Posted in:

Armário de trabalho: roupas masculinas para começar do zero

Hey guys! Como estão essa semana? Eu acabo de voltar de uma trip pelo Peru que foi ótima.

Quem me segue pelas redes sociais pôde acompanhar as paisagens de cair o queixo que encontrei por lá. Super recomendo!

Mas como não sou agente de viagens, vamos ao que interessa, que é deixar vocês nos trinques no dia-a-dia profissional.

Então, vou falar sobre como comprar roupas masculinas e montar um guarda-roupas de trabalho.

Hoje o post é para aqueles que estão começando a carreira. Que estão entrando no mercado de trabalho e não têm um guarda-roupas com roupas masculinas que acompanhe esse estágio da vida.

Pode ser porque está na faculdade e conseguiu um estágio, porque se formou e está em seu primeiro emprego ou até mudando de profissão.

Se você percebeu que seu guarda-roupas precisa te acompanhar nessa nova fase e quer fazer investimentos certeiros, a lista a seguir é pra você, my friend.

Lista de roupas masculinas para trabalho: informal

Se seu dia-a-dia no trabalho vai ser casual-friday-style todo dia, ainda assim avalie sua agenda diária. Caso haja alguma reunião ou apresentação mais importante algum dia, dê um upgrade.

Se vai encontrar algum cliente que tenha um dresscode diferente do seu: upgrade. E por “upgrade” não quero dizer que precisa botar terno e gravata. Só uma camisa no lugar da pólo, por exemplo, já resolve.

Ou uma calça de sarja no lugar da jeans. Sacou? Bom, já que entenderam o raciocínio básico, vamos à lista:

Boas camisetas lisas neutras

Aqui pode ter quantas você quiser pois vai poder usar sempre, mas preste atenção à primeira palavrinha desse item: BOAS. Tem que ser A camiseta. Bom caimento e tecido ótimo. Dá pra fazer uma composição super bonita e atual com um blazer ou cardigã por cima.

2 camisas pólo

camisa-polo-1
Pode ser uma camisa polo mais alegre como amarelinha ou rosa e outra neutra (marinho, cinzas, cáquis e verde exército, por exemplo) ou de estampa geométrica – listras se encaixam aqui, afinal, camisa polo é o coringa do vestuário masculino.

3 camisas sociais

Saulo Medeiros veste: Calça Marrom, Camisa Listrada Roxo e Branco: Look Social para Trabalhar

Prefiro sempre as camisas sociais de manga comprida que são mais elegantes e podem ser dobradas pra refrescar e reduzir a formalidade. Saiba que se dobrou a manga vai ter que usar dobrada até o fim do dia porque ela vai ficar toda amassada, já era. Para cores e padronagens vale o que já comentei para outras peças, prefira neutras e geometria.
PS.: Se quer saber como comprar camisas sociais, veja nosso post sobre o que você deve saber sobre camisas sociais.

1 calça jeans

calca-jeans-2

Nada daquelas calças jeans justas quase legging, com rasgos e adereços diferentes, bordados, lavagens/desbotados por todos os lados. É uma calça jeans escura simples, azul ou preta, no seu tamanho e que fique bem acomodada no lugar certo. E por “no lugar certo” quero dizer, nada de cair e mostrar a cueca.

Para saber mais sobre calças jeans, temos um guia completo sobre calças jeans.

2 calças não-jeans

calça chino

Elas existem (!!). Comece a prestar atenção. Pergunte em uma loja por calças de alfaiataria. Elas podem ser de sarja ou lã tropical, por exemplo. Mas podem ser de outros tecidos também. Já que estamos pensando em um guarda-roupas coeso, pense sempre em cores neutras que vão combinar facilmente entre si, como: marinho, cinzas, cáquis e verde exército. Até temos um post sobre calças chino, já leu?

2 cintos

cintos

Um de couro marrom e um de lona, que pode ser marinho, cáqui ou verde exército (sim, de novo, anote essa cartela de cores). Claro que um cinto preto também cabe, aliás, cinto nunca é demais. #ficadica

2 casacos

casaco

 

Blazer ou jaqueta. É importante para impor mais elegância, pois em muitos momentos ela pode ser exigida. É um item importante para seu guarda-roupas, não deixe de dar uma atenção especial para os casacos. Pode ser o que for mais seu estilo. Só não vale jaqueta/casaco de time! Pelamor! Guarde para o estádio.

