Posted in:

7 dicas para transformar seu armário

Deixe de ser monótono com seu guarda-roupa e veja as ideias que temos aqui!

Cara, não é difícil se vestir bem, particularmente se você evita com força as tendências da moda em favor de estilos que ficarão démodé em seis meses. Um par de ternos bem cuidados e estilosos. Uma variedade de peças básicas de qualidade. Alguns pares de bons sapatos, e parabéns, você tem um bom visual no armário. Certo?

O único problema em se ancorar nesses “clássicos eternos” é que nós gostamos tanto de tirar onda com isso que depois de um tempo o visual fica tedioso, e maçante. E isso mais para nós mesmos do que para quem nos observa.

Então como dar essa repaginada no visual sem abrir daquelas roupas que, mesmo sendo um pouco cansativas no dia a dia, você não quer largar do guarda-roupa? Será que não é esse lance de ser minimalista com o armário que lhe causa tanto desconforto?

Caso esteja com essa preocupação real quanto a ter um armário chato, vamos mostrar algumas boas dicas para direcionar seu visual sem deixar seu basicão de lado. Na verdade, você vai ser um cara bem mais criativo com essas roupas.

1. Dê o primeiro passo com o armário… Literalmente

Explore bem as opções do seu armário

Uma tendência que começa a tomar forma em 2018, e que pode ser a sua grande oportunidade de mudar o visual é justamente com seu “pisante”. A tendência dos sapatos de sola grossa, com um estilo mais rústico, estão dando o que falar, e você pode aproveitá-los muito bem.

Escolha modelos de sapatos de couro, daqueles um pouco mais simples, mas que explore essa característica clássica. Sim, isso é um passo fora da sua zona de conforto. Mas convenhamos, nem é tão longe assim, porque todas as demais peças permanecem no mesmo lugar.

Um bom sapato pode funcionar bem como um chamariz para as demais características do seu visual. Um cara que combina um modelo desses com um jeans e camisa social sabe se fazer mostrar, e você pode e deve fazer o mesmo.

2. Mude o Código do seu próprio estilo masculino

Explore os sapatos ao definir seu armário

O princípio de insanidade é vestir a mesma coisa esperando resultados diferentes, como o diria o lorde da sabedoria Albert Einstein. Felizmente, essa é uma solução bem simples de resolver. O segredo é mudar algum padrão na sua vestimenta, de forma bem simples.

Se você é um cara que gosta de roupas de treino para o dia a dia, experimente aquele sapato que indicamos acima, com um jeans, ou vice-versa. Se você é um daqueles caras que curtem o clássico bomber, com jaqueta de couro e óculos escuro, tente um blazer no lugar da jaqueta.

E se curte uma malha no frio, que tal um casaco de moletom para variar um pouco? Repare que só estamos mudando um único detalhe em algo que você usa de forma natural. Sem desapegos reais, certo?

3. Caia dentro das tendências, mas sem tirar os pés do chão

Explore as tendências da moda no seu armário, mas com moderação

Existe uma razão para as tendências serem tão abraçadas pelos amantes da moda: o cheiro de novidade. Ainda que tenham alguns dedos de estilistas preocupados em apresentar sua visão de mundo de uma forma mais incisiva, o público gosta de se identificar uns aos outros através de algo simples como uma peça de roupa;

Eu sei que você pode gostar dessa ideia de ser um outsider, o que é bem legal também. Mas se que dar uma variada no visual, considere as tendências, mesmo que seja só para dar aquele ar diferentão em seu armário mais básico e essencial.

A tendência da vez, por exemplo, são as roupas de malha, que geralmente misturam vários tipos de texturas e padrões em peças mais simples. Você não precisa dar uma de Jared Leto e partir para um visual completo nesse sentido. Mas considere uma peça desse estilo somado a suas próprias vestimentas.

4. Não tenha vergonha dos seus números

Por que não tentar outros números de peças no se armário

Sempre é bom saber suas medidas, para fazer escolhas certeiras de roupas, e não se preocupar tanto com a balança na hora de escolher suas peças. Mas uma forma muito simples e ousada de trazer diferença ao seu visual é justamente buscar um ou dois números a mais no seu armário.

Sabe aqueles caras que curtem basquete e futebol americano, que compram a camisa do seu time favorito mesmo que ela pareça uns dois números a mais do que o seu tamanho, e mesmo assim ficam estilosos? Então, o caminho por aí.

Calças e bermudas mais largas podem funcionar bem com caras mais corpulentos, enquanto regatas um pouco mais longas caem muito bem com caras altos. Uma mudança simples nesse ponto podem te dar esse ar fresco no visual.

5. Dê um tapa nas suas cores

Cores fazem muita diferença no seu armário

Deixa eu adivinhar: você é um cara que só curte o preto, o cinza, e de vez em quando aquelas combinações do estilo navy, com com azul, branco e preto, não é? Tudo bem, gosto é gosto e isso não se discute. Mas um dos motivos na monotonia do visual é justamente a falta de variação nas cores.

Ao invés de partirmos para as cores primárias e secundárias para quebrar um pouco esses padrões, que tal escolher uns tons de joias? Na prática, são cores simples como quaisquer outras, mas seus tons mais fortes combinam muito bem com looks mais básicos.

Ou então você pode partir para tons igualmente escuros, mas com temáticas únicas. Verde borgonha, marrom, cor de oliva, entre outras similares, caem muito bem com o estilo navy. E você pode pesquisar qualquer cor que lhe chame atenção no código RGB, só para dar um ar único.

6. Ou aposte nas texturas além da malha

Texturas também fazem grande diferença no seu armário

Se a ideia de acrescentar cores a mais não lhe agrada, que tal umas texturas? Na verdade, combinar tecidos em padrões diferenciados é uma ideia simples e muito boa para dar um bom jeito no visual sem perder sua personalidade.

Existe uma variedade enorme de tecidos que pode usar como base para montar o seu estilo com texturas. Apesar de algodão e até mesmo moletom serem boas bases para épocas específicas, é bom considerar, para ocasiões especiais, algumas coisas mais sofisticadas. De repente aquela ideia de um paletó de veludo não seja algo tão antiquado assim…

Lã, camurça, e outras texturas do tipo podem adicionar um visual todo especial ao seu dia a dia. Mas assim como você não costuma exagerar com suas próprias peças, pegue leve aqui também. O negócio é nunca se descaracterizar.

7. Vá com tudo em uma temática

O armário ganha texturas maravilhosas se bem usado

O bom de descobrir seus estilos é que você pode criar suas próprias combinações, dentro de temáticas conhecidas. É a sua forma de mostrar sua visão a respeito daquele estilo ou uma tendência toda, sem perder a própria identidade.

Separe um dia e tire tudo do armário, ou daquele seu guarda-roupa king size. Olhe as peças disponíveis, e sem provar nada, dê uma olhada no que tem à mão. Você pode descobrir aquele estilo bomber que nem tinha ideia que estava ali, por exemplo, enquanto aquela calça jeans branca que tinha deixado de usar faz sentido com aquela camisa social preta. Teste as possibilidades!

Agora é com você, meu camarada! O estilo masculino é muito versátil em estilos e ideias, sem ser extravagante. Um homem pode montar o básico do vestuário com combinações muito simples, então o que está esperando para renovar as suas? Até a próxima!