Posted in:

Barba para rosto redondo: conheça os tipos, estilos e modelos!

barba rosto redondo

Quando você monta o visual no rosto, cada detalhe faz a diferença na hora de chamar atenção naquele primeiro olhar. Os tipos de rosto, os detalhes de cada parte, tudo importa. E por falar na sua cara, é possível ser criativo e bem estiloso com as possibilidades, e você pode começar com a barba para rosto redondo. Mesmo que a questão pareça limitada de primeira.

Uma das formas mais eficientes de cuidar do seu visual é se atentar aos detalhes do corpo. Tem quem ache isso exagero ou ser muito perfeccionista, mas os bem versados na arte do bom gosto sabem que trazer esse tipo de “limitação”, na verdade, abrem a mente. Vamos te mostrar os detalhes começando pela sua cara.

Veja só como é simples de encontrar os melhores estilos e tipos de barba para o seu rosto mais arredondado.

Tipos de barba para rosto redondo

O rosto redondo muitas vezes é associado com os caras mais gordinhos, mas nem sempre é verdade. Rostos redondos se caracterizam por terem exatamente as mesmas proporções de largura e comprimento, o que dificulta a formação de ângulos mais definidos e linhas retas no rosto.

Por conta disso, a testa costuma ser relativamente pequena, e a distância da parte de baixo do nariz para o queixo é menor que o próprio nariz. São esses detalhes que fazem os traços darem a impressão de serem um pouco mais “cheinhos”.

Com esses detalhes, fica um pouco mais fácil pensar nos tipos de barba para rosto redondo. Aqui, o ideal é que os pelos faciais ajudem a alongar o rosto, dar a impressão de que são um pouco mais finos e com linhas bem definidas. Ou partir para a linha oposta, de enaltecer os traços arredondados com um ponto de visualização mais nítido.

Vejamos uns exemplos.

Cavanhaque bem definido

É a forma mais simples e mais prática para trazer os efeitos de um rosto mais alongado para a cara redonda. São mais simples de cuidar e aparar, e ainda te livra de uma sessão específica do rosto que contribui para o formato arredondado – as bochechas, no caso.

Estilos executivos

Os estilos executivos costumam cair basicamente com qualquer tipo de rosto, mas para os redondos ele parece encontrar um pouco mais de familiaridade. É um estilo que não pede tanto por uma barba volumosa, assim você pode estilizar com mais cuidado, evitando um destaque nas bochechas, e mudar um pouco as linhas do rosto. Ou no nosso caso, criá-las mesmo.

Destaque na linha do maxilar

Uma das características comuns e pouco desejadas a muitos caras é a papada. O acúmulo de gordura, que pode ser muito ou bem pouco, se torna um problema para muitos barbudos, e apesar de ser evitado com alguns cuidados na saúde, você pode cuidar desse aspecto no visual com estilos que criem essa linha horizontal no maxilar.

Conforme ganha comprimento, o visual disfarça mais a papada, e pode dar algo até mais pesado no seu estilo. Uma cara de mau, sabe?

Barbas para rosto redondo e careca

Tem homens que detestam apelidos como “cabeça de ovo”, graças ao rosto redondo e a falta de cabelo. Independente da forma como lida com as piadinhas, na questão visual tem formas práticas de lidar através da barba.

O cavanhaque costuma ser a melhor ferramenta aqui, por dar um destaque bem focado, que fica melhor ainda quando você mantém ela pouco volumosa e alinhada. Se quiser, pode até explorar algumas alternativas mais ousadas, como o Van Dyke, por exemplo. Dá um pouco mais de classe.

Outra alternativa complementar ao estilo, sobretudo se você não é careca, mas sim calvo, é dar um destaque nas costeletas. Ao invés de ter aquela vergonha ou mal jeito com “o campo aberto cercado por uma enorme muralha”, você pode explorar como uma opção de estilo. Com um bigode você traz o melhor do século XIX, e com sobras de estilo, jovem.

E combinando a ideia de costeletas e o maxilar como um todo, você pode explorar aquela barba mais “mexicana”, com um pouco mais de volume no pescoço, tirando toda a barba nas bochechas. Prático, e você cria aquela aparência um pouco mais intimidadora, bem equilibrada com o sorriso simpático.

O que evitar?

Barba desalinhada é a chave para se evitar problemas com o visual, jovem! Uma vez que não há linhas bem definidas no próprio rosto, uma barba que não consiga ter esse desenho bem feito acaba exaltando o aspecto oposto, e causando no mínimo estranheza.

Também evite a barba em excesso nas bochechas. Como é uma área que acaba destacando mais o rosto redondo, o ideal aqui é desenhá-las para sigam ao maxilar, isso se não for tirar de uma vez. para manter o visual estiloso onde se deve.

Caso tenha dúvidas ou não consiga aplicar os estilos como deseja, uma boa dica é ir ao barbeiro. Não, não é atestado de falta de habilidade ou desperdício de tempo: um bom profissional vai te dar a ajuda perfeita para deixar seus pelos faciais no jeito, e ainda dar umas dicas para que cuide bem também.

A barba para rosto redondo poderia trazer suas dificuldades, mas o bom de buscar referências é descobrir e perceber que tudo pode ser transformado em algo positivo, a deixar seu visual como se deve. Não deixe de se cuidar, jovem, e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *