Posted in:

Homem inteligente de verdade: 6 Lições que aprendi com meu avô

Cara, você se considera um homem inteligente? Outro dia estava pensando nos benefícios de ser um homem inteligente e me deparei com tantos ensinamentos que recebi de uma pessoa especial: Meu avô.

Em outros textos já falamos sobre como se comportar com um homem de verdade, mas hoje quero contar para você como meu avô me ajudou a ser um homem inteligente. Sem dúvida ele é uma pessoa marcante na minha vida, que considero exemplar e um verdadeiro professor. Ao mesmo tempo que ajudo você a refletir sobre como ser um homem inteligente de verdade, faço esta homenagem à ele.

Modéstia à parte, me considero sim, um homem inteligente. Mas isso não é por acaso. Se para cada aprendizado da minha vida eu elegesse um professor, poderia citar muitos mestres diários. Tenho certeza que você também. A vida é uma verdadeira escola para aqueles que tem um olhar aguçado para os ensinamentos cotidianos.

Meu avô é um homem inteligente, me ensinou muitas coisas…

O senhor Walter de Assis (Waltinho, para os íntimos), hoje é um senhor de 89 anos! Mas quem olha sem saber a idade não dá 80. Esse jovem velhinho não poupou histórias para transmitir para mim o que aprendeu na vida. Um dia, quando eu tinha mais ou menos 13 anos ele virou para mim e disse: “Saulinho, não é por acaso que existem homens inteligentes”.  Foi quando tudo começou. A partir desse dia, sempre que estava ao seu lado ele contava histórias que traziam ensinamentos profundos sobre como ser um homem inteligente. Aqui estão alguns destes ensinamentos, entre exemplos e histórias marcantes…

1) Um homem inteligente deve saber aproveitar a vida

Meu avô já fez de tudo. De trabalho à diversão. Mas na diversão, o Waltinho não deu moleza. Sempre muito bem vestido, namorou muito no footing da época, jogou muita sinuca, bebeu e parou de beber, fumou e parou de fumar; fez muita coisa, mas tudo com muita responsabilidade. Ele sempre dizia: “Tudo tem sua hora certa” — eu entendi, hora certa para iniciar e parar. Acompanha comigo e veja quanta coisa interessante para quem quer aprender a ser um homem inteligente de verdade:

  • [Fidelidade] Sempre respeitou as mulheres com quem namorou, cuidando da sua reputação e das delas.
  • [Equilíbrio] Jogou muita sinuca a valer, mas nunca apostou a casa ou bens que fizessem falta.
  • [Integridade] Dançou muito, sendo ate diretor de clube de bailes, mas sempre respeitou e fez respeitar as regras da socila e das boas maneiras.
  • [Força-de-Vontade] Fumou até os 30 anos e depois disso nunca mais colocou um cigarro na boca.
  • [Auto-Controle] Bebeu até certa idade, mas nunca perdeu o juízo de si mesmo. Hoje não bebe mais.

2) Homem inteligente deve ter cuidado com as amizades:

“Papagaio que acompanha João de barro vira ajudante de pedreiro”. Preste atenção nas suas amizades. Quantas historias de amigos eu já ouvi do meu avô. Ao final das histórias, o ensinamento: “Saulinho, nem sempre podemos escolher quem está por perto, mas conseguimos escolher/saber quem são nossos amigos”.

  • Amigo é aquele que te leva pra farra, mas que além disso, te ajuda a saber a hora de ir para casa.
  • Amigo é aquele valente que compra a sua briga, mas que antes disso te mostra muitas razões para não brigar.
  • Amigo é aquele que além de tomar uma cerveja no happy hour com você, te ajuda a prosperar no trabalho e te apoia nas oportunidades de crescimento.

E assim foram-se horas de conversa sobre os verdadeiros e os falsos amigos.

3) Homem inteligente consegue ver alegria nas pequenas coisas:

Quando comecei a me entender por gente, tinha uma data do ano que eu via meu avô mais feliz. Ah! O natal. Não pelos presentes, mas pelas luzinhas de decoração. Outra coisa que deixa meu avô radiante é uma mesa cheia, mas não só de comida, mas sim de parentes reunidos. Outra coisa que meu avô fica muito admirado e contente, é ver alguém bem vestido. Mesmo com pouco dinheiro na época de juventude, meu avô sempre foi vaidoso e se vestia muito bem. Naquela época com alfaiataria ele pagava as roupas com esforço, mas também com amizade e favores. Naquela época nem tudo valia só pelo dinheiro.

