Posted in:

Como se vestir para entrevista de emprego? 8 dicas para homem

Estávamos lendo os e-mails dessa semana e eu disse para o Diego: “Cara, é hora de escrever algo sobre como se vestir para entrevista de emprego” (hoje foi o vigésimo e-mail recebido com um pedido sobre este tema). “Deixa comigo! Me sinto privilegiado podendo contribuir com a carreira e com a vida desses homens que lêem o Portal Moda para Macho!”. As leitoras mulheres vão aproveitar algumas dicas, mas este texto foi escrito para o homem. Ok?

Para escrever este texto, uso da minha experiência como empresário. Durante anos gerenciei vários processos de contratações de homens e mulheres de vários níveis e para vários cargos. Sei exatamente o que procuro durante uma entrevista.

Dentre os aspectos extracurriculares e não verbais, está um muito importante: a maneira com que o homem se veste. Vou começar pelo item mais simples que é a roupa que o homem deve vestir para entrevista de emprego, porém é necessário lembrar que a aparência do homem é composta por outros elementos além da sua roupa. Vou dar outras dicas valiosas para potêncializar suas chances de conseguir esse emprego como: postura, networking e o que você deve fazer antes e depois da entrevista.

Então vamos lá! “Sr. Fulano, é sua vez. Pode entrar…”

1: Que roupa usar e como se vestir para entrevista de emprego

Para escolher a roupa ideal para sua entrevista de emprego é muito importante que você olhe as características descritas na divulgação da vaga. Um item essencial a ser observado neste momento é justamente o nível do profissional que a empresa está buscando. Na maioria das vezes este nível é qualificado entre três grandes grupos definidos como: Júnior, Pleno, Sênior. Não vou descrever cada um deles pois a própria nomenclatura deixa óbvio que cada um tem haver com a experiência profissional exigida.

Mas o que isso tem haver com a roupa que você deve usar para a entrevista? Ao compor sua roupa para entrevista de trabalho, tome cuidado para não demonstrar ser um profissional diferente da expectativa do seu entrevistador. Por exemplo: Se você está indo para uma entrevista de nível Júnior, evite elementos que transformem sua aparência para um nível diferente. Lembre-se que seu entrevistador está buscando justamente uma pessoa de nível junior se você aparenta ser um profissional além desse nível pode não ser enquadrado dentro das expectativas. Muitas entrevistas não são bem sucedidos justamente porque os candidatos não atendem as expectativas, excedendo ou ficando aquém do esperado. Sua roupa pode causar boas ou más impressões.

Abaixo alguns exemplos de homens bem “estereotipados” para entrevista de cargos de diretoria, entrevista para estagiários, entrevistas para profissionais de nível estratégico, tático e operacional. Vou usar imagens bem marcantes apenas para vocês terem uma idéia nítida da diferença entre as expectativas em níveis de vagas.

Mas atenção, você não pode usar somente esta dica isoladamente. Continue lendo e você entenderá por que!

Entrevista Estágio ou Emprego Nível Júnior

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho, Nível Júnior
Como se vestir para entrevista estágio ou emprego nível júnior: Repare nas camisetas com cores lisas, tênis bem cuidados.

Entrevista Emprego Nível Pleno

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho, Nível Pleno
Como se vestir para entrevista emprego nível pleno: Repare na cor mais clara dos ternos e algumas vezes até mesmo sem o paletó. Gravata opcional.

Entrevista Emprego Nível Sênior

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho, Nível Sênior
Como se vestir para entrevista emprego nível sênior: Ternos escuros, gravata quase sempre presente. Sempre usar sapatos.

2: Cuidado com esteriótipos! Não vista igual à todo o mundo! Ok?

Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação. Por isso, eu insisto! Não use a dica número 1 ao pé da letra. Esta segunda dica vai te ajudar a sair da mesmice. Inspire-se para se dar bem na entrevista.

Vou te dar exemplos mais interessantes para refletir, ok?

Saia um pouco do padrão para se dar bem

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho
Saca só! Existem muitas formas de combinações que fazem uma apaência jovial combinar com elementos formais como paletó e camisa social. Saia um pouco do padrão para se dar bem.

