Posted in:

Camisas sociais masculinas: 10 dicas para fazer valer o seu dinheiro

Aprenda a usar uma boa camisa social e não fazer feio na hora de se vestir.

Fala rapaziada, tudo certo?

Hoje estou afim de falar de uma coisa que me incomoda muito:

comprar camisas sociais masculinas com o caimento certo.

É foda, cara! às vezes a gola fica larga, ou o comprimento é demais, a manga fica curta ou longa, o ombro não encaixa, a camisa fica larga… Um saco!

É meio frustrante você chegar com aquela aquela camisa social bonitona aberta, com uma camiseta estampada por baixo, e descobrir que a ocasião não tem nada a ver com essa ideia, não é verdade?

Foi pensando nesse ponto que separamos esse guia com algumas dicas para deixar essa peça de roupa perfeita para qualquer ocasião.

Mas antes de te dar as dicas certas para comprar camisas sociais, pense em 2 coisas fundamentais:

1) Saiba o Tamanho da Sua Camisa Social

Camisa social masculina

Porque antes de saber como a camisa social deve estar no seu pescoço ou as medidas certas dos braços, é importante saber seu tamanho. Para facilitar, vá em alguma boa loja de camisas sociais e experimente algumas.

Normalmente os vendedores deste tipo de loja tem este conhecimento.

Outra alternativa é pedir que a loja faça um modelo sob medida para você. Muitas lojas oferecem essa opção, o que é ótimo para quem busca um modelo especial para certas ocasiões, além de uma boa desculpa para se manter em forma caso esteja nessa estrada do fitness faz um tempo.

2) Ache seu estilo

Sim, existem estilos de camisas sociais – tipo classificações – como regular fit, slim fit e extra-slim fit. Mas como não existe padronização para isso, cada marca segue sua “classificação”. O lance é experimentar cada estilo e saber qual combina mais com você. Mas para mim, cada ocasião pede um tipo de camisa social. Pra facilitar sua escolha, vamos separar aqui as características de cada um dos modelos.

Tipos de Camisa Social Masculina

Regular Fit 

É a camisa social padrão, com um corte mais reto e sem grandes detalhes. Ela costuma ser mais folgada no peitoral e na cintura, e é a porta de entrada para todo cara que deseja aquele estilo mais sofisticado.

Camisa Social Masculina Azul

 

Slim Fit

É uma camisa mais justa no corpo, e se destaca por ter a costura das mangas mais rente nas axilas. É um modelo que pode ser usado sozinho, sem gravatas ou uma outra camiseta por baixo, por dar um bom destaque ao corpo. Para ocasiões como coquetéis e festividades mais informais, é um bom modelo para você que curte um estilo mais chamativo.

Camisa Social Masculina

Extra-Slim Fit

Ainda mais justa, ela é ótima para visuais mais ousados, e conta com desenhos bem diferentes para uma camisa social masculina regular. Porém, cabe o mesmo conselho para quem deseja usar uma Slim Fit normal: confira as medidas de ombro, peito e manga. Mesmo que ela seja mais apertadinha, ela não pode atrapalhar os seus movimentos, ou pior ainda, destacar os pontos que você não tá muito interessado em expor.

Camisa Social Masculina

E aí, curtiu os estilos? Agora que você já tá ligado nas dicas, vamos para aquelas dicas espertas para quem deseja usar uma camisa social masculina mais estilosa para montar não um, mas vários visuais.

5 Dicas para Usar uma Camisa Social Masculina

Se liga na gola

Você deve conseguir enfiar um dedo entre a gola e o pescoço. Nem mais, nem menos. A gola é uma peça importante na camisa social masculina, mas que só é lembrada quando o usuário precisa de uma gravata pra prender nela. E é justamente o tipo de gola que pode determinar como será o seu estilo, se será mais casual ou mais formal. Olha só os tipos mais adequados pra você entender melhor como funciona.

Gola Clássica

O mais tradicional, o mais comum, e também o responsável pelos homens não prestarem tanta atenção nele. Isso porque os colarinhos desse tipo não chegam a ter destaque para si, o que é ótimo por adicionar mais opções no visual, como gravatas, por exemplo. Todos os tipos de camisa social podem possuir esse colarinho.

