Posted in:

Tatuagens masculinas: tudo que você precisa saber

Quer fazer uma tatuagem? Temos 7 recomendações importantes e inspiradoras

E aí, galera, firmeza?! Hoje vamos falar de um assunto que pode ser pessoal para alguns, mas que com certeza não passa despercebido no visual, as tatuagens masculinas.

Temos muita sorte de vivermos numa época em que julgamentos sem sentido encontram-se cada vez menos presentes. Temos a liberdade de ter uma tatuagem sem sermos taxados de vagabundos, rebeldes, etc.

Eu mesmo, quando vou trabalhar, não me preocupo com minhas tatuagens que ficam à mostra, e nunca tive maiores problemas com isso.

Daqui a pouco acredito que já vamos chegar no ponto em que não seja preciso fazer as tatuagens em lugares escondidos do corpo, ou preocupar em usar camisas de manga longa pra esconder.

Sim, eu sei que sou bastante otimista hahah.

Tatuagens Masculinas Tattoo

Mas então, se você é um desses que sempre curtiu tatuagens masculinas mas nunca considerou fazer, ficava com medo do que sua família ou amigos iam achar, ficava com medo de perder o emprego, pode esquecer tudo isso.

As tatuagens estão ficando cada vez mais comuns, e não têm absolutamente nada a ver com o caráter das pessoas que fazem. Quando digo isso, estou me remetendo à certos preconceitos que existiram (e ainda existem) contra pessoas com tatuagens.

De onde vem o preconceito contra tatuagens?

As tatuagens masculinas aparece em muitos momentos polêmicos da história.

A tatuagem foi banida e proibida na Europa no primeiro século depois de Cristo pelas autoridades religiosas, por ser considerada uma agressão ao corpo, que era considerado o “templo do Espírito Santo”.

Antigamente também, a igreja marcava certas pessoas que cometiam pecados graves, com essa técnica permanente de desenho na pele.

Em outro momento, as tatuagens eram muito utilizadas por marinheiros. Mas este grupo de pessoas não tinham uma boa reputação, pois eram em grande parte ex-detentos e condenados pela Justiça à prisão ou à forca.

Outro fato histórico importante foi que, quando a aids apareceu, muitas pessoas pegaram essa doença sem saber pois faziam tatuagens com agulhas contaminadas por falta de cuidado e higiene. E por isso, pessoas tatuadas sofriam grande preconceito de estarem contaminadas.

Então como você pode ver, o histórico de tatuagens não é muito bom. Mas hoje em dia, muitos destes estigmas contra a tatuagem perderam força, principalmente pelo aumento de pessoas super do bem, utilizando tatuagens nas mais variadas forma e partes do corpo, como forma de expressão da sua personalidade — não do seu caráter.

Tipos de tatuagens masculinas

Se você nunca fez uma tatuagem, ou então ainda tá começando a pesquisar sobre o assunto, vai precisar saber que existem muuuitos tipos diferentes de tatuagens masculinas.

Além das tatuagens só em tinta preta e das tatuagens coloridas, existem as diferenças entre o estilo do desenho da tattoo masculina.

Tatuagem tribal:

Esse é de longe um dos estilos mais populares. É muito comum entre homens e mulheres também, é feita com a tinta preta, e apesar de algumas terem desenhos abstratos, existem dragões, sóis, e animais no estilo tribal também.

Tatuagens Maori:

Maori é uma tribo, da região da Oceania, que tinha como característica marcante em sua cultura, as tatugens maori. Elas possuíam amplos significados, mas eram desenhos que refletiam os valores da tribo.

Tatuagens Masculinas Tattoo

Tatuagem Old School:

É um dos meus estilos preferidos de tatuagem, é um estilo ocidental de tatuagem, tem contornos pretos bem marcantes e cores bem definidas. Sailor Jerry e Bob Shaw são os principais precursores desse movimento, sendo que o estilo do desenho é bem característico, não tem como confundir!

Tatuagens Masculinas Tattoo   Tatuagens Masculinas Tattoo

Tatuagem Aquarela (Watercolor Tattoo):

Esse é um estilo bem recente mas que já ficou bastante popular. O nome diz tudo, ou seja, o colorido do desenho vai se aproximar ao máximo de uma pintura aquarela. Então pode esquecer as linhas bem definidas, ou as tatugens de uma cor só. Mesmo assim o efeito fica muito doido!

Tatuagens Masculinas Tattoo    Tatuagens Masculinas Tattoo

A tatuagem masculina acaba virando um acessório permanente

Todo mundo já sabe que tatuagem é uma coisa permantente, vai ficar na sua pele pra sempre, e não existe essa opção de enjoar ou cansar dela.

Então por mais que seja repetitivo falar, você precisa pensar bem antes de fazer a sua. Não precisa ficar o mês inteiro com isso na cabeça, mas escolha um lugar que você goste, um desenho que você não vá cansar dele depois de ficar vendo todos os dias.

Decidir o desenho e o lugar de uma tatuagem é uma ideia que você tem que ir desenvolvendo, se imaginar com ela, e se sentir bem.

Até porque, se for uma tatuagem mais visível, ela vai acabar fazendo parte do seu visual. Ter tatuagens nos braços é como usar um tipo de pulseira 24hrs por dia, todos os dias. A mesma coisa seria ter tatuagens no pescoço e usar o mesmo colar sempre.

Eu acho bem bacana escolher minhas blusas pra combinar ou deixar mais a mostra alguma tatuagem minha, mas isso vai de cada um, então tem que pensar nisso também antes de fazer!

“Doeu na hora de fazer?” Como lidar com as perguntas sobre tatuagens

Sinceramente, não sei qual dessas eu já ouvi mais, mas sempre tem alguém pra vir puxar papo perguntando qual o significado da tatuagem, ou se doeu pra fazer.

Eu até tendo entender, que as tatuagens são visíveis mesmo, que é normal os outros terem curiosidade, mas gente, essas perguntas são muito bobas.

Em cada ponto de tinta da tatuagem são entre 3 e 15 agulhas entrando na pele várias vezes por segundo. É óbvio que algum tipo de dor você vai sentir.


Lógico que existem lugares que doem mais, como as costelas e as partes de dentro do braço, areas mais sensíveis em geral, e existem os lugares que doem menos, batata da perna, antebraço, etc…

Sobre os significados, cada um tem seus próprios motivos pra resolver fazer uma tattoo. Tem gente que fica um tempão elaborando os mais complexos significados ou motivos pra fazer uma tatuagem, tem gente que faz como forma de homenagem a alguem, e tem gente também que faz sem ter motivo nenhum.

Cada pessoa tem o seu motivo, e não é todo mundo que esta afim de sair contando porque resolveu fazer a tal tatuagem. Então se você já foi a pessoa que ficou perguntando por que fizeram tal tatuagem, se liga aí!

Como escolher onde fazer e quais os cuidados?

Outra coisa que não pode ser esquecida nessa hora é quem vai te tatuar. O que vai ficar marcado na sua pele para sempre vai depender da habilidade dele.

Então essa é uma das piores horas possíveis pra você tentar economizar, ou então não pesquisar direito.

O seu tatuador tem que ser uma pessoa que você confie, que você já conheça o trabalho dele e saiba que ele não vai avacalhar sua pele. Já cansei de ver gente cobrindo tatuagens antigas porque na época não teve o cuidado de escolher um bom tatuador.

Se você estiver na dúvida entre qual escolher, pesquise bastante sobre os tatuadores que te interessaram, veja fotos das outras tatuagens que eles já fizeram, e se possível, vale também ir no studio dos caras trocar uma ideia. Eu mesmo só fui decidir onde iria fazer as minhas depois de ter conversado com meu tatuador!

Tatuagens Masculinas Tattoo  Tatuagens Masculinas Tattoo

Sobre os cuidados, depois que a tatuagem for feita, ela vai precisar de umas duas semanas (vai depender do tamanho dela) pra poder cicatrizar e ficar definida do jeito que foi feita. Você vai precisar passar um creme pra ajudar a cicatrizar e também, pra evitar que a tatuagem inflame e acabe estragando os contornos.

Muita gente na internet fala que pode usar determinado creme, que são todos iguais, mas de novo, essa não é hora de procurar caminhos mais baratos ou alternativos. Se sua tatuagem não cicatrizar direito você acha que a economia vai ter compensado?

Por isso sempre se oriente com o seu tatuador. Ele sabe qual creme é melhor, e provavelmente já usou nele mesmo antes de te indicar. Pode confiar no que ele mandar!

Tatuagens masculinas são um estilo de vida

Pode parecer exagero, mas a forma como as pessoas nos enxergam, muda bastante depois que fazemos uma tatuagem. Têm pessoas que vêm conversar só por causa da tatuagem e acabam virando amigas, têm as pessoas que achavam tatuagem coisa de outro mundo e depois vêm que é normal, e têm as pessoas que são indiferentes.

Depois que você faz uma tatuagem masculina, leva um tempo pra acostumar com todas essas reações, todos os comentários, mas não é nada que deve ser levado em consideração antes de fazer uma.

Tatuagens Masculinas Tattoo

Procure antes de fazer uma tatuagem, escolher um desenho que transmita algo sobre você, sobre sua vivencia de mundo. E depois que já tiver feito, use a tatuagem a seu favor, seja usando uma roupa que dê um destaque maior pra tattoo, use pra fazer uma brincadeira na roda de amigos, enfim, use para complementar sua personalidade!

Conta pra gente nos comentários, o que achou do texto, se você já tem tatuagem, se pensa em fazer, se tiverem mais dúvidas podem mandar também! Quem sabe a gente não faz uma série de textos mais detalhados contando sobre os estilos de tatuagens? Isso vai depender de vocês galera!!