 

Outros estilos interessantes:

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho
Diferentes cores de calças podem fazer sua aparência transparecer profissionalismo. Dica extra: Combine cores sóbrias.

Como disse, a sua aparência é composta por outros elementos além da sua roupa. Veja o que mais você deve ter atenção para se dar bem na entrevista.

 

3: Conheça a empresa aonde fará entrevista

Outro ponto essencial para uma entrevista bem sucedida é conhecer a empresa ao qual você está se candidatando. Muitas pessoas estão tão desesperadas por um emprego que se candidatam aleatoriamente à qualquer vaga que aparece.

A maioria dessas pessoas esquece que para ser contratado você deve demonstrar principalmente que consegue agregar para o crescimento dessa empresa.

Para que você consiga fazer isso é muito importante que saiba aonde essa empresa quer chegar. Uma das maneiras de fazer isso é conhecer a trajetória da empresa, conhecer a história dos fundadores e até mesmo alguns casos de sucesso.

É muito fácil conhecer um pouco mais sobre a empresa a qual você fará uma entrevista, basta fazer uma busca rápida busca na internet.

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho

4: Conheça o seu entrevistador antes da entrevista

É muito importante também que você conheça um pouco mais sobre ou entrevistador. Nesse ponto também você consegue encontrar informações valiosas com ajuda do nosso amigo google. Seja esperto e procure no google pelo nome ou e-mail do seu entrevistador.

Outra maneira de obter informações é ter uma conta no Linked-in. A maioria dos profissionais tem uma conta nessa rede social específica e com foco em carreira e negócios. Com mais alguns cliques você consegue dados sobre o perfil do seu entrevistador, informações tais que podem te ajudar a encontrar até algum ponto de conexão com ele.

Entre as coisas que você pode descobrir, está a amizade desses entrevistador com algum conhecido seu. Isso faz com que você saia na frente de outros candidatos uma vez que eu networking é algo muito importante na hora de escolher um candidato.

Eu costumo dizer que a internet facilita muito a vida dos entrevistados porque além de conhecer a empresa eu entrevistador, hoje é possível também conhecer os seus colegas de trabalho.

Não estou dizendo que você saberá quem são exatamente as pessoas que estão ao seu lado, mas com uma simples busca sobre seu cargo na internet você conhecerá exemplos de outras empresas de outras pessoas que executam a mesma função exigidas nas sua proposta de trabalho. Fazendo isso você pode muito bem obter referências importantes sobre como essas pessoas se vestem e isso poder te ajudar a se vestir melhor.

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho
Conhecer o entrevistador faz toda a diferença. Imagina se você está de terno para conversar com esse cara.

Tá vendo quantos itens além da sua roupa!? Tem mais!

 

5: Higiêne pessoal para entrevista de emprego

Preste atenção no seu cabelo e barba! Estes são elementos importantes da sua higiene pessoal — e podem dizer muita coisa à seu favor, ou contra.

Perceba ainda que, quando você estiver sentado, boa parte da sua roupa estará coberta pela mesa entre você e o entrevistador. A parte do seu corpo que mais aparece agora é justamente seu rosto e as suas mãos. Então tudo que estiver ligado ao visual desses dois membros é importante estar em dia. Cabelo bem cortado, barba bem feita, unhas cortadas e etc.

A sua higiene transmitirá um senso de cuidado com você mesmo e pode demonstrar ao entrevistador a seguinte mensagem: “Se esse cara se cuida, provavelmente terá cuidado com a empresa onde trabalha e projeto que participa.”

 

6: Leve seu currículo impresso para a entrevista de emprego

Tenha em mãos o seu currículo, portfólio e até mesmo cartas de recomendação. Isso é muito importante pois as vezes entrevistador não teve tempo de imprimir seu currículo.

Com esse material em mãos, você pode indicar os melhores tópicos da sua trajetória. Além disso, esse elemento anexo pode ajudar a movimentar a reunião, movimentar os assuntos, possibilitando que você explore tópicos que as vezes os seu entrevistador não levaria em consideração. Você pode chamar atenção para algum item da sua experiência e até mesmo, em alguns momentos, direcionar o papo para onde você tem maior chance de sucesso.

