Posted in:

Como usar Bermudas Masculinas: 10 dicas infalíveis para não errar

Fala Rapaziada! Seguindo com nossa enciclopédia da bermuda, hoje falaremos a respeito de montagem de looks com bermuda para cada uma destas ocasiões: trabalho (sim! é possível), festas/baladas e saída com a gata.

Bermudas é um tipo de roupa masculina que 100% dos homens brasileiros devem ter no guarda-roupas. Mas minha pergunta é:

Será que os homens estão usando suas bermudas do jeito correto?

Vamos conversar mais sobre isto. Vem comigo!

Como usar Bermuda Masculina no trabalho

Acreditamos que é possível introduzir a bermuda no ambiente de trabalho, sendo inclusive possível construir uma imagem profissional bacana, mesmo vestindo bermuda! Existe até um movimento chamado: #BermudaSim, que batalha pelo uso de bermudas de maneira mais rotineira e cotidiana. Afinal se as mulheres podem usar saias e bermudas, nós também podemos nos enveredar por caminhos de vestimentas mais condizentes com o nosso clima quente e tropical.

É importante que tenhamos alguns cuidados ao optarmos pelo uso da bermuda, como por exemplo, mantê-las sempre limpas e passadas, deve-se também evitar peças com sinais de desleixo (como rasgos de uso e velhice e não os propositais de acabamento do jeans).

Sua profissão é que definirá a flexibilidade para utilização da bermuda no ambiente profissional, se você trabalha com áreas que lidam mais com criatividade como Design, Publicidade, Fotografia, você poderá ousar mais nas cores, nas estampas e efeitos de lavanderia de jeans como rasgos e puídos. Para profissionais de áreas mais técnicas e formais como Administração, Engenharias em geral e Advocacia, a tarefa é mais complexa, pois alguns ambientes exigem a formalidade por natureza, como tribunais, fóruns e etc… Devido a natureza mais rígida destas profissões, a inserção de bermudas no cotidiano pode demorar um pouco mais. Mas quando se fizer possível a utilização das bermudas no ambiente corporativo, procure por opções mais sóbrias, cores mais neutras, modelagem mais secas e peças com menos detalhes.

Em um ambiente mais descontraído

bermuda-masculina-como-usar-01Com camiseta, com peça estampada, peça  mais atrevida com polo, peça mais atrevida com camisa.

Em um ambiente mais sério

bermuda-masculina-como-usar-02Bermuda chino com polo, chino com camisa, chino com blazer

Como usar Bermuda Masculina em Festas e Baladas

Dê preferência para a utilização de bermudas para festas diurnas, a não ser que seja uma festa tropical, havaiana, ou praiana. O uso de bermudas durante o dia se faz bastante eficiente, principalmente para conciliar o conforto de uma roupa masculina mais leve em um ambiente onde a temperatura está elevada. 

Como usar Bermuda Masculina em Shows e festivais de Música

Essa é a melhor hora para se jogar na bermuda, normalmente são eventos mais extensos, e o conforto passa a ter extrema importância; camiseta e tênis completam o visual, podendo-se abusar das cores e estampas. São lugares mais livres, portanto ousar nas peças da vestimenta e combinações é super permitido. É um momento de descontração, bastante oportuno para refletir sua personalidade através do seu vestuário. 

bermuda-masculina-como-usar-03Shows e festivais de música pedem bermudas confortáveis.

Como usar Bermuda Masculina em Churrascos ou boteco com a galera

bermuda-masculina-como-usar-04

Estar entre amigos é um dos momentos de maior descontração da raça masculina. Não use a primeira coisa que encontrar no armário, afinal estar mais bem cuidado é bastante eficiente para passar uma boa impressão, mesmo entre velhos amigos…é sinal de evolução, causar impressões positivas é sempre bacana, em qualquer fase da vida, em qualquer roda de amigos.

