Posted in:

Moda Sertanejo Universitário Masculino Woods e Lucas Lucco

Outro dia eu estava reparando na moda sertanejo universitário… Como os cantores estão se vestindo diferente daquele tempo de Chitãozinho e Xororó! Nosso amigo Lucas Lucco por exemplo! Um cara top sertanejo 2014 e top sertanejo 2015 com roupas totalmente diferentes da moda sertanejo universitário que vemos por aí. Você também percebeu isso?

Esse não é um texto com respostas fáceis. Se você está procurando estereótipos, não vai encontrar aqui. Gostaria de propor uma reflexão à vocês com a contribuição de um exemplo forte de estilo e moda sertanejo universitário 2015.

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

Nesse final de semana fomos convidados para um show especial do nosso amigo Lucas Lucco na boate Woods BH. Eu mesmo não sabia, mas a Woods Belo Horizonte é apenas uma das 12 casas sertaneja do grupo Woods. Hoje é considerada a casa sertaneja mais badalada do Brasil. Com vários investidores do ramo sertanejo, o grupo Woods transformou o gênero musical sertanejo em uma verdadeira máquina de atrair gente bonita e faturar muito dinheiro. Eu pesquisei um pouco sobre eles e descobri que em 2014 eles faturaram mais de 90 milhões de reais. Éééé meus amigos, essa “galera do chapéu” não está fácil não. Só para vocês terem uma ideia, os sócios do grupo dizem que ainda existem pelo menos mais 14 cidades com potencial de receber uma unidade da boate Woods de estilo sertanejo pelo Brasil. Seguuuuuura peão! Olha o naipe!

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

Concentra aqui, meu filho!!! Hehe.

Mas falando sobre balada sertaneja — assim que fomos convidados eu me perguntei:

Como vestir para balada sertaneja? Quais roupas masculinas para balada sertaneja?

Eu sou um cara do rock, mas uma moda sertanejo tem seu lugar, principalmente aquele sertanejo de raíz: Pena Branca e Xavantinho, Milhionário e Zé Rico, Teodoro e Sampaio e por que não Chitãozinho e Xororó. Imagine: você está no interiorzão brabo… Você vai ficar escutando rock? Quando meu filho? Onde? Você tem que aprender com Charles Darwin: não é o mais forte, nem o mais inteligente que sobrevive — mas sim o mais adaptável! Então literalmente eu recomendo — em certas ocasiões — você deve dançar conforme a música.

Então essa situação me pegou de surpresa. Como se vestir para balada sertaneja? Eu fiquei realmente na dúvida. Hoje as baladas sertanejas tem tanta gente diferente. Será que eu tenho que ir de chapéu? Juro que me perguntei isso. E o cinto? Camisa xadrez então foi a primeira coisa que pensei em colocar. Como eu não tenho todos os acessórios que vieram na minha cabeça, eu fui no google e pesquisei assim: “como se vestir balada sertaneja homem”.

Eu estou te contextualizando tudo isso por um motivo: é gente demais nesse Brasil que gosta de música sertaneja e/ou que frequenta casas sertanejas e shows de música sertaneja. As músicas de hoje tem muitas guitarras mais pesadas, ritmos acelerados e percussões que animam quem ouve. Muitos músicos de bandas sertaneja são talentosíssimos porque os arranjos estão cada vez mais complexos. Mas foi a música caipira quem iniciou a moda sertanejo e influencia fortemente a moda sertanejo universitário.

Percebe a complexidade das coisas? Mas afinal estamos falando de um estilo musical e normalmente o estilo musical define muitas coisas na aparência de quem frequenta os shows. Show de sertanejo, por exemplo. Essa galera do chapéu se veste como? Eu precisa saber isso para não ficar um peixe fora d’água. Mas meu maior receio era pagar um mico de estilo “caipira moderno”.

Hehe! Sabe aquele cara que tenta entrar no clima mas não consegue! kkk.

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem
Muitas vezes se você tenta se “CAIPIRIZAR” você vai pagar mais mico do que entrar no clima. Então vá bem vestido sem exagero.

Por conquistar muitos jovens, a moda sertanejo usa muitas inspirações mais recentes vindas de artistas pop, como Bruno Mars, e tendências do cenário “indie”, principalmente as roupas xadrez e calças do tipo “skinny”.

 

Mas e a moda sertanejo universitário 2015?

Pois é, como eu estava falando sobre a moda sertanejo universitário, por causa desse mix de gente nas casas sertanejas, a moda sertanejo universitário começou a ser influenciada por outros estilos e referências. Antigamente via-se muitos chapéus, cintos com fivelas grandes, botas, botinas e muita camisa xadrez na moda sertaneja. Mas hoje em dia a coisa está mudando.

