Posted in:

10 melhores marcas americanas: Tom Ford

Conheça  Tom Ford e o estilo tomfordiano! Este mês foi aniversário de um dos grandes criadores de moda do final do século passado.

A história de Tom Ford

O texano Tom Ford nasceu em 1961 e estudou Arquitetura na Parsons School of design em Nova York e Paris. Ainda não falamos dela, mas Diana Vreeland no auge do século passado já dizia: “Nasça em Paris e sua vida será mais fácil, tudo acontecerá naturalmente.” (risos) Creio que nascer em Nova York nos tempos atuais também seja uma boa porta de entrada.

Como ele, eu passei por um divisor de águas e no fim do curso ele percebeu que deveria atuar no ramo da moda. Ele retorna em 1986 para Nova York, juntou-se ao atelier de design de Cathy Hardwick, em dois anos trocou para a Perry Ellis já como diretor de design.

Nos anos 90, Tom Ford tornou-se estilista do vestuário feminino da casa Gucci. Nesse momento o trabalho que Ford desempenhou foi crucial pois a marca italiana estava passando por maus lençóis e seu papel foi  decisivo para o que a Gucci é hoje, essa empresa global que no final do século passado quase fechou suas portas majestais. A partir de 1994 ele se torna diretor criativo da marca apresentando neste mesmo ano uma coleção pioneira.

A partir do ano 2000 ele assume umas das principais casas francesas, a Yves Saint Laurent, e como é sabido que o mundo da moda é nutrido pela força do ego,  Tom Ford nunca foi bem visto pelo Monsieur Yves Saint Laurent e pelo seu sócio Pierre Bergé.

Seu nome, sua marca

Como todo empreendedor Ford quis a partir de um momento da sua vida, depositar suas energias em algo que passasse pelo seu nome, foi ai que em 2005 ele cria sua própria grife com seu próprio  nome, e atualmente a marca engloba todo o universo masculino e feminino  que passa pelo vestuário, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos e os disputados óculos que em 2007 viraram febre no Brasil.

Algo relevante é que a imagem do homem Tom Ford se mistura a dele própria. O que admiro no trabalho de Ford é que ele realmente cria suas roupas a partir de seu gosto próprio, ele não cria nada que ele não usaria. Se ele cria ele usa.

Enfim, nada melhor que imagens para comprovar seu bom gosto! Grandes celebridade e grandes empresários não pensam duas vezes quando querem estar bem vestidos, com certeza um dos grandes criadores americanos, nomes como Justin Timberlake, Jake Gyllenhaal, Tom Brady, Colin Firth, Bradley Cooper, Hugh Jackman, dentre outros.

Com plena certeza a imagem do homem Tom Ford perpassa pela máxima elegância que se traduz na mais clássica alfaiataria, contudo não se pode negar a ousadia na escolha de tecidos, abotoaduras e sapatos.

Algo que valorizo no trabalho de Tom Ford é que ele preza a ultra qualidade de materiais, creio que absorveu isso no período em que esteve à frente da Gucci, a máxima qualidade no acabamento e a ousadia discreta de seu trabalho que adquiriu no período parisiense quando esteve à frente da Yves Saint Laurent.

Algo importante que devemos aprender com Tom Ford é que homem de sucesso sempre está bem vestido não importando onde esteja, afinal mesmo no momento de descontração pode ser feito negócios!