Posted in:

Estilo masculino para homens de 30 anos

Vivendo a considerada melhor fase da vida, veja como inovar bem o seu estilo!

Seus 20 e poucos anos geralmente são sobre auto descobertas, ou suando bastante para o que quer. Mas entre os homens de 30 anos, é possível criar rapidinho várias identidades separadas que um millenial indeciso. E melhor ainda, consciente de cada uma delas. E não, não estamos falando de múltiplas personalidades, mas sim de múltiplos estilos.

Homem-de-carreira-marido-pai-de-família. De alguma forma você precisa misturar bem todos eles em um guarda-roupa coerente enquanto, ao mesmo, você busca uma maneira de atrasar aquele relógio que afeta sua juventude e o aproxima cada vez mais aos Rolling Stones, se manja do que falo.

Por um lado, apesar da pele um pouco mais enrugada, você tem mais dinheiro para gastar, e de certa forma um guarda-roupa respeitável pré-organizado. Por outro lado, existe a chance de ser um escravo das despesas básicas, da vida de casa com a companheira,os gastos com os pequenos, ou tudo isso junto.

À essa altura da vida, ou os caras desistem de serem estilosos, buscando aquele básico que tanto assustam os estilistas hoje em dia; ou seguem em suas jornadas teimosas para se vestirem feito adolescentes, que na boa, já não são há pelo menos 10 anos.

Mas os trinta e poucos não é o fim da linha para ser estiloso. Você pode, e muito bem, ser um cara bem refinado em suas roupas mesmo com todas essas responsabilidades de adulto na melhor fase da vida. É rapaz, ser um dos homens de 30 anos, no ápice da juventude, com uma boa grana e maturidade pode ser uma grande oportunidade. Então vamos aproveitá-la bem, sendo muito estiloso.

As regras estilísticas de ouro para homens de 30 anos

Roupas homens 30 anos
Saiba as regras de etiqueta entre os Homens de 30 anos

Finalize seus experimentos de Frankenstein

A moda muda, mas o seu estilo não precisa. Como a moda costuma estabelecer padrões de “xovens”, é mais comum esperar que um cara acima dos 30 anos saiba bem o que funciona ou não. Então a melhor opção é justamente seguir com seus próprios estilos, puxando uma referência aqui e ali para o seu visual.

Compre qualidade, não quantidade

Que homem estiloso nunca se deu o luxo de comprar tudo o que gostava quando aquele primeiro salário mais gordo chegou pela primeira vez? Depois de algumas aflições ao pagar o cartão de crédito, você formou aquele guarda-roupa bem versátil. Então o segredo é comprar poucas peças, mas que agregam muito mais o seu visual, e que durem mais tempo.

Não deixe de renovar o guarda-roupa de vez em quando

Contraditório com o que falamos acima? Sim e não. O melhor é realmente comprar pouco e bem, mas se você está com aquelas peças de dois, três, até sete anos, o melhor é realmente dar uma pequena “ducha de loja”, sem perder a identidade adquirida com o passar dos anos. Opte por opções variadas, que expandem as ideias do seu visual para outros níveis.

Formalize seus trajes formais

De todas suas preocupações com o visual durante os 20 e poucos anos, o traje formal é o menor deles. Seja pela raridade das ocasiões que o pedem, seja pela falta de interesse mesmo, você dificilmente presta atenção num terno, ou em roupas do tipo. Então, até pela oportunidade de descobrir novos trajes, pense com carinho em suas peças formais.

As Peças-Chave de Estilo para os 30 e Poucos Anos

O Blazer

Blazers masculinos
O terno é uma peça essencial entre os Homens de 30 anos

O blazer pode ser uma variação ou mesmo uma substituição completa das suas jaquetas. Os blazers são menos formais que os paletós de um terno, e mais maleáveis do que uma jaqueta, o que pode ser perfeito para estilos casuais e estilosos. Uma camisa social, ou uma camiseta, formam o combo perfeito.

O Sobretudo

Sobretudo masculino
O sobretudo deixa os Homens de 30 anos mais estilosos

É mais indicado para o inverno – além de combinar com o Neo do Matrix, usar um sobretudo no outono ou primavera vai ser apenas um desperdício de uma boa peça. Exceto por esse fator climático, sobretudos combinam bem tanto com ambientes formais como informais, e geram excelentes combinações.

Calças sociais

Calças sociais masculinas
Calças sociais são parte importante do visual dos Homens de 30 anos

Jeans são legais, mas com a maturidade não se tornam a única opção. E calma: usar calças sociais não entregam a idade, vovô Simpson. Calças sociais, com o tecido, cor e ocasião certas, fazem do seu visual mais interessante, e até bem atraente. Considere os modelos chineses, de alfaiataria, ou mesmo os de veludo, para combinar com o blazer e o sobretudo. Não, moletom não vale.

Sapatos, não tênis

Sapatos masculinhos
Claro que os sapatos não podem faltar entre os Homens de 30 anos

“Tá me achando com cara de velho?”, essa deve ser a frase que está passando pela sua cabeça agora, não é? Mas deixe o preconceito de lado, cara, senão vou realmente achar que está ficando velho demais.

Sapatos masculinos existem numa variedade interessante o bastante para você ir de um modelo de monge até os modelos mais próximos dos tênis. E lembre-se que os 30 são o melhor de dois mundos quanto a maturidade e estilo, então é bom aproveitar por agora.

Não esqueça do Relógio

Relógios masculinos
Relógios não podem ser deixados de lado entre os Homens de 30 anos

Acessórios fazem um homem estiloso. E para uma época da vida que tempo é ouro, nada mais natural do que ter um relógio como uma ótima forma de complementar bem o visual. Busque combiná-lo com o cinto, com outros acessórios ou ainda com os sapatos. Dá aquele senso de unidade que se espera de um homem bem entendido de moda.

Não deixe de se inspirar

Ryan Gosling estilo
Ryan Gosling pode ser um bom exemplo dos Homens de 30 anos

Sempre tem alguém muito famoso na sua faixa de idade para se inspirar, meu amigo. E é bom buscar algumas dessas referências, principalmente se esses homens de 30 anos em questão tem gostos parecidos com os seus. Com as peças que sugerimos acima, fica fácil de você buscar novas experiências com suas roupas, sem perder a personalidade.

Vejamos alguns exemplos rápidos.

  • David Gandy – Ator conhecido pelo filme zoolander, e que vai te dar boas ideias com o blazer.
  • Eddie Redmayne – Ator britânico conhecido pelo filme A Teoria de Tudo, e que manja bem das peças de alfaiataria.
  • Roger Federer – Lenda viva do tênis que vai te ensinar a usar um bom blazer com gola rolê.
  • Ryan Gosling – Um ator de vários filmes, vários gêneros, e que sabe misturar vários visuais.
  • John Legend – Músico que sempre está nos estilos e cores clássicas e neutras, e que sabe fazer isso de uma forma única. Veja se tem outro cara por aí que usa o azul tão bem quanto ele.

Gostou das dicas para os homens de 30 anos? Temos um bom caminho para você montar seu guarda-roupa aí. E não caia no marasmo do “tudo repetido” que anda circulando por aí, viu? O que não falta são opções para você ficar estiloso – e numa época que pede muito por isso. Até a próxima!