Eu e o Diego fomos na Woods BH e vimos tanta gente se vestindo normal. Não quero dizer que o jeito de vestir sertanejo é anormal — peloamordedeus, heim! É maneira de dizer. O que quero dizer é que o estereótipo sertanejo quase não existe mais. Ou só existe na cabeça das pessoas.

É claro que tem os caras que querem reviver o estilo moda sertanejo clássico, quase sertanejo caipira, sertanejo de raiz… Mas eu pensei que ia ter dificuldades de ver o meu amigo Lucas Lucco no palco por causa dos chapéus da galera, mas não, cara. Galera bonita, de boa. Pouca gente de chapéu. Até mesmo aquele clássico xadrez ficou menos usado.

O Lucas Lucco mesmo, por exemplo. O cara se veste super diferente. A maioria das roupas dele são em preto e branco. Ele tem várias tatuagens. Durante o show ele canta até umas músicas do Charlie Brown. Acredito que por essas e outras que o estilo e moda sertanejo universitário está mudando tanto. De um lado um público super eclético de várias tribos. De outro os cantores se reiventando. Veja só…

Cantores sertanejo universitário como Luan Santana, por exemplo: de vez em quando o cara usa umas misturas de estilo mutcho loka. Um dia eu vi ele de camisa polo por baixo e camisa xadrez manga curta aberta por cima. Que confusão, meu! Visualizou? Duas golas brigando?! A gola da camisa xadrez e a gola da camisa social, camisa xadrez? Ele também costuma usar colete e blaser em situações mais formais como premiações e etc. Já Zezé Di Camargo e Luciano, que não são tão cantores sertanejo universitário assim,  decidiram se modernizar. Nada mais normal, né! Para sustentar a fama e conquistar novas audiências a dupla teve que acompanhar a moda em outras áreas e se apropriar de alguns acessórios e estilos. Hoje em dia eles usam muito camisas mais lisas com jeans. De vez em quando também os caras se perdem, ficam parecendo aqueles tiozão querendo ser jovem, saca? Assim como o estilo Victor e Leo: a dupla adota um visual bem casual com jaqueta de couro por cima. Outro cantor sertanejo universitário que mudou bastante seu visual foi o próprio Daniel. Aliás, acho que ele não está entre os cantores sertanejo universitários. Ele já começou a sua carreira com um visual mais formal, classudo. Não é atoa que o cara é convidado para tudo quanto é programa, pois além de postura e cultura o cara tem uma excelente aparência.

Então eu percebo que o estilo e moda sertanejo universitário está no meio de uma mudança, procurando se encontrar no estilo de suas roupas. Acredito que por essas e outras que o estilo e moda sertanejo universitário está mudando tanto. Você percebe isso também? Você concorda comigo?

 

Como se dar bem em uma balada sertanejo universitário

Até os roqueiros de vez em quando se metem numa balada sertaneja. As vezes porque um amigão está comemorando aniversário na balada sertaneja, ou quando não tem nada para fazer e os amigos todos estão indo no sertanejo pegação caçar umas gatas. Se você olhar pelo lado divertido, dá para se imaginar num safari, caçando aquela gazela indefesa! Hehe. Brincadeira, meninas. É capaz dessas mulheres terem muito mais armas do que vários homens por aí.

Vou te dar um exemplo de como um roqueiro pode se dar bem numa balada moda sertanejo universitário! Eu tenho certeza que algum leitor já passou por uma situação parecida… Olha só a lógica das coisas, como a vida é bela!

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem
Essa doidinha aí, por exemplo. Dá para ver que ela está indo para uma balada sertanejo universitário, mas na verdade ela é ROQUEIRA!

Vamos supor que você é um cara do rock. Curte um rock and roll pesado, se veste de preto etc. De repente, por razões que eu também não sei porque, você está dentro de uma balada sertaneja. Ouvindo aquela música diferente que você não está acostumado. Você pode agir de duas formas: Se sente em situação de vantagem ou desvantagem. Mas eu vou te mostrar porque você deve se sentir com vantagem. É tanta gente que vai na balada sertaneja do estilo e moda sertanejo, mas tanta, mas tanta gente — que até você está ali (!!!!). Então com certeza uma menina roqueira também está ali, porque uma amiguinha dela chamou e insistiu mil vezes para ela ir. Ahahhhh! Agora você tem uma missão, meu rapaz! Olhos de águia para encontrar a presa certa.

Mas você não pode chegar na balada sertaneja totalmente fora do contexto. Se não, você não consegue nem chegar nessa gatinha mais roqueira, porque as amigas dela não vão deixar. Então meu caro, você precisa rever seus conceitos. E eu vou te ajudar!

 

Moda Sertanejo: Roupas sertanejas masculinas? Se inspire nas roupas do Lucas Lucco

Eu aprendi a valorizar a moda sertanejo, pois é um estilo muito eclético. Por ser muito antigo, o estilo sertanejo, a moda sertaneja tem que se reiventar todo ano. A moda sertanejo universitário tem que aderir elementos de outras culturas para alcançar o maior número de pessoas. Mas se por um lado isso é bom para atrair mais gente, por outro é ruim porque acaba perdendo aquela identidade, aquela própria voz. O sertanejo deixa perder a sua identidade na aparência mas na melodia, na letra e na música ele está lá, intocável, com muita emoção e sentimento! O sentimento do coração. A moda sertanejo universitário até hoje acompanha a raiz musical caipira com letras que falam das paixões do homem apaixonado, os problemas da vida, desatinos e conquistas. Isso é que importa, meu camarada. Gueeeenta coração.

Tivemos a oportunidade de entrar no camarim e fazer uma mini entrevista com o Lucas Lucco sobre sua moda sertanejo universitário e seu estilo. Vamos colocar aqui algumas falas dele para você se inspirar — e bora pra balada sertaneja, amigãooo.

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

MPM: Lucas, fale um pouco do que você gosta de vestir, um pouco do seu estilo diferente que tem chamado muita atenção.

Lucas Lucco: Eu gosto de roupas mais neutras pois assim consigo que as pessoas percebam mais a minha personalidade. Você vai ver que a maioria das minhas roupas são básicas, preto e branco. Acho que a aparência é importante mas é apenas uma parte.

MPM: Lucas, como você mesmo disse e concordamos com isso, a aparência de um homem não é somente o que ele veste. Você pode  nos dizer a característica mais marcante da sua personalidade.

Lucas Lucco: Eu sou um cara muito coração. Meus sentimentos estão em todas as atividades do meu dia. Você pode perceber isso na minha música, nas minhas postagens em redes sociais e em tudo o que eu faço. Eu acredito que quando a pessoa consegue ser verdadeira com seus próprios sentimentos ela está no caminho certo. Por isso eu deixo meus sentimentos fluírem.

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

MPM: Lucas, pode nos dizer uma peça de roupa marcante no seu visual. Algo que você sempre gosta de usar?

Lucas Lucco: Eu sempre gosto de usar cuecas mais largas. Só uso cuecas mais justas para treinar. Normalmente uso essas cuecas que parece um short (popularmente conhecidas como samba canção).

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

MPM: Qual o elemento da sua aparência chama mais atenção das mulheres?

Lucas Lucco: Olha, eu acho que cada mulher é ativada por elementos diferentes. Não estou falando de mim, estou falando de forma geral. Mas em mim, eu recebo muitos elogios sobre minhas tatuagens. Acho que as mulheres que estão ao meu redor gostam desse estilo e das minhas tatuagens.

Moda Sertanejo Universitário Roupas Masculinas Como se vestir Sertanejo Homem

MPM: Recentemente você estava na europa, certo? O que você trouxe da moda internacional para cá?

Lucas Lucco: Eu gosto muito de peças de roupas mais largas e soltas assim como esta camiseta. Na europa é muito comum ver homens se vestindo com camisetas deste tipo. Outra coisa que gosto e uso muito são calças saruel. Aqui no Brasil o pessoal não usa muito, mas lá fora é muito comum. Eu gosto.

MPM: Você está deixando a barba crescer ou é impressão nossa? (risos)

Lucas Lucco: Eu gosto muito de barba, acho muito estiloso. Eu deixo crescer as vezes, mas no meio do caminho eu tenho vontade de cortar porque me incomoda muito! Acho que é normal, deve acontecer com muitos homens. Mas eu acho muito estiloso essa babona estilo a do Saulo. Quem sabe um dia eu deixo a minha barba bem cheia assim. Por enquanto acho que este tamanho é o que eu consigo manter. (risos)

Para finalizar…

MPM: Lucas, no seu instagram tem muitas fotos de você pilhado, puxando muito ferro e treinando pesado. Fale mais sobre isso.

Lucas Lucco: Pessoal, eu treino muito porque eu gosto muito. Mas também por causa da minha imagem. É evidente que uma pessoa como eu tem que se cuidar. Mas eu me empolgo nos treinos. É muito bom, porque eu tenho um acompanhamento de excelentes profissionais e me sinto muito confortável com isso. Acho que independente da profissão, todos os homens deveriam se cuidar e levar à sério a sua saúde e bem estar. Esta é uma das maiores riquezas que temos. A saúde. Então bora pro palco porque o show é muita ralação e muita energia, é quase um treino de resistência!

MPM: Muito obrigado, Lucas! Bom show!

Lucas Lucco: VALEU PESSOAL. Um abraço para todos os leitores do Moda para Macho!

  • David Segovia

    Curto rock bastante, mas quando vou na praia não vou de preto, e acho que nós temos que nos adequar ao lugar que vamos, quando fui no show do Henrique e Juliano usei camisa polo listrada, calça jeans e bota.

  • Gean Silva

    Acessórios Masculinos tbm são uma boa pedida para dar um up no visual.. como pulseiras.. colar etc..