E se quer saber porque deve ter um blazer preto, nós te contamos neste post. Mas talvez você queira ser mais ousado e investir num blazer colorido.

1 malha de lã

cardigan-guarda-roupas-mpm

Os cardigãs, que são aquelas malhas de abotoar, são mais práticos e fáceis de combinar. Mas um suéter também vale – a opção fechada. Facilitam muito a vida quando você quer ficar quentinho mas sem aquela sensação de formalidade que um blazer ou um casaco dão. É estiloso e funciona para aquele happy hour depois do trabalho, bacanão.

1 costume marinho

terno-azul-marinho-guarda-roupas-mpm

Se for pra ter um só, vá no mais fácil de usar em situações diversas. O azul marinho é uma cor que funciona para qualquer hora do dia e época do ano. Então, se é para se ter o primeiro costume, que se seja azul marinho. Dá para trabalhar, ir a casamentos, festas de quinze anos, batizados, enterros, tudo. Sacou, né?

Aproveita e dá uma sacada no nosso post sobre 25 dicas não ditas sobre ternos que todo homem deveria saber.

1 gravata

gravata-preta-guarda-roupas-mpm

Aquela gravatinha preta, que combina com tudo, para alguma emergência. Vai que você precisa parecer importante. E acredite, este momento vai acontece, quer você queira ou não.

1 par de sapatos marrom e 1 tênis de passeio

sapato-marrom-guarda-roupas-mpm

Sapatos marrons são mais coringas que os pretos se você quer (ou pode) parecer mais informal. Eles dão um ar mais leve ao visual. Uma dica legal é privilegiar os tons de marrom mais escuros. Cores tipo caramelo exigirão mais conhecimento de estilo para combinar de um jeito maneirão.

5 meias

meias-coloridas-guarda-roupas-mpm

Meias pretas, marrons ou qualquer cor que não seja a branca. Se quiser ousar um pouco, recomendo as listradinhas e coloridas.

MAS, se você quiser e seu trabalho permitir, pode usar sapatos sem meia. Mas que porra é essa?

1 mochila ou bolsa estilo carteiro

Bolsa Masculina, Bolsa Homem, Blog Moda Masculina, Moda para Macho

Apesar de as bolsas carteiro comporem um visual mais elegante, muitos homens têm repulsa à palavra “bolsa”. Para esses, as mochilas são aceitas, desde que em materiais e modelos modernos e adultos. Podem ser de couro ou de lona, em cores neutras e alças ou detalhes em couro, por exemplo.

Relógio

Relógio Masculino, como comprar, relógio caro, relógio barato

Como os homens têm poucas opções de acessórios masculinos, um bom relógio faz toda a diferença. Para ambientes mais informais, modelos mais esportivos com pulseira emborrachada e cronógrafos são boas opções. Só não precisa ser um cebolão enorme.

Lista de roupas masculinas para trabalho: formal

Nesse caso, você precisa ir de terno e gravata todos os diazinhos. O que até facilita a vida, já que é quase um uniforme.

3 ternos

Na verdade, o que você vai ter são 3 costumes, que é a forma correta de chamar o conjunto de paletó e calça social. Terno é quando essa composição inclui um colete. Pra não esquecer, pense que Terno está relacionado ao número três. Cores que vão rolar de você usar em qualquer horário são marinho e cinza médio, podem ser lisos ou risca-de-giz.

1 malha de lã gola “v”

Um tricot assim salva. Te deixa na estica! Bom, pra quem leu o post desde o início já sabe as cores neutras que vou sugerir. Pra quem foi direto ao ponto de interesse, repito: cinzas, marinho, verde exército.

5 camisas manga longa

Camisas sociais nunca são demais. Podem ser azul, branca, rosa, lilás, xadrez pequeno ou listrada. As 100% algodão são fortemente recomendadas pois transpiram mais fácil já que vivemos quase no Saara. Evite as de tecido sintético que fazem transpirar mais e pioram o futum.

