Posted in:

Relógio masculino: Como comprar? Como combinar? Cor, Modelo e Marcas

Tudo o que você precisa saber sobre relógios. Sim, TUDO mesmo.

Tempo estimado para leitura: 10 minutos.

Rapaziada, fiquei muito empolgado para escrever este texto sobre relógio masculino, primeiro porque eu sou aficcionado por relógios, segundo porque relógio masculino é um tema frequente das solicitações feitas pelos nossos leitores através do Clube do Macho!

Então fiz um texto completão. Você vai gastar um pouco mais de 6 minutos para ler o guia completo, mas caso queira ir direto para algum ponto específico, basta clicar no índice abaixo. Sem mais delongas, vamos falar sobre:

Façamos assim: Se gostar do texto, deixe um comentário — combinado? Se não gostar, me diga o que faltou aqui que vou respondê-lo individualmente. Beleza? Mas antes de qualquer coisa, quero que você saiba como importar relógios de marca pagando barato. Cliquei nesta imagem e comprove você mesmo o que eu estou falando.

Importar Relógios, Relógios de Marcas Barato, Onde comprar relógios

História do relógio de pulso

Sobre a palavra relógio: Antigamente o relógio era conhecido como Horológio. A palavra é originária do grego “horológion”, pela composição etimológica das expressões “hora”=horas, e “lego”=dizer”, portanto, literalmente, “o que diz as horas“. No latim, virou “horologiu”, no italiano “orologio”, no francês “horloge”, no espanhol “reloj”. Bingo!

Apreciar o tempo é uma arte. Tão antiga e intrigante que foram criados instrumentos para isso. Os relógios de sol são os mais antigos instrumentos utilizados para medir períodos de tempo menores que dias, meses e anos. Além de relógios solares, encontramos na história relógios de água e também relógios de areia.

Indícios indicam que os primeiros relógios mecânicos foram inventados pelos asiáticos. Embora existam dúvidas sobre isso, o Papa Silvestre II é considerado pelo mundo ocidental seu primeiro inventor.

Com a invenção dos relógios mecânicos, surgem também enorme variedade de técnicas para registrar a passagem do tempo. Estou esticando esse tópico um pouco porque vale a pena você refletir sobre isso.

Devido à grande admiração e utilidade dos relógios, com o passar do tempo, os relógios foram miniaturizados. Os primeiros relógios utilizados junto ao corpo  foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como verdadeiras jóias! Poucas pessoas tinham condições de ter um relógio. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia (preste atenção nisto).

Comentam por aí, que um certo brasileiro conhecido pelo nome de Santos Dumont, foi quem inventou o relógio de pulso. Santos Dumont era amigo de nada mais nada menos que Louis Cartier, desde o fim do século XIX. Certa vez, Santos Dumont disse para Cartier que ele não tinha como ler as horas em pleno vôo com seu relógio de bolso. Com o auxílio do mestre relojoeiro Edmond Jaeger, Cartier apresentou uma solução para Santos Dumont, um protótipo do relógio de pulso, em 1904, o qual permitia ver as horas mantendo as mãos nos comandos. No entanto esta história não passa de uma lenda, pois o primeiro relógio de pulso conhecido foi feito em cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Bréguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte 4. A história daí para frente, meus amigos, vocês já conhecem: A tiração de onda da burguesia foi logo divulgando a ideia, caiu na vontade dos early adopters e aí ninguém conseguiu parar. Índice do Guia Relógio Masculino ↑

 

Referências simbólicas que o relógio causa no seu visual

Como o relógio masculino pode transformar seu visual

Este item é um dos itens mais importantes do vestuário masculino. Um homem que sabe escolher um bom relógio tem algo a mais no seu visual. O relógio está para o visual masculino como o brinco está para o visual feminino. Olhe para uma mulher sem brinco, ela está praticamente mal arrumada. Seguindo a mesma analogia, o homem com um relógio bem escolhido está sujeito a causar excelentes impressões.

