Quando finalmente se atinge esse objetivo, eu vejo muitos homens por aí, que mudam completamente o guarda roupa, apenas em função de mostrar os músculos. Tudo bem, eu entendo, faço meus exercícios em casa também, e cada vez que vejo meu braço um pouco mais definido, fico feliz sim.

Mas tudo isso, junto com as roupas que vestimos, faz parte do nosso visual, da nossa imagem, daquilo que passamos para os outros, e como essa imagem expressa nossos valores.

As suas roupas se adaptam melhor ou pior, dependendo das mudanças que seu organismo sofre. Por isso mesmo, quando as roupas não se adaptam legal, você precisa comprar roupas novas. Então é um equilíbrio entre seu corpo e seu estilo. Ou você adapta seu estilo, ou adapta seu corpo. Sacou?

Para muitas pessoas, emagrecer é uma grande vitória! Parabéns! Mas tome cuidado para que isso não suba à sua cabeça e te deixe ridículo, ok?

Então, existem alternativas melhores do que comprar blusas PP (menores do que o seu tamanho ideal), como por exemplo comprar uma camisa com as mangas de cor diferente, por exemplo. Desse jeito, você continua atraindo a atenção dos outros pros seus ombros e braços, só que de uma forma muito mais sutil e elegante.

Ou então, ao invés de usar aquelas camisetas super cavadas, até praticamente no umbigo, é muito melhor investir numa camiseta com estampas, ou com cores fortes (igual você hahah).

Agora, se você está acima do peso e se sente bem com isso, certifique-se que esteja gozando de plena saúde e busque entender como usar seu guarda roupas à seu favor.

Jake adimitiu que estava com medo de parecer um idiota dentro do ringue. E você também deve ter certos receios na hora de se vestir.

Certos medos servem para você procurar saídas melhores para as situações que você se encontra. Imagina você aprendendo boxe. Mas com os treinadores corretos, os conhecimentos certos, você fica motivado e sabe que vai conseguir vencer o medo.

É por isso que estamos aqui.

Isso é um incentivo para você continuar a exercitar o seu estilo.

Aplicando o estilo fitness na sua rotina

Cuidar da saúde não se resume só em fazer exercícios para o corpo. Tanto que, ser fitness e saudável já virou um estilo de vida, alterando a rotina de várias pessoas, de formas diferentes.

Você precisa equilibrar: corpo, mente e alma.

Mas como o assunto aqui é corpo, decidir simplesmente que você vai ter um corpo mais atlético, não quer dizer que você vai precisar passar todo seu tempo livre na academia fazendo exercícios para secar a barriga. Na verdade, vai pra academia só quem quer.

Já existem vários treinos online com os mais diversos tipos de treinos pra se fazer em casa, um monte de vídeos no youtube, sem falar nos ebooks. Como eu disse, estou fazendo esse treino em casa, chamado Q48 (estou no início, mas estou curtindo).

Então, não importando a forma que você escolher pra definir os músculos, essas dicas podem te ajudar!

  • Saiba a diferença entre as atividades que ajudam a ganhar massa muscular, e as atividades para perda de gordura.
  • Pra quem optar pela musculação em academia, é sempre bom conferir com seu instrutor, se os exercícios da sua ficha são focados para a hipertrofia ou para a definição muscular. Isso altera bastante o número de repetições de cada exercício!
  • Se você optar por fazer pilates, ou natação, terá um ótimo fortalecimento dos músculos de seu corpo inteiro. Enquanto um spinning de academia, ou aquela pelada com os amigos são bons para perder a pança!
  • Se você quer otimizar seu tempo, e perder os quilios extras ao mesmo tempo que define os músculos, pode ficar feliz. Tem esportes que são ótimos em trabalhar o corpo como um todo. De longe natação é um dos melhores, mas se você não curte ficar na água, pilates é uma ótima opção.

Seu corpo e seu estilo andam juntos: treinar é se superar cada dia mais

Não existe fórmula mágica para como definir músculos ou como ficar estiloso da noite pro dia.