5 gravatas

Pode ser o item que as pessoas mais reparam e vai fazer a diferença se você trocar diariamente. Como as opções são diversas, sugiro as lisas, ou as com algum desenho miúdo e as listradas. A largura deve equilibrar com a sua largura. Se você for um homem robusto, uma gravatinha slim vai parecer perdida. Atualmente as mais usadas medem entre 7cm a 8,5cm.

gravata-masculino-armario-de-trabalho-mpm

1 par de sapatos marrom e 1 par de sapatos preto

Para os sapatos masculinos, os modelos de amarrar não tem erro. Mas o importante é estarem sempre engraxados e conservados.

3 pares de meias pretas e 3 marrons (basicamente)

Tradicionalmente, as meias combinam com os sapatos. Mas podem também combinar com a calça. Se for mais moderno e quiser ousar, as com estampas pequenas como listras, bolinhas ou outros motivos e padronagens ou cores neutras também são aceitas, se você tiver estilo pra tal.

1 cinto de couro preto e 1 marrom

Porque estes cintos combinam com os sapatos. Formal, lembra?

cinto-masculino-armario-de-trabalho-mpm

1 pasta de couro ou 1 bolsa de tipo carteiro.

Dá pra usar mochila com roupa formal? Dá. Pode ser uma de couro bonitona, ou de cor escura em lona. Mas passa a ideia de estudante. Melhor optar por uma bolsa carteiro se quiser algo mais moderno ou uma pasta para algo mais clássico.bolsa-masculina-bolsa-homem-blog-moda-masculina-moda-para-macho-39

Relógio

Relógios para looks formais os modelos com pulseira de couro ou metal sao indicados.

Saca só essa coleção de relógios de luxo. Só relógio top.
Bueno guys, pensando que roupa se repete, com esse tanto de peças dá pra variar bastante durante a semana e mais ainda no mês.

E por hj é só, chicos.

bjbj e até semana que vem!

Powered by Rock Convert

18 Comments

Fazer comentário
  1. agradeceria muito se você fizesse uma postagem sobre moda para jovens para ficar mais maduro.. pois eu tenho 17 anos e gosto de coisas mais maduras, como, sapatos, camisa, mas é dificil combinar sem ficar parecendo um anão kkkk

    • Fala Guilherme!
      Então, acho que o problema pra vc é o tamanho da roupa e não o estilo. Pois, essas peças no tamanho certo, dão um visual super alinhado e moderno se forem bem cortadas e de uma modelagem boa pro seu corpo. Esse look mais maduro numa modelagem clássica pra vc que tem 17 anos, realmente vai te fazer parecer fantasiado. Busque modelagens e peças mais modernas que acho que assim consegue resolver seu “nanismo” 😀

      Abração
      ps: qq coisa chama por email q vejo mais rápido 😉

  2. Com licença MPM, acabei de conhecer seu site e gostei muito, escolhi esse post pois se parece com o tópico de minha pergunta, tenho 15 anos e gostaria de saber quais seriam as peças ideais para meu dia a dia escolar. Meu uniforme escolar é uma camisa branca com 3 botões na gola ao redor do pescoço, vermelha, com o símbolo do colégio do lado direito do peito, o colégio obriga calça jeans, e tenho 3, uma mais clara e surrada da Calvin Klein, um pouco mais escura, e uma preta da levis, a qual uso mais para sair, o calçado que uso é um sapa tênis de couro da coca cola, geralmente uso um suéter da sacoor, roxo com detalhes laranjas na manga e gola, vcs tem alguma dica de outra peça que eu possa encrementar ? Casacos, camisas quadriculadas, jaquetas. Obrigado pela atenção e descupe o texto, João H. Malafaia.

    • Fala João !

      Bora aliviar suas dúvidas, mas primeiro me ajuda com algumas pra poder te ajudar melhor?

      1. Não entendi direito se a camisa do uniforme é polo?
      De qualquer forma, o suéter roxo com detalhes laranjas na manga e gola usado junto com a camisa do uniforme aparecendo a parte vermelha pode virar meio samba-do-criolo-doido. Se quiser, me manda uma foto disso aí pra eu entender melhor.

      [ pode mandar por inbox no face https://www.facebook.com/fitconsultoriadeimagem ]

      2. Vc comentou que o colégio pede q os alunos usem calça jeans e comentou q tem um calça preta da Levis que usa mais pra sair. Então essa está fora do uso como uniforme? Explica melhor isso. Mas mesmo se vc tiver essas 2 calças jeans q comentou, a mais clara e outra mais escura, já tá td certo. Talvez ter mais uma pra revezar, se rolar, facilita pra poder lavar e secar etc. Calças jeans realmente são mais resistentes e mostram menos sujeira mas é bom não abusar né?