Mas o relógio não serve apenas para compor seu visual, ele completa sua expressão. Por estar muito próximo da sua mão, ao gesticular e conversar, seu relógio atua como um elemento de sedução e completa sua comunicação corporal, bem como sua roupa.

Note a importância do relógio através destes exemplos de gestos: Colocar a mão no queixo pensativo durante uma reunião, cruzar os braços numa roda de amigos, acenar para aquela gata e até mesmo ao usar seu cordial aperto de mão para receber um cliente no seu escritório. Acredite, as pessoas ao seu redor vão reparar no seu relógio.

Compreender o que o relógio simboliza vai te ajudar refletir melhor sobre a escolha do relógio adequado para cada ocasião. Perceba: Bons relógios são símbolos de status e podem transmitir a mensagem certa de prosperidade que você quer gerar. Assim como um emblema no bolso de uma camisa social, um jacaré numa camisa polo, este elemento no seu punho pode transmitir muito sobre sua situação monetária atual.

Mais do que isso, o relógio tem uma relação com seu compromisso, pontualidade e disciplina. Estar com relógio no pulso significa muitas coisas, inclusive que você está pronto para cumprir os seus horários suas obrigações. Índice do Guia Relógio Masculino ↑

 

Funções e os 3 elementos básicos para escolher/comprar o relógio certo

Relógio Masculino: 3 elementos como escolher combinar relógio masculino

Se você parar para pensar um pouco, vai ver que antigamente os relógios serviam apenas para marcar as horas, mas com a necessidade os relógios viraram máquinas para diversas coisas: marcar datas, marcar velocidade, profundidade, direção (bússula) e tem até mesmo relógio telefone. Observar isso vai te ajudar a escolher qual relógio usar.

Já que cada modelo de relógio masculino tem suas funções, você deve escolher o relógio adequado ao momento de uso. Praticamente ninguém que estiver usando um terno em uma reunião de negócios vai precisar usar a função profundidade de mergulho! Então! É mais ou menos isso que você deve pensar para fazer a escolha certa. Para cada relógio masculino existe uma ocasião certa.

Além da função, que é uma coisa básica e fundamental, existem três elementos que você deve observar na hora de comprar ou escolher um relógio para compor seu visual. São eles:

  1. Material e Cor do relógio;
  2. Estilo e Marca do seu relógio;
  3. Tamanho do relógio.

Vamos nos aprofundar em cada um destes tópicos, para que você compreenda como escolher o relógio masculino ideal para você.

 

1. Material e Cor do relógio masculino

Relógio Masculino: Cor e Material do relógio masculino

O material e a cor do relógio são características muito importantes. Estamos falando destas duas variáveis juntas pois muitas vezes o material do relógio define a sua cor. Por exemplo, um relógio de metal pode ser prateado ou dourado — na maioria das vezes.

Especificamente sobre o material: Certos tipos de roupas pedem relógios de materiais diferentes. É claro que não existe uma regra definida, até porque hoje são tantas variações que você pode encontrar de tudo. Mas eu quero te ajudar a pensar, ter um senso crítico na hora de escolher um relógio. Voltando às origens, os relógios da nobresa eram feitos com metais nobres, pela própria necessidade de impressionar os outros, portanto, se você vai para uma reunião top, prefira relógios de metal, alumínio, aço, prata ou até mesmo ouro. Já os relógios de borracha são frequentemente usados para ambientes e situações hostis, por exemplo, para praticar esporte. A borracha além de resistente, é um excelente protetor de fácil vedação (à prova d’água), é barata e não conduz eletricidade. Essas são características ideais para os ambientes de esporte. Por isso mesmo, estes tipos de relógio são considerados mais esporte. Os relógios de plástico foram mais amplamente difundidos nas décadas de 70 e 80, pelo baixo custo de fabricação e também pela facilidade de implementar cores e formas, elementos marcantes nestas décadas. 

