Posted in:

Veja como não errar com suas roupas de academia

Descubra como isso pode ser um vexame, e evitá-lo.

Você já deve percebido essa seguinte situação enquanto está malhando: enquanto se concentra em sua série de exercícios, qualquer um deles, um olhar secreto persegue seu corpo. Em um primeiro momento, você acha que os olhar é de desejo, o que significa que a malhação já dá resultados do ponto de vista estético. Porém, o que estão vendo na verdade são suas roupas de academia… E não de uma forma boa.

Acontece de forma sutil, mas a roupa fitness tem o seu valor no visual e podem ser o motivo de chacotas ou de telefones trocados no fim das atividades. Na verdade, é mais comum que esses lugares apresentem a maior quantidade de pessoas bem vestidas. E não no sentido de garbo e elegância, mas apenas bem vestidas, expressando suas melhores características físicas.

Pensando nessa moda fitness masculina, separamos um guia perfeito para que você pare de passar vergonha sem perceber com suas roupas para sua malhação. É sua oportunidade para fazer dos exercícios físicos serem ainda mais proveitosos, e acabar com aquela preguiça de ir malhar. Afinal, agora você tem mais um motivo pra deixar o corpo em forma, né não?

As Roupas de Academia devem ser usadas apenas na academia

 

Roupas de Academia

Você é daqueles que usa tênis esportivo com uma bermuda mais social? Que bota aquelas camisas dry fit junto com a calça jeans porque tá com preguiça de passar uma camisa de outra malha? Ou ainda aquele cara que vai de qualquer jeito pra academia? Lamento te informar, mas você tá todo errado rsrs.

Certo, nem tão errado assim pois à partir do momento que você se sente à vontade com seu estilo, tá tudo bem. Mas a ideia aqui é te mostrar que existem motivos verídicos para que determinadas peças façam mais sentido em determinados ambientes. Ou você iria malhar de com um traje esporte fino? Tudo bem, eu exagerei, mas você pegou o que quero dizer.

Dito isso, vamos a um ponto com as roupas de academia masculina. Os modelos para esse ambiente são bem específicas, e tanto roupas de outros segmentos como roupas de outros esportes acabam por te tornar um estranho dentro daquele lugar. E o mesmo vale para situações em que as roupas de malhar são usadas em outras atividades físicas: mesmo que não destoe, sempre vai haver aquela sensação de que alguma coisa está fora do lugar.

Então fica a dica: roupas de academia devem ficar na academia. Respeitando esse ponto, você vai descobrir que a moda fitness é bem mais específica e estilosa do que você imagina. Confere aqui com a gente.

Escolhendo as peças corretas para malhar

Roupas de Academia

Não tem mistério para saber quais são as roupas fitness para os marmanjos. O que vamos te mostrar aqui é quais são os modelos adequados para a academia, de verdade. Vamos listá-los então.

Camisa 

Dry Fit por vezes também é chamada de “camisa de solteiro” ou “camisa de preguiçoso” pelo simples fato de que não precisa ser passada. Mas ela não foi feita para atender a necessidade de alguns caras em não querer aprender uma tarefa tão simples.

Roupas de Academia

Seu tecido serve para que os movimentos fiquem mais leves, além de não incomodar enquanto estiver suando na academia. Então nada de ir malhar com camisa polo, ou aquela de tecido mais fraco: uma camisa dry fit é baratinha, e só vai fazer mais sentido mesmo com o restante do visual de academia.

Shorts

Você já foi malhar com shorts de praia? Ou com aquele shortinho de maratona? Olha, se você foi com uma desses, não sei como eles ainda não atrapalham seu treino na academia. Esses shorts não deixam de ser bons, mas são mais adequados em seus devidos lugares.

Roupas de Academia

E se formos pensar em termos saudáveis e seguros, eles não são os modelos ideais. Enquanto o short de praia é melhor para curtição, e o de maratona para corrida, o short de malhação, que fica um pouco acima do joelho, vai te deixar muito mais à vontade na hora de malhar, sem ficar berrante.