Numa dessas eu perguntei à ele: “Vô, como o senhor está sempre de bom humor?” Ele me respondeu: “Saulinho, tudo tem um lado bom. Em cada situação da vida, você vai enxergar conforme o óculos que quiser usar. Se colocar o óculos do humor, tudo será engraçado. Da mesma forma quando usar o óculos da raiva ou do ódio. Por isso, tenha sempre no bolso os óculos que te fazem bem”. Comecei a usar óculos no dia seguinte! hehe. Óculos da prosperidade, da abundância, do lado bom da vida.

4) O homem inteligente deve cuidar da sua mulher e da sua família:

Este é um dos pontos que sempre me chamou muita atenção no Waltinho. Meu avô sempre cuidou da minha avó. São vários momentos que posso citar. Em todos eles, o Sr. Walter estava lá no suporte, um muro de arrimo emocional, uma mão dada no momento certo, uma decisão apropriada para os desafios.

Minha avó é uma mulher muito decidida em empreendedora, teve que enfrentar grandes dificuldades na vida, mas  sempre teve o seu lado um homem na qual pudesse se apoiar.

Ele sempre me dizia que almoçava em casa todos os dias para se reunir com a família e passar alguns momento mais com seus entes queridos. “Uma hora é feita de vários minutos… Por isso Saulinho, se você puder dedicar um minuto a mais para sua esposa e seus filhos, faça isso. Isso faz diferença para eles e para você”.

Hoje ao cuidar da minha família, tento agir com a mesma atenção carinho que identifiquei no meu avô. Entendi que nesses minutos à mais, ele ensinava algo, ouvia histórias engraçadas, corrigia uma desordem e transmitia carinho e calor da atenção. Assim os diálogos são mais presentes e formam uma família mais unida e feliz.

5) Um homem inteligente não gasta mais do que tem e zela pelo seu patrimônio

Meu avô nasceu numa família rica, mas que perdeu tudo quando ele ainda era criança. Por isso, ele precisou entrar num colégio interno onde formou sua educação básica para a profissão e para a vida. Um caso engraçado que ele conta é que “Nos finais de semana que podia voltar para a casa e reencontrar a família, aproveitava para comprar uma barra grande de rapadura, fazia vários cortes em cubos e embrulhava para vender para os colegas. Mas nunca vendia fiado, hahaha”! Então veja o garoto que multiplicava o dinheiro se tornar um homem que multiplicou seu patrimônio. Anos se passaram e de uma casa pobre, construiu várias casas onde morou, alugou e vendeu para muitas pessoas.

Dizia ele: “Saulinho, nunca gaste mais do que você ganha. Use seu dinheiro para sua diversão, mas tenhas sempre duas reservas: Uma para urgências e outra para multiplicar seu patrimônio.”

6) Homem inteligente tem que saber a hora certa de falar e calar

“Saulinho, muitas vezes o segredo do sucesso está em contar para todo mundo determinado assunto ou informação. Mas em alguns casos, o sucesso é não contar para ninguém. Veja bem para quem e em qual momento você está dizendo as coisas”.

Foi quando eu percebi que ele estava me alertando à perceber que as pessoas são diferentes. Por causa disso, às vezes, sem querer falamos coisas boas em momentos que as pessoas usam daquilo para fins adversos, que nem sempre nos agradam. O inverso também é verdadeiro, pois pessoas podem direcionar bons esforços para a direção que queremos.

Dentro desta frase também existe o ensinamento da influência do homem. Quando bem direcionada, pode gerar os resultados que desejamos.

Conclusão

Existem coisas que todo homem precisa entender. Existem coisas que eu gostaria de ensinar para meus futuros filhos e netos. Muitas delas eu aprendi com meu avô

Homens Inteligentes... hehe!
Homens Inteligentes… hehe!
  • VAM

    Bonita homenagem à seu avô. São conselhos preciosos e muito equilibrados, parabéns.

  • Vinicius

    gostei do site, porém essa MERDA QUE não sai de jeito nenhum no lado esquerdo da tela me faz não voltar aqui nunca mais

    • Diego Nunes

      O que aconteceu, Vinicius? Caso tenha tentado curtir, é só clicar em fechar, cara! Volta sim!!

  • André Rocha

    Muito bom, Grande homem seu avô!

  • Gleibis Quadra

    Muito bom… me repensar algumas ideias.