Sobre a cor do seu relógio. Como combinar relógio masculino com a roupa? Usar relógio é uma excelente oportunidade de praticar seu senso de combinação. Você precisa de referências para saber quando usar uma cor de relógio e quando não usar. Você pode combinar de duas maneiras: Ou você combina a cor do relógio com a cor predominante do seu visual ou combina seu relógio com a cor de alguns detalhes do seu visual. Por exemplo, se você está usando preto, um relógio preto vai cair muito bem. Usando o mesmo exemplo, se você está usando preto, mas com um cinto amarelo, você pode usar um relógio dourado que vai cair muito bem, também! Pensando assim, você pode combinar o seu relógio com seu sapato, seu cinto e até mesmo com a gola da sua camisa. Enfim, tenha em mente estas duas dicas: Combine com a maioria ou com os detalhes. Quanto mais colorido e com mais funções, mais esportivo é o modelo. Por serem mais chamativos, devem ser usados com cuidado em ambientes de trabalho, mesmo nos mais casuais. Você pode achar que não, mas as cores do seu relógio estão relacionados com a sua idade. Por estarem muito próximos da sua mão, uma das partes do seu corpo de grande expressão, uma pessoa mais velha pode causar impacto positivo ou negativo com um relógio muito colorido. Por isso tenha bastante atenção. Os modelos mais simples e de cores sóbrias tendem a ser mais aceitos por não chamarem tanta atenção e por isso são mais usados por homens de qualquer idade no ambiente de trabalho menos formal. Não estou falando que se você tem mais de 40 não pode usar relógio colorido, heim. Te peço apenas bom senso. Combinado?

Vamos falar mais sobre outros elementos de atenção abaixo.

 

2. Estilo e Marca do seu relógio masculino

Relógio Masculino, marca, estilo e modelo

Estes dois elementos também devem ser falados juntos pois muitas vezes a marca define o estilo. Por exemplo, você não vai encontrar um relógio esportivo de borracha da Rolex (Luxo) ou um relógio de metal da Polar (Esportivo). Algumas excessões e edições comemorativas ou homenagens podem criar exclusividades, mas são raros. Beleza?

O estilo do seu relógio é fundamental na hora de escolher como usar. É tão importante que alguns homens que tem muitas opções de relógio, começam compor seu visual começando pelo relógio. Então se você está afim de usar aquele relógio dourado, prepare-se para usar um visual adequado. Se você fizer a escolha errada de camisa e calça, pode ficar ridículo.

Lembre-se, o estilo do relógio combina muito com a ocasião, e a ocasião combina com as funções e funções remetem às marcas. Se você trabalha em um local que demanda roupas formais, não fica bem usar um modelo esportivo com cronógrafo e pulseiras emborrachadas, por exemplo. A imagem ideal numa situação formal de trabalho é melhor atingida com um relógio masculino mais simples, clássico, com caixa estreita, mostrador analógico, com algarismos arábicos ou romanos com pulseira de couro ou metal e que se encaixe bem sob a manga da camisa e do paletó, aparecendo completamente quando se estica o braço para consulta.

Em ambientes casuais, quando você usa blazer e calça de alfaiataria ou jeans escuro, vai bem com relógios com pulseira de metal ou outros materiais como fibra de carbono, couro, emborrachada e até colorida (se seu estilo “segurar”). Isso também combina com mostradores analógicos ou digitais. O que também é válido para jantares “finos”, recepções e coquetéis.

Já para ocasiões realmente informais como baladas, churrasco com os amigos, reuniões informais, final de semana com a sua gata, passeio no shopping onde se usa bermuda, calça jeans (variadas) e camiseta, entra o conhecido modelo relógio “cebolão”, com quantas funcionalidades tiver, não importa nem se você saiba usar.

Os modelos esportivos, além das suas funções práticas nos esportes como cronômetros, contadores, profundidade de mergulho e tudo o mais, não caberiam sob o punho da camisa social e daria um peso desnecessário pra um look mais formal ou casual. Por favor evite usar relógio de esporte fora do campo, pista, quadras e piscinas.

 

3. Tamanho do relógio masculino

Relógio Masculino, Tamanho Relógio

Este é um tópico simples, mas muito importante. Por isso vou direto ao ponto: Homens grandes com relógios muito pequenos ou homens baixos com relógios muito grandes, vão causar uma impressão de que algo não está certo. Adeque o tamanho do relógio à proporção do seu corpo.

Talvez ninguém nunca vai dizer para você:  “Nossa cara, que relógio de tamanho ideal, totalmente proporcional ao seu corpo. Poxa como você sabe escolher o tamanho do seu relógio.” — mas ao contrário, se você errar no tamanho do relógio, com certeza você vai ser zuado tipo assim: Relógio grande: “Cara, você tirou esse relógio da parede da sua cozinha? Esse relógio é grande para passar as horas mais devagar? Tá pesado? Você vai chegar em casa e pendurar?” — pô, se liga! Relógio pequeno: Essa pulseira é da sua irmã? — canalha! rsrs Índice do Guia Relógio Masculino ↑

 

Como ajustar seu relógio de pulso: Em casa ou no relojoeiro?

Relógio Masculino, Como ajustar, em casa ou no relojoeiro

Outra coisa que você deve observar é o ajuste do seu relógio em seu pulso. Existe algumas ferramentas que você pode comprar para fazer esses ajustes em casa, mas eu recomendo que leve seu relógio em uma relojoaria. Se você sabe fazer os ajustes, ótimo, mas se não sabe, evite fazer sozinho, ou vá assistir alguns vídeos primeiro, evitando danos que as vezes são irreparáveis.

Sobre o ajuste: Faça de modo que a pulseira fique confortavelmente acentada à circunferência do seu pulso. Não deixe totalmente preso, isso ajuda você transpirar menos debaixo do relógio. O ajuste do relógio deve ter uma certa mobilidade, isso ajuda evitar danos maiores, como por exemplo ao esbarrar em alguma coisa, se o relógio está muito justo ele acaba se danificando mais, ao contrário se ele tivesse certa folga, talvez não arranharia tanto. Índice do Guia Relógio Masculino ↑

 

Como começar a comprar relógios caros e relógios baratos

Relógio Masculino, como comprar, relógio caro, relógio barato

Eu comecei a comprar relógios assim: Escolhi três relógios, garantindo que um deles fosse relógio para ocasiões especiais, outro para situações casuais e o outro um relógio esportivo. De preferência que todos fossem pelo menos resistentes ou à prova d’água. À prova d’água garante que você possa cair na água com ele, Resistência à água garante que a água possa cair no relógio, sem danos à máquina.

Com 3 relógios iniciais, comecei a combiná-los com minhas roupas. Com o passar do tempo, naturalmente as pulseiras se desgastam. Quando isso acontecer, basta procurar uma relojoaria ou uma casa especializada para trocar. Isso tem uma vantagem, você consegue uma versatilidade ao longo do tempo e renova sua coleção sem gastar muito.

Comecei a experimentar combinações dos relógios com as roupas. Comecei a descobrir que alguns dos meus relógios, principalmente os escuros, combinam com muitas roupas. Iniciei testes diferentes e percebi que precisava de variar a cor do mostrador, o tipo de mostrador digital / analógico e também a cor e material das pulseiras.

Comprei então um relógio da Tommy prateado, pulseira de metal e mostrador analógico (ponteiro) com fundo branco. Combinava perfeitamente com camisa social branca, com paletó preto. Comecei a receber vários elogios. Daí tomei gosto por relógios. Percebi que as pessoas reparavam mais em mim por causa dos meus relógios.

Depois que já tinha o trio básico, aos poucos fui comprando relógios de marcas diferentes como Fossil e Diesel, com pulseiras de couro e emborrachadas. São relógios mais casuais, mas que chamam atenção e compõe um visual de uma forma matadora e com muito estilo.  Comecei a perceber a necessidade de alguns detalhes especiais para fazer composições específicas e mais elaboradas com o resto do meu guarda-roupas. Índice do Guia Relógio Masculino ↑

 

Dica extra: Como guardar relógios masculinos

O hábito de comprar relógios gera uma dificuldade que é justamente: Como guardar os seus relógios. Diferentes marcas e modelos acompanhados de caixas com design diferentes, redondas, quadradas, não tem limites.

Você pode simplesmente comprar um porta relógio masculino, que é caro. Mas pense o seguinte, o dinheiro que você gasta no porta relógios, você compra mais um relógio! Por isso, elaboramos este vídeo que vai te ensinar como guardar seus relógios de uma forma prática e fácil, e principalmente, econômica! Assista o vídeo que fizemos para ajudar vocês a organizarem sua coleção de relógios: 


Galeria de Exemplos: Relógios e comentários

Este Adidas "Stan Smith" é sport e ao mesmo tempo casual. Relógio versátil para várias ocasiões.
Este Adidas “Stan Smith” é sport e ao mesmo tempo casual. Relógio versátil para várias ocasiões.

 

Puuts! Essa foto é doida d+. Olha esse cara mais velho com um visual business e um relógio dourado sensacional. Inspirem-se.
Puuts! Essa foto é doida d+. Olha esse cara mais velho com um visual business e um relógio dourado sensacional. Inspirem-se.
Esse Rolex Submariner é para vocês pirarem. Olha que lindo relógio.
Esse Rolex Submariner é para vocês pirarem. Olha que lindo relógio.

 

Este é Phil Mickelson, um dos melhores jogadores de golfe do mundo usando um Rolex Day Date maravilhoso.
Este é Phil Mickelson, um dos melhores jogadores de golfe do mundo usando um Rolex Day Date maravilhoso.

Espero ter ajudado vocês a pensar melhor sobre como comprar relógios, como combinar e como escolher o relógio certo para a ocasião. Curtiram? Com certeza faltou alguma coisa! Então fiquem à vontade para comentar e perguntar!

  • Henrique Rodrigues

    Bom dia!! Post mt bom!! Tenho 29 anos e recentemente resolvi dar mais atenção a minha aparência. Nunca fui adepto de acessórios, mas gostaria de compor o visual com relógios e pulseiras. Também não tenho mt grana disponível. Tem alguma marca q você recomenda? Vale a pena comprar réplicas? (Uso muito o estilo esporte fino: calça jeans escura; camisa social e sapatênis. Sou alto e magro) Obrigado!!

  • Angelus Ribeiro

    Sempre soube da importancia de um bom relogio, porem as vezes me confundo com qual escolher.
    Eu não gosto de coisas douradas, gosto de prata, e tenho punho fino. Alguma dica? rss

  • Anônimo

    Eu sempre gostei de usar relógio desde os tempos de colegial, não gosto de ficar com os braços lisos sem nada sempre
    procuro relógios modelo casual de pulseira de metal não grande e nem muito pequeno, este tipo combina com meu estilo casual.
    (Camisa Polo + Calça Jeans Slin + Sapatênis Osklen ou Nike branco casual)

  • Wesley Guimarães

    Gostaria de uma ajuda para comprar relógios bons e mais em conta de no máximo R$ 500,00… você tem alguma dica?

    • Gabriel Sparda

      Seiko, fossil, technos(Recomendo os mais baratos devido a marca ter perdido qualidade e ter mantido preço alto), Mondaine tem uns modelos bem legais custo/beneficio

      • https://www.facebook.com/PedroPauloFonseca Pedro Paulo Fonseca

        Acho que vou comprar um Mondaine. Já cansei de usar o meu Condor.