Bermudas chino de sarja e five pockets no jeans são uma excelente pedida, A chino mais seca com pouco detalhes combina bem com camisas e polos, se você tiver um estilo mais reservado, sendo que uma das peças com cor neutra e a outra mais colorida, nos pés opte por um mocassim driver ou um tênis casual (com meia invisíveis ou sem).

bermuda-masculina-como-usar-05

O Jeans mais detonado lhe confere um visual mais moderno e pode ser combinado com camisetas, polos e camisas. Nestas peças ele permite que seja usado quase todas as cores, evite somente os excessos do tipo: bermuda destruída e parte de cima com muitos detalhes (recortes, bordados, mistura de muitas cores) se em cima está muito trabalhado, pegue leve na parte de baixo e vice e versa. Nós pés Tênis: sneakers ou casual, o Mocassim Driver ou um chinelo de couro, que cai muito bem com bermudas, fechando o visual com muito estilo.

bermuda-masculina-como-usar-06

Como usar Bermuda Masculina para sair com a com a Gata

Agora é a hora da verdade! Todo cuidado é pouco, atenção nos detalhes, pois ela vai reparar tudo! É a hora de imprimir toda a sua personalidade, pois passar a mensagem errada sobre você pode lhe dar dores de cabeça no futuro. Se você for mais formal, não adianta se fantasiar de super cool pra impressioná-la, por que uma hora ela vai sacar que você não e daquele jeito e a vaca vai pro brejo, sendo assim, seja você mesmo! O que vestirá depende muito de onde vão.

Se forem para a praia

Faça escolha por tecidos mais leves, bermuda boxer de algodão ou uma chino de linho caem muito bem, principalmente com uma camisa manga curta de algodão bem leve ou camiseta gola ‘V’, dê preferências por cores mais claras, cores escuras esquentam muito no sol.

bermuda-masculina-como-usar-07George Clooney, nosso embaixador, representando no visual azul.

No cinema ou restaurante

Opte por um visual mais arrumado, bermuda Five pockets de sarja colorida ou jeans, chino de tricoline xadrez ou listrada. Optando pelas lisas (sem estampas, listras ou xadrez), uma camisa manga longa xadrez com as mangas dobradas (uma boa forma de escolher a cor da bermuda e seguindo uma das cores do xadrez da camisa) ou uma polo listrada são uma boa escolha. Se optar pelas bermudas listradas ou xadrez use partes de cima lisas ou com pequenos detalhes. Camisas de tricoline manga longa (dobrada) e polos são sempre boas escolhas. Para os pés escolha um tênis casual ou um mocassim. Se quiser subir de nível, opte por um sapato Oxford de bico mais comprido (sempre se lembrem de usar meias pequenas ou não usá-las), esta combinação dará um toque de estilo muito bacana ao visual. Homens bem vestidos, independente do estilo, sempre impressionam a gata!

bermuda-masculina-como-usar-08

Como usar Bermuda Masculina — Observações finais

  1. Exorcise qualquer coisa ou pensamento que remeta ao ‘Sapatênis’!
  2. Acessórios sempre vão bem, relógios, pulseiras e colares ( falarei mais disso futuramente)
  3. Estas orientações são para quem esta aprendendo a se vestir, opções mais atrevidas são possíveis, mas deixe isso para quando for Jedi, jovem aprendiz!
  4. Não se esqueça do Underwear, não adianta estar com um look foda, mas de cueca frouxa e furada!

Abraços e até  a próxima semana!

  • Samuel Pretti

    Paulo, uma dúvida: bermuda jeans sempre pede o uso de um cinto para ficar mais elegante ou varia conforme o look? Adorei o post!

    • Paulo Emilio Mouchrek

      Bom dia Samuel! A questão do cinto é bem pessoal, tem gente que gosta e tem gente que não! Quanto a elegância pode influenciar sim! Se estiver usando Camisa ou Polo da uma sofisticada no visual, se for com camiseta e mais despojado, não há necessidade, mas dá um upgrade no conjunto!

  • Lucas Araújo

    Boa tarde Paulo,
    Qual melhor tipo de sapato que combina para ir com uma bermuda para um barzinho mais casual.
    Alguma marca de preferência?
    Muito obrigado, conheci agora o site e gostei bastante do post parabéns!!!

