Posted in:

Como não errar na combinação do seu terno

Como uma verdadeira armadura de um cavaleiro moderno, descubra como montar o seu traje

Há muito mais em um bom macho do que um terno de fino trato. Eu sei que parece um sacrilégio falar essa real, mas não só é verdade, como ter um bom terno é apenas a ponta do iceberg nesse sentido. E você pode até ser um cara com bom gosto, mas te garanto que um bom terno vai bem mais longe do que aquelas peças nas quais está habituado.

Existe uma linha que transforma o uso dos ternos de uma forma de arte para uma verdadeira ciência, e essa linha é desenhada nos detalhes. Você precisa ficar de olho nos elementos mais importantes, e eles precisam se conhecer também.

A camisa social precisa complementar o paletó. A gravata precisa dialogar bem com a camisa. E o lenço de bolso deve falar bem com tudo. E isso porque nem chegamos nos calçados e nos acessórios ainda, rapaz…

Não importa o quanto a alfaiataria tenha relaxado nos últimos anos, sempre haverão regras que reinarão para sempre entre os cavalheiros. E cabe a você desvendá-las para ter o terno perfeito. Se assustou? Fica tranquilo, pois primeiro…

O Básico do Terno Masculino

Camisas sociais com gravata
Saiba o básico do Terno Masculino

Antes de chegarmos no Sanctum Sanctorum dos trajes formais, vamos ter certeza que os fundamentos estão bem construídos. Já que a maior parte dos caras raramente investem em um terno de linho, sob medida, e perfeito, podemos revigorar o seu visual nesse sentido com uma boa versatilidade.

Como Ryan Haymes, um comprador assíduo da Coggles (loja conceituada nos Estados Unidos de roupas masculinas) disse: “Compre um mínimo de cinco camisas sociais que complementam o seu terno. O branco clássico e aquele azul meio pálido vão bem com quase tudo, e vale a pena gastar um pouquinho mais com opções de qualidade.”

Quanto aos acessórios que completam o traje, existem dois erros bem comuns que os homens cometem, segundo Sarah Gilfillan, fundadora da Sartoria Lab, prestadora de serviços de estilo pessoal: “há tanto uma relutância de misturar padrões, o que leva a um look chato com um terno simples, como tem tantos padrões que gritam por atenção, e o resultado é um look confuso.”

“A maneira mais fácil de fazer seu traje dar certo é limitar o destaque a uma peça, e manter as demais mais ‘modestas’: um terno padronizado com peças simples em todos os pontos, ou vice versa.” O básico é esse meu caro, ou você se comporta e dá um destaque a uma peça específica, ou dá aquela ousadia, mas com uma base sólida.

O próximo passo vai pedir por algumas maestrias nas vestimentas masculinas, incluindo um bom conhecimento de óculos escuros para complementar o visual no melhor estilo Agente Smith, alguns toques finais minuciosos, e sapatos que combinem com o terno. Todos esses conhecimentos serão passados através de pesquisas com caras experientes na área, como veremos adiante.

Paletó e Camisa para começar bem

Conjunto terno
A base do Terno Masculino é um bom terno e camisa

Esse deve ser o pilar de todo o look: encontre o par certo entre o terno e a camisa, e estará no curso certo para criar uma verdadeira armadura do cavaleiro moderno. Escolha errado, e vai parecer aqueles escudeiros desajeitados.

“Uma camisa branca clássica e refrescante nunca falha, e bate bem com todas as cores e tons de terno”, comenta Alan Cook, principal designer na Marks & Spencer, uma conceituada rede de vestuário masculino. “Dito isso, lilás e roxo são apenas dois bons exemplos de tons que funcionam bem com ternos navais ou cinzas, enquanto um cinza mais suave ou mirta caem bem com os ternos pretos ou cor de carvão.

Para dar aquele toque de originalidade, mesmo com tons tão formais, você pode experimentar um tom mais escuro de verde em seu terno, ou ainda naquele terno borgonha mais chique. Cook sugere uma combinação bem interessante. “Uma camisa de cor centáurea azul com micropontos fica incrível em um terno índigo mais largo.”

Combinando camisas e gravatas

Terno azul marinho
Gravatas são essenciais no Terno Masculino

Camisetas, blusas de golas rolê, ou mesmo camisas sociais sem gravata, funcionam bem por baixo de um blazer. Hoje em dia, com a moda masculina tão inflada de estilos, é tentador considerar as gravatas como uma peça em extinção.