Igual a gente viu a determinação de Jake Gyllenhaal ao interpretar um lutador de boxe no filme Nocaute (Southpaw), nós temos que arranjar nossa própria motivação se quisermos definir nossos músculos e nosso estilo também.

Para ficar em forma você deve se preocupar em ter em média de 8 horas de sono diárias, ter uma alimentação balanceada e saudável, mudanças na rotina pra encaixar o tempo do treino, e principalmente ter a disciplina para treinar nos dias determinados, tudo isso depende apenas de nós.

Para se estiloso, você precisa saber suas medidas, precisa saber combinar cores e estampas, precisa escolher o calçado correto para cada situação, saber como comprar blazer, como ter uma postura elegante em qualquer ocasião.

É nessa contínua caminhada do aperfeiçoamento do corpo e do estilo, que nossa personalidade é colocada em teste.

É só fazendo, que vamos cada vez mais nos conhecendo, sabendo nossos pontos fracos, e acabando com eles sempre que podemos.

Se você consegue ir na academia todos os 4 dias que você deveria ir, você consegue aplicar essa dedicação em outras áreas da sua vida.

Seja para ser mais estiloso, mais estudioso, mais vencedor ou mais amoroso nos seus relacionamentos.

Tudo depende da forma como encaramos os desafios em nossa vida.

É isso, cara! Diz aí nos comentários, como está sua trajetória para encontrar seu próprio estilo? Como podemos ajudar? Você acha que precisa melhorar alguma característica do seu corpo? Qual as sua meta com atividades físicas? Como isso influencia a sua vida?

Tamo junto!

  • Wesley Oliveira

    Parabéns pelo site, moda para macho é um dos mais tops, quando o assunto é moda masculina.

    • http://www.modaparamacho.com.br Saulo Medeiros

      Muito obrigado pela audiência, meu caro @disqus_onowMWBoGO:disqus. São comentários como este que nos motivam melhorar a cada dia! Fique ligado

    • http://www.modaparamacho.com.br Saulo Medeiros

      @disqus_onowMWBoGO:disqus isso tudo só é possível com o suporte e o feedback de leitores como você! Seja sempre bem vindo. Ah! Espalhe para seus amigos. Abraços, S.

  • valdinei

    Excelente matéria. Estou nessa caminhada de ganhar massa muscular e melhorar meu estilo. Vocês tem me ajudado muito. Parabéns pelo ótimo trabalho.

    • http://www.modaparamacho.com.br Saulo Medeiros

      @disqus_wr2f2F24jP:disqus seu comentário nos empolga a fazer ainda melhor! Boa sorte na jornada e conte conosco!

  • Victor Miranda

    Primeira vez no site e já estou curtindo, li o primeiro, li o segundo tópico, estou me sentindo a vontade. O único problema, é qual tipo de roupa eu devo escolher, como combinar cada peça, cada sapato, vou sair com uma garota sábado agora e quero sair de look novo, help!
    Curto tanto estilo clássico, quanto moderno. (Só não quero ser chamativo)
    Prefiro estilo com postura de homem homem, sem frescura.

  • Pedro Cardoso Alves

    Gostei desse artigo! Já estive nessa caminhada de ficar sarado! Contudo há uns meses parti minha clavicula esquerda, fui operado e parece que perdemos tudo aquilo que conseguimos conquistar em anos de treino! Bom trabalho aí!

    • http://www.modaparamacho.com.br Saulo Medeiros

      Puuuuuts @pedrocardosoalves:disqus , que pesado, cara! Mas e aí? Tá tudo bem? Voltou a trienar?

  • http://rotazerohum.com.br/ João Lipe Mello

    Boa, Saulão! Esse método do Vinícius Possebon (Q48) é sensacional mesmo! Emagreci 20 Kg em 6 meses e 30 em 1 ano e realmente é algo transformador e que indico pra todo mundo que acha que esses produtos da internet são furada. Ele é ótimo pra definir, perdendo as medidas e emagrecendo, agora só falta juntar com a academia e virar um “Jake Gyllenhaal”, haha!

    Abraços!

    • http://www.modaparamacho.com.br Saulo Medeiros

      Fala João! Top demais, né! Tamos nessa luta aí! Valeu pela presença. Abração