Você pode também levar um cartão de visita com seus contatos pessoais. Muitas vezes no seu currículo é algo grande extenso que não dá pra ficar na mão toda hora, mas um cartão de visita pode cumprir muito bem o papel ter os seus contatos na hora oportuna.

 

7: Atenção para os sapatos

Muita atenção ao seu sapato. Este item diz muito sobre sua personalidade. Os sapatos estão associados às raízes da sua personalidade. Inconscientemente você provoca mensagens subliminares. Veja que provavelmente na sala de espera você pode usar o gesto de cruzar as pernas sem sentir vergonha de um sapato desgastado.

O Diego já falou sobre como os sapatos podem falar sobre sua personalidade. Então um sapato bem cuidado pode contribuir para seu sucesso.

Como se vestir para entrevista emprego, Homem, Moda, Macho
Muita atenção ao escolher o que vai usar nos pés. O que você veste diz muito sobre sua personalidade.

 

8: O que fazer ao final da entrevista? E depois da entrevista?

Lembre-se sempre ao final entrevista, o entrevistador agora te conhecer um pouco melhor e por isso mesmo a sua rede de contatos acaba de ganhar +1 pessoa.

Independente do resultado desta entrevista você pode ser lembrado e citado para vários momentos de outras vagas. Isso pode te ajudar no momento futuro.

Muitas vezes você não se encaixou no momento que a empresa está vivendo, mas este entrevistador pode te ajudar em outros momentos até mesmo em outras empresas.

Falando nisso, estamos procurando colunistas. Quer trabalhar conosco?

  1. Assine o Clube do Macho
  2. Envie seu currículo!
  • weslley

    Muito boa a dica… estarei aplicando como as outras que tenho lido..parabéns

    • http://www.modaparamacho.com.br Saulo Medeiros

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário, meu amigo Wesley! Fiquei ligado nas novidades! Grande abraço. S.

  • Robson Lima

    Meu prezado Saulo, que show este artigo “COMO SE VESTIR PARA ENTREVISTA DE EMPREGO – 8 DICAS PARA HOMEM”. Você superou minhas expectativas. Havia lhe pedido uma dica de como me vestir para uma entrevista e você deu uma aula de todo o processo, de como se vestir, como se comportar e como se agir na busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Parabéns!

  • Gustavo Ramalho

    As dicas são ótimas Saulo, obrigado por mais essa ajuda.

  • samuel

    cabelo meio grande atrapalha?

    • http://www.modaparamacho.com.br Saulo Medeiros

      Amigo Samuel (@disqus_q4nZQicuL2:disqus), o cabelo é a moldura do seu rosto, portanto, é recomendável que esteja bem cuidado. Curto ou grande depende do quão formal é o ambiente onde você deseja trabalhar. Se for em um escritório mais formal, prefira um cabelo mais clássico. Se você quiser se preocupar menos com o corte, CAPRICHE nas roupas. Aí você gera o equilíbrio para usar o cabelo que quiser. Sacou? Espero ter ajudado.

    • Camila Teixeira

      Depende da área, Samuel. E também do seu estilo 😉
      Quer me contar mais sobre seu caso?
      Se preferir por email é camila@fitconsultoriadeimagem.com.br

      abraço

  • Everton Germano

    Tenho uma entrevista marcada e tenho barba e bigode,mais deixo aparadas é bem feitas,e em questão de alargador,tenho um de 3.5mm na orelha,tiro ou deixo.
    A vaga é nível Um nível depois do Junior.

  • Alemão Dias

    Shoow, otimas dicas!!

  • http://www.frutodorio.com.br/ Marcos Vinicius Mello

    Muito bom! Ajudou bastante.

  • Elon Fonseca

    olá, gostaria de saber que roupa devo usar para entrevista no cargo de assistente administrativo ? gostaria de algumas dicas quanto a formalidade da roupa ou se isso depende da empresa. desde já agradeço