    • Paulo Emilio Mouchrek

      Bom dia Lucas! Isso vai depender muito do seu estilo, caso você tenha um estilo mais casual um mocassim tipo Driver cai muito bem, se for mais moderno um Oxford ou Brogue se encaixam muito bem, sempre utiliza-los sem meia ou com meia invisível.
      Várias marcas masculinas hoje investem em linhas de calçados fazendo um produto bem interessante e diversificado, não tenho nenhuma preferencia de marca.

  • Thiago

    Muito boa a reportagem! Vai ajudar a mim e outros! Mas uma duvida…vc falou nd de sapatênis com bermuda… nem sendo esse tipo?? http://static.dafity.com.br/p/Democrata-Sapat%C3%AAnis-Democrata-Denim-Off-White-1216-3031131-1-product.jpg

    • Paulo Emilio Mouchrek

      Bom dia Thiago! Como já comentei anteriormente, o Sapatenis está banido desta coluna! rs.
      É muito feio e sem estilo, por isso não houve comentário a respeito dele.

      • Thiago

        Entendi! Obrigado pela resposta! Abs!

  • Marcos Henrique

    Eu amo bermudas e uso muito elas para ir à igreja, muitas pessoas olham estranho e outras me questionam kkk mas outras ja estão acostumadas com o meu estilo, eu apoio muito o movimento #BermudaSim justamente pelo oque vc citou, muitas mulheres vão para a minha igreja de saia ou algo nessa categoria e porque os homens brasileiros não podem usar uma bermuda em ambientes formais… minha coleção de bermudas é muito grande e eu praticamente ja as usei em vários lugares, e eu uso muito a combinação de camiseta estampada com bermuda lisa e sandália, minha duvida seria se eu poderia usar dessa combinação para ir a um ambiente formal. Ja lhe afirmo que eu não sou fã de calsado casual. kkk em breve estarei o marcando em um look meu no instagram.

    • Paulo Emilio Mouchrek

      Boa tarde Marcos!
      A respeito da bermuda na Igreja é mais por questão de respeito e convenção social mesmo, você citou que as mulheres podem ir de saia, ok, ai entramos em outra questão, a saia já esta socialmente aceita em ambientes mais formais, a bermuda está ainda na batalha por seu lugar ao sol, por que sempre foi associada ao lazer e descontração, mas iremos mudar este panorama, só temos que ter um pouco de paciência!rs

      A questão no look camiseta estampada, chinelo e bermuda para ambientes mais formais tropeça em praticamente tudo baseado nas convenções de dresscode atuais. Você descreveu um visual extremamente descontraído, um ambiente formal pode levar varias coisas em consideração como, respeito, credibilidade, seriedade e que de acordo com o que é socialmente aceito hoje requer vestimentas mais formais.
      Um exemplo profissional: Um parente seu precisa de uma cirurgia cardiovascular de alto risco, você acompanha até a entrada do bloco cirúrgico onde o médico aguarda, e ele esta de bermuda, chinelo e camiseta, por instinto você vai levar numa boa? vai conseguir empregar toda a credibilidade que ele mereça? Pense nisso!

      É um exemplo um tanto radical e não quer dizer que concorde com ele, mas é só para você entender que roupa tem haver com a forma que você quer que as pessoas te enxerguem no mundo, para cada ocasião a uma forma adequada de se vestir.
      Acredito sim que devemos ser livres para vestirmos o que quisermos, mas vivemos em sociedade e existem varias normas de conduta, alguma certas, outras erradas e varias bem antiquadas, temos o poder de mudar as coisas mas precisamos ser flexíveis, pacientes e perseverantes.
      Abraços!

  • Wesley

    Paulo que calçado devo usar…?

  • Alexandre

    Tenho uma dúvida: Os tênis casuais da lacoste se encaixariam para o uso com bermuda pelo que entendi; O da lacoste serve para usar com calça, então pelo custo-benefício seria melhor investir no casual em vez de um driver? Levo em conta o custo, pois uso pouca bermuda, visto que no RS tem 3 meses ou menos de calor.