Ledo engano: camisa e gravata são uma dupla clássica e de certa forma conservadora na etiqueta formal. E essa combinação é clássica por uma razão bem simples. Faça a combinação certinho, e o resultado será ainda melhor do que imagina. Conhecer e dominar essa combinação te fará mais confiável e apresentável, o que é ótimo para escritórios, por exemplo.

“A busca pela gravata perfeita pode ser bem desafiadora”, admite Allyson Lewis, CEO da The Tie Bar. “Existem tantas cores, tecidos, padrões e texturas, mas não precisa ser desse jeito. Uma vez que entenda todas as regras de etiqueta de vestimenta, sua gravata vai complementar o padrão dominante no terno, ou então optar por um contraste único.

Lewis também comenta para evitar combinações que lembrem as datas festivas. “Vermelho e verde, preto e laranja, vermelho, branco e azul e por aí vai. Mesmo que sejam combinações viáveis, deve-se ter um equilíbrio delicado para não passar de polido para cafona.”

Lenço de bolso, Camisa e Gravata

Terno bonina
Não esqueça do lenço de bolso para o Terno Masculino

De Pitti Peacocks aos corporativistas, o lenço de bolso se tornou um componente essencial de um traje. Um detalhe mínimo, é verdade, mas indispensável ao montar um terno perfeito. “Uma boa combinação entre a gravata, o bolso e a camisa é estruturado em sua cor”, afirma Danny O’Neil, gerente de vendas da Moss Bros.

“Não precisa ser necessariamente o mesmo tom ou textura, o mais importante é que elas trabalhem juntas”. A opção mais segura é parear um lenço branco com uma camisa branca, enquanto a cor secundária do lenço combina com a gravata. Ou seguir de forma mais formal com uma mudança sutil de tons entre a camisa, a gravata e o lenço.

Para completar, combine bem o terno com sapatos e meia

Terno cinza
Os sapatos e meias funcionam bem no Terno Masculino

Os sapatos geralmente só são lembrados quando todo o restante do terno está combinando bem, e os calçados destoam. Em primeiro lugar, não é preciso ser extravagante na escolha do modelo. Porém, é bom ter mais de uma opção em seu guarda-roupa para os vários trajes que possuir.

Para combinar, virtualmente, com qualquer terno em seu acervo, tenha sempre um sapato preto. Também tenha um sapato de tom mais amarronzado, próximo ao chocolate, para estilo mais ligado a marinha e outros estilos.

Quanto ao tipo de sapato, opte pelo simples. Phil Tarling, estilista conhecido por ter caras famosos em sua lista de clientes, como o ator Tom Hardy, sugere justamente opções que sejam versáteis.

“É muito mais fácil fazer uma combinação entre o traje e acessórios do que sapatos. Logo, sem exageros.” Já quanto às meias, a melhor dica é combinar a cor delas com a das calças. Isso cria um complemento perfeito.

Extra: não se esqueça dos acessórios de couro

Terno com acessórios de couro
Os acessórios de couro são parte importante do Terno Masculino

Os acessórios são a cereja do bolo no terno masculino. Elas conferem uma personalização própria ao visual, ao mesmo tempo em que mostra boa parte da maneira com que os homens se expressam. Você pode ser um cara bem estiloso só combinando um bom relógio e carteira de couro ao seu traje, sabia?

A dica de ouro é sempre combinar couro com couro. Segundo Mariya Dykalo, diretora criativa da Aspinal de Londres, “se seus sapatos de couro são marrons, o cinto também deve ser. A cor escolhida para seus acessórios de couro diz muito sobre sua personalidade.

“Opte por padrões escuros ou mesmo tudo preto se quiser um ar mais corporativo ao visual. Ou tons mais claros para os trajes de fim de semana. Independente da combinação, pense que elas devem ser de cores complementares ao terno, ou para variar os padrões mais neutros.”

Gostou das dicas, rapaz? Então confira nossos outros materiais para você que deseja aquele “pimp” no visual. Um homem bem vestido é uma coisa, mas um  cara que sabe como fazer as combinações certas com o terno é de uma classe e uma sutileza única. Quem sabe ele não pode ser você? Até a próxima!