Posted in:

Novo colunista MPM: Willian Júnio

E ae, galera! Meu nome é Willian Júnio e fui convidado pelo Diego Nunes para ser mais um colunista da equipe foda do MPM.

Como amo escrever, e ainda escrever o que gosto, logo aceitei!

Willian Júnio: Quem é esse moleque que acha que é gente?

Tenho 22 anos, sou estudante de moda e apaixonado por economia e política, fã de Adam SmithLudwig Von Mises, mas também curto Sex Pistols e The Clash. Estes gostos podem parecer contraditórios, mas eles tem muito em comum e é isso que quero passar para vocês. A relação da História, Política Economia e Moda, e é sobre este universo que vou escrever por aqui.

Tentar usar da moda para explicar um pouco os acontecimentos históricos e culturais que a envolve. Afinal, curtir roupa todos nós curtimos, mas entender o porque de usá-las e como a usamos, esse é o grande desafio. O que te faz usar um terno? Qual a importância do jeans? As roupas não surgiram do nada, todas tiveram o seu contexto para serem criadas, todas passaram por mudanças, assim como nossa sociedade e até mesmo nós enquanto indivíduos. Como dizia Sócrates “A vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.”, e, o vestir faz parte de nossas vidas, faz parte do nosso dia a dia, então, refletir sobre o que se está vestindo e o motivo de usá-las é algo interessante e importante!

Porque falar desse assunto?

Falar de política, sempre tem aquele que vira a cara e acha um tédio, mas como dizia Bertolt Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do aluguel, do sapato dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra e corrupto”.

Pois é, galera. Até na moda, até no vestir, dependemos da história política e cultural de uma sociedade, para entender o por que usamos um jeans ou simplesmente o fato de hoje em dia ser tão assustador um cara de salto alto. O que fez determinada roupa surgir e o que estava acontecendo no contexto da época em que foram inventadas? Qual o motivo de determinado comportamento ao ver uma roupa diferente?

Quero ajudá-los com todas essas dúvidas e, ah, claro o que mais adoro: fazerem pensarem no assunto, discutirem sobre, darem suas opiniões.

Então! Partiu?

  • carol meyer

    Orgulho dessa pessoa…SUCESSO XUXU!!!