      3. Rola usar bermuda? Se rolar, poder ser uma boa!

      > [Aqui já não é uma dúvida, já é uma resposta pra vc]
      Sobre o tênis, é bom ter mais de 1 (2 tá de bom tamanho já) pra poder fazer um rodízio de uso, deixar o tênis respirar e dar um descanso pro próprio calçado mesmo. Mas essa sua opção pelo modelo de couro da Coca-Cola é uma boa sim 🙂

      E pra dar essa incrementada que vc quer, se não tiver um calor danado, o uso de uma terceira peça como uma camisa xadrez pode ser uma boa sim! Se já tiver um ventinho que dê pra usar um casaco leve, um cardigan (que é a versão aberta do suéter) ou uma jaqueta de ziper, por exemplo, são boas opções.

      Precisando é só chamar! Os comentários estão abertos pra vcs comentarem e tirarem dúvidas mesmo. Manda bala !

  3. Oi Cami,

    Meu nome e Guilherme e sou vegetariano. Com essa opção, acabo por não consumir produtos de couro.
    Tens alguma dica como alternativa para os itens sociais de couro? Como sapatos, cintos, bolsas e relógios.

    Obrigado!

    • Oi Guilherme!

      Mto legal sua pergunta. Me deu oportunidade de pesquisar um pouco sobre o assunto.

      Eu conhecia uma marca chamada Canna que se vc curte essas bolsas carteiro, pode ser uma boa dar uma olhada. A King 55 tbm é uma BEM bacana onde vc pode encontrar sapatos mais modernos. E as marcas acima normalmente tbm tem acessórios como cintos, por exemplo, em material sintético. Tem que ver nas infos de composição do produto q normalmente esses produtos possuem.

      Se puder, compartilha comigo as lojas q vc costuma comprar?

      Super obrigada 🙂

      • Oi Camila!

        Obrigadão pela resposta. Eu não tenho uma preferência por lojas, mas geralmente procuro lojas que tem um preço mais em conta, ainda mais por eu ser estudante, hehehe.

        Sobre sapatos, vi que na Dafiti, Renner e outras lojas de fácil acesso tem vários modelos em material sintético. Mas cintos, carteiras e esses outros acessórios, quase nunca acho. Uma vez, sem querer, encontrei na Gang uma carteira com material sintético e descobri que todas de lá são com material sintético. Achei super legal.

        Novamente, obrigado pela resposta! Ah, adorei o blog =)

  4. Ola!
    Bem tenho 24 anos e trabalho em contabilidade e algumas vezes respondo em RH da minha empresa , gosto de usar ternos,mas porem neste tempo faz muito calor(Angola) e gostaria que me dessem alguns conselhos para o meu dia a dia, como posso combinar e não deixar de ser formal pós a minha função exige.

    conto com vocês

    • Boas Joel! Sei qual é o seu problema! Contudo, usar só uma camisa branca de tecido fresco e umas calças formais também com um tecido mais fresco não deixa de ser formal, por isso acho que é a sua opção. Experimente combinar com um colete de tecido fresco também, por causa do calor. Espero ter ajudado. Abraço

    • Oi Joel !

      Da calça e camisa vc não vai conseguir fugir, então a dica do Pedro para buscar por tecidos frescos é ótima ! ( ps: valeu o adiando, Pedro! )

      Procure usar to-das as peças em tecidos naturais como algodão (tricoline também é desenvolvido com algodão, mto usado em camisaria), o algodão egípcio tbm é uma ótima escolha pois é bem macio e fino por isso, não dá a sensação de peso no corpo. Para peças de alfaiataria, a lã fria é o que pode te ajudar. Ela proporciona um excelente conforto térmico, não esquenta no verão e é confortável também no inverno. E o linho pode ser uma opção tbm apesar de ter uma sensação pesada em algumas composições e amassar bastante. Os tecidos naturais permitem melhor ventilação, e se optar por cores mais claras que refletem o calor, vai dar uma refrescada maior 😉

      Boa sorte 😉

  5. Excelente texto! Parabéns. Senti que mostrou de uma forma simples e coesa o que deve ser feito para começar um guarda-roupa do ZERO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *