Posted in:

Estilo lumbersexual: tudo sobre a tendência do estilo lenhador

Fala machos de plantão! Hoje vamos falar, e te ensinar tudo que você precisa saber, sobre essa nova tendência, com origens hipsters, que chegou com força e brutalidade total, para mudar completamente as referências de estilo masculino: o estilo lumbersexual ou estilo lenhador.

Com certeza você já ouviu falar dos metrosexuais, que têm aquele estilo mais arrumadinho, não usam barba, as roupas são slim e fit, etc. Se você não está por dentro, é só imaginar o David Beckham, ele foi um dos precursores desse estilo, no início da década passada.

Pois então, o estilo lumbersexual é completamente o oposto.

As características da tendência lumbersexual são barbas volumosas, botas, camisas flanelas xadrez, gorros, coques masculinos

Tipo estilo lenhador mesmo, saca?

O conceito vem do próprio nome, com uma grande influência hipster. Lumberjack em inglês significa lenhador, mas não se engane e vá achando que esse é um estilo desleixado.

Apesar de remeter aos lenhadores, e ser visualmente bruto e despojado, o lumbersexual tem uma pegada hipster, e é um estilo para você que vive na cidade, passa o dia em um escritório, e vai de noite à academia cuidar do corpo. Tendo o seu foco na robustez, masculinidade, e conforto.

Barbas No Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster
Barbas, barbas, e mais barbas

Por que o estilo lumbersexual está tão famoso?

Agregando as principais tendências entre os jovens, com destaque para os hipsters, e ainda eliminando o que incomodava no estilo metrosexual, o estilo lumbersexual teve a fórmula certa para o sucesso.

Pegando referências do universo hipster do indie rock, oferecendo o conforto que faltava em roupas slim, mas ainda transmitindo a aparência de um homem bem cuidado, não tinha como o estilo lumbersexual não se tornar famoso na internet (com destaque para tumblrs lumbersexuals) e no gosto das mulheres também! Mulheres gostam de homens de barba!

Quer comprovar? Faça o teste então, vista-se de acordo com o estilo e vá para uma boate, ou marque um encontro com aquela amiga do seu amigo, depois pode vir aqui nos comentários me agradecer 😉

Estou falando isso por expericência pessoal. Recebi muitos elogios por causa dessa foto no Instagram do Moda para Macho — que eu estou pagando de lumber sexual!

 

 

Saulo Medeiros Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

Coque Masculino No Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

De onde vem o estilo lumbersexual?

Você provavelmente já percebeu que tudo nessa vida tem um motivo, e claro, com a moda não seria diferente. As tendências, que têm ficado cada vez mais disseminadas com o passar dos anos, não são escolhidas aleatoriamente.

Os grandes estilistas e desingners de moda, sentiram a necessidade de contrapor o conceito de vida cosmopolita, em função do dia no escritório. Para isso eles se inspiraram em quando as profissões ao ar livre ainda eram expressivas, e adotaram a resistência dos materiais, o conforto, o estilo de roupas, usadas nessas profissões como referência.

Esse processo de criação foi chamado de workwear, sendo que o estilo lumbersexual, inspirado no trabalho dos lenhadores, teve o objetivo de trazer de volta a masculinidade selvagem para dentro da vida urbana.

Workwear No Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster
Workwear: um conceito que está presente no nosso dia a dia, sem sabermos

O homem, o trabalho e a moda

É curioso como nós não percebemos como está tudo conectado até pararmos pra pensar no assunto. Quando começamos no primeiro trabalho ou estágio, a maioria nem percebe a grande mudança que acontece no nosso comportamento.

É natural querer passar uma boa impressão para o chefe, querer se encaixar no ambiente do escritório ou onde for. Muitas vezes mudamos nossas rotinas, nossos hábitos, e também nosso jeito de se vestir. Vamos admitir, ninguém iria trabalhar usando aquele bermudão e chinelo que você usaria pra ir na faculdade.

Muitas vezes nosso estilo pessoal acaba se misturando com o estilo exigido pelo trabalho. Por exemplo, se você precisa usar camisas sociais todo dia, com certeza você vai se sentir mais seguro pra caprichar no visual de sábado à noite, usando uma camisa social.

E são com esses hábitos do dia a dia que a moda, de uma forma geral, é moldada. Assim como o lenhador de séculos atrás não sabia que um dia existiria o estilo lumber sexual, podemos estar lançando a próxima tendência sem nem mesmo saber!

Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

Veja os famosos que já aderiram à tendência lumbersexual

Nomes como Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Caio Castro, Ryan Gosling, Gerard Butler, Jake Gyllenhaal, Liam Hemsworth, já são considerados como referência no estilo lumbersexual. Se liga no visual deles:

Caua Reynmond Caio Castro Bruno Gagliasso Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster
Os famosos já estão usando e abusando do estilo lumbersexual

Como se vestir no estilo lumbersexual

Barba lumber sexual

O passo fundamental para despertar o lenhador dentro de você é deixar a barba crescer.

Não precisa deixar ela gigante e nem mal cuidada. Se sua barba não for cheia, vá aparando as partes maiores enquanto as menores crescem, até chegar numa altura igual em todo rosto.

Não existe coisa pior que deixar a barba crescer e ficar com aquela aparência de adolescente que não faz a barba há 3 meses, tome cuidado.

Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

Cabelo lumber sexual

Se você tem cabelo grande, invista no coque masculino. Se não tem a paciência de deixar o cabelo crescer, gorros serão os novos bonés de aba reta. Ou então pode investir num corte undercut ou razor part, pra dar um contraste bem legal com a barba grande.

Outra opção de cabelo lumbersexual, caso seu cabelo não combine com nenhum dos cortes acima, e gorros não forem sua praia, é a selagem capilar, essa técnica já ficou bem popular entre os homens e você pode tentar sem medo.

Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

Camisa lumbersexual

Não adianta só pegar a primeira camisa xadrez de vermelho com preto que ver pela frente e usa-lá em todas ocasiões. As camisas xadrez são parte essencial do estilo lumbersexual, mas você deve variar as padronagens e as cores, sendo também possível montar looks sem ela.

Vale lembrar que apesar do xadrez ser o principal do estilo lamber sexual, camisas étinicas, hipsters, ou que remetam à masculinidade também estão valendo.

 

Camisa Bear Do Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

Calças lumbersexual e bermudas lumbersexual

Seguindo a lógica, por causa dos detalhes que a camisa já tem, o ideal é combinar com calças que não sejam tão chamativas. Nessa hora pode investir em vários modelos de jeans. Uma skinny preta também fica ótima!
Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

Botas lumbersexual

Botas são parte fundamental no visual lamber sexual. Em certas ocasiões se destacam mais que as camisas e acabam sendo as principais responsáveis para trazer masculinidade ao look.

Portanto, use botas em todas as ocasiões possíveis. Aproveite que muitas delas voltaram à moda e você tem várias opções pra escolher: clássicas, militares, desert boots, coturnos…

Foque em cores terrosas. Na maioria das vezes a camisa xadrez já vai ter detalhes e cores vivas suficientes. Para manter a sobriedade que o estilo lumbersexual pede, abuse dos marrons claros e escuros, beges, azul escuro, cinzas, pretos, brancos…

Botas No Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster  Estilo Lumbersexual Estilo Lenhador Tendencia Lumbersexual Hipster

Todos podem incorporar o estilo lumbersexual

Listamos acima as características dessa nova tendência de estilo lumbersexual, mas agora cabe a você escolher o que cabe no seu próprio estilo e o que não cabe.

O mais importante é a sua atitude. Independente do que vestir, você deve passar que tem a autoconfiança necessária para adotar um novo visual, e ao mesmo tempo a sensibilidade que as mulheres adoram.

Este texto é apenas um capítulo para ajudar você a se vestir melhor, no entanto, você já pode garantir a sua vantagem, se souber o que evitar. No livro 7 pecados do estilo masculino, reunimos os erros mais comuns entre os homens na hora de construir seu próprio estilo. Se você quer se destacar, eu sugiro que você leia.

Não deixe de contar pra gente nos comentários o que achou do estilo lumbersexual, se já aderiu ao estilo, ou se pretende usar daqui pra frente! Valeu!

  • Thiago Correia Salamim

    Puta que pariu!! adorei esse post!! estou adotando esse estilo e quero mais dicas!!

  • Maycon Dhoni

    Maravilhoso esse estilo – Me considero um futuro lumbersexual

  • Maycon Dhoni

    Maravilhoso esse estilo – Me considero um futuro lumbersexual

  • Diego Senaro

    Futuro lumbersexual aqui 😉
    Excelente matéria!

  • Diego Senaro

    Futuro lumbersexual aqui 😉
    Excelente matéria!