Posted in:

Blazer preto: descubra o porquê você deve ter um

Fala galera, tudo bom com vocês? Estou sentindo falta de falar sobre estilo e indicar algumas coisas.

Estou aqui animado para fazer um post foda sobre uma peça que eu realmente acredito que todo homem deve ter.

Um blazer preto.

Pessoal, o blazer preto é uma peça fundamental no guarda-roupas de qualquer cara que saca das coisas. Pelo menos um mínimo. Tá bom, se você não saca nada, não tem problema, eu te falo que você deve ter e pronto.

Mas pô, Diegão, por que um blazer preto é tão necessário assim? Vou te contar.

A necessidade do blazer preto

Meu, pense na seguinte situação: Você é um cara esperto e deixa um blazer preto no trabalho. Ele fica lá, quieto.

Um belo dia, você foi trabalhar de camiseta branca, calça jeans e tênis (lembrando que você já sabe usar um tênis, nós já falamos sobre isso neste post).

Um estilão normal para um monte de gente, né?! Mas aí aquele cliente te liga e você precisa estar mais arrumadão pra reunião.

Pronto, seus problemas acabaram porque você tem um blazer preto para te deixar apresentável para a reunião! RÁ! E olha que essa é só uma situação hein!

Mas vamos a outra: Você está chegando em casa, cansadão, todo amassado, depois de ter saído mais cedo do trabalho porque o dia foi difícil e o que que acontece? Aquela gata que você conheceu no almoço há algum tempo, que trabalha naquela empresa perto da sua e você está doido pra pegar te liga no fim do expediente. OPA! Oportunidade! Você atende:

– Oi, Pri*, tudo bom?

Aí ela diz

– Oi Luiz*, tudo bom e você? Já saiu do trabalho? Estava pensando da gente encontrar, beber alguma coisa… Não estou afim de ir pra casa hoje e pensei em te ver…

PUTA QUE O PARIU! É isso que você pensa neste momento. FUDEU MERMÃO! É a segunda coisa que passa na sua cabeça. E AGORA? É a terceira. Mas você, como um macho alfa experiente e sagaz, diz calmamente:

– Pô, Pri, boa idéia! Estou terminando um relatório aqui e devo demorar mais uns 20min. Te encontro no Bar do João as 19h, beleza?

Ela responde:

– Legal! Te vejo lá! Beijo!

A ligação termina e você sente a necessidade imediata de melhorar seu visual em questão de segundos, afinal não vai ter tempo de se arrumar. Qual o segredo??? Ahhh, você já captou a informação! Um belo de um blazer preto que você tem guardado no armário!

Pronto! você deixou de ser um cara que estava subindo o elevador do seu prédio assim:

este do meio é você, chegando do trabalho puto da cara de tão cansado.
este do meio é você, chegando do trabalho puto da cara de tão cansado.

E depois da ligação da Pri, como num passe de mágica, você desce o elevador assim:

este é você, depois de vestir um blazer preto, indo encontrar a Pri.
este é você, depois de vestir um blazer preto, indo encontrar a Pri.

Está vendo o poder de um blazer preto?

Bom, o fim da história escrevam vocês mesmos! Que tal nos enviar? #ficadica

PS.: Pri e Luiz são personagens fictícios.

Beleza, Diego, já entendi que eu devo ter um. Mas eu não tenho. Como eu compro?

Tipos de blazer

Primeiramente, vamos saber a diferença entre blazer e paletó, beleza? Paletó e aquele que você compra junto com calça, do mesmo corte e cor, o famoso terno. O blazer é quando você compra apenas ele,  que tem mais variedade de cores e tecidos. Pronto, é simples assim e agora você já sabe. Mas, existem algumas diferenças entre eles e eu vou te dizer.

Blazer preto 1 botão

Blazerzão mais descolado, para usar com qualquer coisa por baixo. Camisa polo, camiseta, etc, sendo muito versátil. Este tipo de blazer costuma ter tecidos mais leve e serem mais ajustados. Para usar na balada, na saída descontraída, etc.

blazer-preto-um-botao-2

blazer-preto-um-botao-1

Blazer preto 2 botões

O blazer 2 botões é o estilo inglês e tem muitas aplicações. Pode ser usado em qualquer situação até no trabalho e casamentos e o lance dele é exatamente este. Só tenho uma dica fundamental para você: só se abotoa o primeiro botão.

blazer-preto-dois-botao

blazer-preto-dois-botoes

Blazer preto 3 botões

Esse é aquele basicão, que vocês está mais acostumado. Como blazer mesmo é mais difícil de se encontrar, normalmente é um modelo mais usado em paletós. Mais formalzão, é indicado usar em situações que exijam mais elegância, mantendo a combinação da calça no tom do blazer e tal. Usa-se mais como terno mesmo. Pense nisso. A dica continua: só se abotoa os dois primeiros botões.

blazer-preto-3-botoes-2

blazer-preto-3-botoes-1

Blazer preto transpassado

Esse é um blazer antigão mas está numa moda danada! Os caras mais antenados curtem e vou te dizer que dá pra fazer uns estilão bacana com ele viu! Se você não conhece, de primeira pode dar uma estranhada, mas se acostuma e vai ver que vale a pena experimentar! Se liga:

blazer-preto-transpassado-1

blazer-preto-transpassado-1

9 jeitos de vestir ternos e blazers sem ser formal demais

Comprar e vestir ternos é muito parecido com fazer um seguro:

trata-se de um investimento caro, mas que traz ótimos dividendos no futuro.

E considerando o quão importante pode ser o uso desse traje em algumas situações, é fácil falar que os ternos, bem como os blazers, sejam um verdadeiro seguro de vida.

E tão sábio quanto escolher um bom terno, é comprá-lo com bons preços. Aliás, um cara esperto sabe equilibrar bem estilo, finesse e bons preços.

E é nesse sentido que vamos te ajudar: não só com uma boa conversa para conseguir uns valores melhores, como alternativas no visual para não ficar muito formal.

Vestir Ternos é ser Fluído como a Água

Ternos com cores neutras
Vestir Ternos e blazers é ser versátil no visual

Sejamos sinceros: o verão não é a melhor estação para comprar um terno ou um blazer por razões óbvias. Mas ainda assim, haverão situações em que isso será inevitável, e só de imaginar aquele calor insuportável, logo bate aquele questionamento se vale estar na ocasião ou não.

Mas não é preciso chegar ao ponto de desistir do evento, jovem. O segredo para comprar um bom terno e um bom blazer são os tecidos. Considere a estação em que está, ou a que vem em breve, e busque pelos materiais que mais se adaptam ao ambiente.

Lã de Merino, por exemplo, é um ótimo coringa pra esses momentos, pois ele isola bem a temperatura. Combine isso com cores mais neutras ou claras, e voilá.

O poder de um bom Esportivo

Ternos esportivos
Você pode apostar bem em esportivos ao Vestir Ternos

Não é um carro esportivo, embora a ideia seja muito boa se você tiver grana pra isso. Combinar trajes esportivos com formais pode não ser uma boa ideia principalmente entre aqueles grupos que levam o tradicional à risca. Mas nada impede de você tentar: lembre-se que estamos em uma época em que os homens podem explorar ao máximo seus visuais.

Só que tem um detalhe nisso: não faça as combinações de qualquer jeito, pegando as primeiras peças que encontra no guarda-roupa, ou terá uma tragédia anunciada no corpo. Vestir ternos tem toda uma classe que você precisa seguir.

O segredo aqui é conhecer as camadas dos seus trajes: o blazer cai muito bem com uma camiseta de gola V, por exemplo, mas não muito com aquela polo de tecido mais grosso. Teste, mas atente-se a esses detalhes.

Formal-Casual

Ternos casuais
Varie entre o formal e o casual ao Vestir Ternos

Para se vestir ternos, como bem se sabe, acabamos nos limitando por um conjunto de peças imutáveis. Mas para os caras que gostam e não querem se prender a usar como em ocasiões formais, é possível a seguinte combinação: blazer, calça social, cinto, sapatos derby, e camiseta.

Sim, daquelas camisetas sem estampas, somente a cor. O blazer pode pode ter suas mangas puxadas até a altura do braço para ficar estiloso também. A dica aqui é criar padrões de cores que não sejam opostos. Mesmo que você curta um contraste, elas também precisam de uma coerência.

Blazer e botas?

Terno com bota
Botas masculinas caem bem ao Vestir Ternos

A menos que o ambiente de trabalho não permita, as botas masculinas podem cair muito bem com os ternos e blazers. Estes últimos servem ainda mais para aquela festa de aniversário ou casamento. As botas chelsea se destacam ainda mais aqui, com seu design na estica para os trajes sociais.

Usar botas masculinas junto a um terno executivo, ou aquele look mais básico, também evoca um outro estilo há muito esquecido: os rockers. Pense nas bandas da época dos Beatles, com aquele visual um pouco mais comportado, e que ainda assim causava e muito bem os corações apaixonados.  Por que não trazer isso de volta?

Sempre aposte no preto

Ternos pretos
Preto é uma grande forma de Vestir Ternos com estilo!

Elegância, estilo, aquela carteirada maneira quando chega na balada. Trajes totalmente pretos em suas peças, quando bem combinados, adicionam aquele ar de sobriedade e mistério, que junto a uma atitude confiante, causam aqueles pequenos choques de excitação.

E para dar aquele “tchan” de vez no visual, o importante aqui é trazer o mesmo padrão de preto em todas as suas camadas do traje. A ideia é causar mesmo, ainda mais nos haters que não gostam do preto básico. Além de básico, ele é muito F@#$.

Não deixe o padrão alfaiate de lado

Ternos de alfaiataria
Alfaiataria é uma boa tendência ao Vestir Ternos

Um terno é ótimo para dar um up no visual. Uma versão mais simples dá aquela segurança, mas da mesma forma, te deixa um pouco acomodado também, já que esses padrões podem ser difíceis de quebrar.

Só que isso não é só possível de resolver, como é muito recomendado também. Buscar outros padrões de alfaiataria é interessante principalmente por trazer variedade em ambientes menos restritivos. Ainda assim, busque o simples: buscando apenas o essencial, você terá um bom destaque sem precisar reinventar a roda da moda.

Misture mesmo, e daí?

Blazers diversos
Não perca a ousadia ao Vestir Ternos, misture bem!

A dica que demos acima te permite ser um cara um pouco fora da curva sem ser abusado demais, mas a dica aqui realmente joga o livro de etiqueta com os trajes pela janela. Quando se sentir de saco cheio, dê uma olhada em todas as peças de terno que estão no guarda-roupa.

Viu? O que gostou mais? Separa uma peça de cada traje diferente, e mostre essa mistura para os amigos e namorada. Saber combinar bem os padrões diferentes é uma forma simples e ao mesmo tempo poderosa de ser criativo, além de não deixar o seu armário chato na hora de vestir ternos.

No fim, você economiza uma boa grana buscando um novo traje que estava ali o tempo todo, só você não viu.

Blazer fora, jaqueta dentro

Jaquetas diversas
Ao invés de Vestir Ternos, você pode optar por jaquetas

Usar blazers com calças sociais é algo que se espera de qualquer bem entendido de moda em alguns lugares. Mas que tal deixar essa peça de lado um pouco, a favor de uma jaqueta? Eu sei que vão ter muitos estilistas irritados, mas e daí?

Buscar uma jaqueta biker de couro, ou aqueles modelos de algodão, ou então aqueles casacos de campo, junto a peças tradicionais dos meios formai, dão um ar rockabilly bem curioso. Só tenha certeza que a ocasião para onde vai seja possível ousar assim, para não dar gafes.

Seja contemporâneo nos calçados

Ternos esportivos
Ser contemporâneo ao Vestir Ternos abre mais possibilidades para um peça tão interessante

Lembra que falamos dos sapatos masculinos serem uma forma de combinar com o visual? Na verdade, de serem essenciais para dar um sentido completo ao traje? Pois então, um jeito muito moderno de quebrar os padrões com eles, sem perder o fio da meada, é buscar um bom sneakers para complementar o seu blazer ou terno.

Deixe a gravata de lado nessas horas, busque padrões de cores que combinem bem, e use os sapatos mais informais como um meio de mostrar sua versatilidade, e ao mesmo tempo um pouco de ousadia também. Quem pensaria num tênis simples branco em cores mais formais?

Viu como é fácil vestir ternos e blazers de formas simples, sem exageros, e ainda ficar estiloso? Esse é o benefício da modernidade, e que um homem inteligente pode aproveitar muito bem. Não se esqueça dessas dicas, e até a próxima!

É isso aí, galera! Agora é com vocês! Abraço!