Calça

A calça de treino geralmente é de tactel, o mesmo material do shorts mencionado ali em cima. Modelos de lycra vão te marcar o corpo de uma maneira que talvez não seja lá a ideal, e nem precisa falar dos modelos de moletom, não é? Exceto por esses detalhes, vale a mesma regra para o shorts.

Roupas de Academia

Meias 

Nada de meia soquete! Além de não combinar nada com uma academia, a chance de você ficar com problemas nos tornozelos por conta da falta de proteção será problemático o suficiente para nem considerar a possibilidade. Mesmo que você vá de calça para a malhação, as meias de exercícios devem ser escolhidas por uma questão de segurança dos seus pés.

Tênis

O coringa dos calçados masculinos, certo? Sim e não. É verdade que o tênis esportivo é ótimo para usar em passeios, caminhadas, ou só fingir que tá caminhando para perder peso… E para malhar, é claro. Só que para outras situações, ele causa uma visão estranha. Sabe aquele negócio de combiná-lo com calça jeans, por exemplo? Então, é bem por aí.

Quanto ao tênis para a academia em si, vamos dar duas dicas importantes: caso use um tênis mais colorido, prefira roupas mais neutras ou de cores frias (branco, preto, azul, cinza…). Caso use um tênis não tão colorido, pode tentar cores diferenciadas e mais vívidas. Só evite ao máximo a salada de frutas nas suas roupas, para não chamar atenção de uma forma que não gostaria.

Acessórios 

Os melhores acessórios aqui são aqueles apenas para ajudar nos exercícios dentro da academia. Eles até podem deixá-lo bonito, mas sua função é mais para facilitar as atividades, e aí sim ficar monstrão. Relógios, faixas para os pulsos e mesmo bonés podem ser muito úteis. Evite anéis e cordões, por serem pouco úteis na academia, e até perigosos dependendo do exercício. E por favor, não use aquela faixa felpuda na cabeça, ela é ridícula.

9 Sugestões de Roupas de Academia Masculina para deixar seus exercícios bem feitos

Você já teve todas as ferramentas para deixar seu visual na academia bem top de linha. Mas sabemos que você gosta de uma facilitada, então vamos dar algumas sugestões de estilos para academia, e assim você não fica mais perdido na hora de se arrumar para os exercícios.

1 – Treino para o peito

A ideia é aqui é deixar o visual apropriado para fazer os exercícios de peito sem incômodos. E como eles geralmente envolvem mobilidade e resistência, a melhor combinação é a camisa regata não muito apertada e uma calça tectel. E não se esqueça das dicas quanto às cores lá em cima.

2 – Para corridas na esteira

Serve para corridas regulares também. Pense que, por mais estiloso que seja, a roupa fitness também serve para facilitar e melhorar seu desempenho físico. Se você está montando seu visual pensando nas corridas que vai fazer dentro e fora da academia, sugerimos o seguinte visual:

Casaco de moletom com camisa dry fit por baixo para conter o suor; calça de tectel para completar o look se o objetivo for perder peso, ou bermuda se a ideia for aumentar a resistência e o fôlego. Nem preciso falar do tênis e da meia, certo?

3 – Para animar em dias preguiçosos

Considerando que você tenha mais de um par de calçados para suas atividades físicas, esse é o momento de variar nas cores que estejam te desanimando com os treinos na academia, e te faça ficar por um fio de desistir. Coloque aquele tênis de cores mais neutras, e prefira por camisas de cores fortes, como o laranja ou vermelho, por exemplo. Só não esqueça daquele conselho: evite a salada de frutas na roupa. Se vai com uma camisa mais colorida, deixe a bermuda neutra.

4 – O treino do verão

Roupas de Academia

Com o verão próximo, é certo que as roupas de academia vão ficar cada vez mais comuns já que é a estação em que os rapazes estão mais empenhados nos exercícios – e geralmente só conseguindo os resultados sonhados para exibir na praia depois que a estação passou do seu auge… Enfim.

O que importa aqui são suas roupas, e como no exemplo acima, podem se alinhar com a estação quente simplesmente explorando suas características de melhor: cores vivas, e um visual mais exposto.

Se tiver aquela regata dry fit branca ou de cores quentes, e um tênis branco mas com aqueles detalhes coloridos, pode usar à vontade no verão. Vai passar uma boa imagem de quem está se preocupando em se manter animado, mesmo que nem todo mundo fique com o calor. Pode dar bons resultados ao atrair olhares também.

5 – O treino para as costas

Tão importante quanto o peito, o visual para definir bem as costas pode ser tanto a regata como a camisa dry fit, desde que elas não sejam muito apertadas. Lembre-se que elas precisam dar mobilidade na hora dos treinos, e se você tiver um pouco mais de músculos, a escolha pode ser muito acertada, ou um verdadeiro vexame.

Já passamos dos anos 80 em que aquelas camisas curtinhas eram símbolo de sex appeal… A menos que você queira rasgá-las cheio de vontade de derrubar as árvores do Ibirapuera… Desculpa pessoal, a piadinha não poderia passar batido.

6 – O visual para malhar as pernas

roupas de academia

Sim, falamos que calça legging não serve para fazer um visual apropriado para a academia. Mas se você leva os treinos com mais intensidade, e não quer deixar de lado o visual, eu sugiro a seguinte combinação, com tudo nas cores neutras e/ou escuras: camisa, shorts e calça de compressão embaixo. O tênis também deve seguir essa linha. Aqui, por mais que alguém encane no seu visual, não vai ficar tão estranho.

7 – Malhação com os acessórios ideais

Roupas de Academia - AcessóriosOs acessórios que listamos acima são bem básicos, servem mais para controlar um pouquinho os seus músculos sem afetá-los tanto. Mas você pode adicionar mais alguns para deixar seu visual ainda mais estiloso, e de quebra melhorar ainda mais o seu rendimento nas atividades.

Além da calça de compressão que mostramos acima – sim, ela é um acessório, ou você achou que dá pra sair assim normalmente? -, existem alguns outros acessórios muito úteis agregam valor a suas roupas fitness. Exemplos incluem as cintas de elevação para os treinos de peito e costas; Luvas de treino para as mãos; E mesmo os fones de ouvido. Por que não? Quem não gosta de ouvir uma música boa enquanto malha, não é mesmo?

8 – Explore as Cores dos Tênis

Roupas de Academia - Tênis

O tênis esportivo pode oferecer muitas e boas variações para os caras que desejam um visual mais sóbrio na camisa e no shorts. Na verdade, essa é uma trend muito utilizada recentemente, com tênis colorido fazendo as vezes de chamariz para o visual de academia. E não é à toa: sem precisar de muito, o tênis pode oferecer o diferencial enquanto as roupas cobrem uma parte mais técnica que é oferecer mobilidade ao corpo para realizar os exercícios.

Então abuse da extravagância nos pés. Uma dica que recomendo é observar algumas chuteiras de jogadores de futebol famosos como inspiração na hora de escolher o tênis, pois são eles os principais responsáveis por essa trend.

9 – Dry Fit no Inverno

 

O inverno é uma época desafiadora para realizar os exercícios por conta do desafio que é se manter aquecido em dias mais frios, principalmente em regiões do Brasil em que o clima não colabora para o ânimo. Se este não for bem o seu caso, pode explorar o visual perfeito para o inverno e ainda assim continuar estiloso. Pegue aquele casaco dry fit, que se encaixa bem no corpo e ainda adiciona um diferencial excelente com o capuz, a calça do mesmo conjunto, e um tênis do mesmo estilo para combinar. É perfeito.

Dicas pra caramba, não é? Você vai nos agradecer quando ver aqueles olhares mais carinhosos na hora em que for malhar na sua academia. E pode até tirar aquela foto no espelho sem vergonha nenhuma, já que no máximo, os comentários ruins que pode receber são dos seus amigos que não dão a mínima para as roupas de academia. Até a próxima, camarada!