Camisa Social Masculina

Gola Italiana

Mais comum em ambientes corporativos e formais, esse tipo de gola pede por uma gravata. Embora tenha mais variações de tamanho e espaçamento entre as pontas do que o tipo anterior. Deixa seu visual foda se usar num terno completo. Se for uma camisa social masculina Dudalina então, nem se fala.

Camisa Social Masculina

Colarinho Francês

Camisas com esse tipo de colarinho são perfeitas para momentos mais casuais. Suas pontas podem ser presas ao corpo da camisa, e aqui não é necessário uma gravata para ficar mais estiloso. Aliás, um trend muito comum é usar um modelo desses de manga longa, estampado e com tudo abotoado. Se combinar com um penteado bem feito e um jeans não muito chamativo, fica melhor ainda.

Camisa Social Masculina

2) O Cuidado na Envergadura

A costura dos ombros deve estar na “linha dos seus ombros”, não pode estar antes de começar seus ombros nem depois da linha deles. Isso é bem simples de entender: se passar da envergadura, ou ficar antes dela, a camisa social simplesmente não cai bem. Você fica com aquela impressão de que o defunto era maior ou menor, e isso traz mais risadas do que aqueles olhares interessantes.

Por isso é bom pegar aqueles modelos sob medida. Como eles tiram todas as medidas do seu corpo, não terá chances da camisa ficar fora dos padrões. E você pode inclusive usar estes modelos específicos como referência para outras camisas “avulsas”, pra ver quais delas se encaixam em você e no seu estilo.

Camisa Social Masculina

3) A costura do lateral deve ficar reta

Sabe a dica ali em cima? Então, o mesmo vale para a costura do lateral da camisa. Ela deve estar ajustada ao seu corpo, confortavelmente. E é por isso que você deve tomar cuidado ao escolher camisas sociais slim fit e extra slim-fit. O formato delas, mais justo ao corpo, pode dar aquela definição de fora de forma que você não gostaria.

Um ponto aqui que pode facilitar essa camisa muito justa é justamente o caimento. Se a camisa estiver bem alinhada nos ombros, é bem provável que fique ajustada na cintura. O tamanho nessas horas influencia, já que não deve ficar nem muito apertada (percebida pelas dobras na camisa) ou folgada (percebido pelo espaço sobrando quando você coloca a camisa por dentro das calças, por exemplo).

Fique ligado nesse detalhe, mesmo que seja uma camisa social masculina Regular Fit.

4) Fique de olho nos punhos

O punho das mangas devem estar alinhados exatamente onde termina seu antebraço e começa suas mãos, bem certinho! Pode não parecer, mas os tipos de mangas também fazem aquela diferença na camisa social masculina, sejam elas usadas normalmente, como dobradas.

Aliás, aqui cabe um conselho de amigo: se você ainda não manja sobre dobrar as mangas, prefira uma camisa social de manga curta, ou não use. Fica muito feio dobrar o punho das mangas de qualquer jeito. E não se esqueça de abotoar os punhos: além de melhorar sua mobilidade com a camisa, vai deixar seu visual bem mais sofisticado.

Camisa Social Masculina

5) A camisa não deve ser comprida para bater no seu joelho

Ela deve ter um bom comprimento para que você possa usá-la para dentro da calça e fique comportada. E mesmo que as use fora da calça, como as camisas sociais masculinas jeans, por exemplo, não é legal que ela seja comprida. A ideia é justamente evitar todos aqueles pontos que discutimos antes – envergadura, corte e punhos. Não estamos mais nos anos 90 em que modelos assim tinham sua parcela de público, então atente-se a isso.

6) E se ficar folgado/apertado embaixo dos braços/punhos?

Esse é um problema bem comum com as camisas sociais masculinas aqui no Brasil. Cada marca trabalha com seus próprios padrões de tamanhos, e o resultado dessa falta de uma universalização é a compra de modelos que quando não apertam nos punhos, apertam debaixo do braço. Nesses casos não tem muito jeito, é ir testando as marcas de acordo até encontrar o tamanho ideal. Listamos algumas das marcas abaixo pra você dar uma olhada.

Se mesmo assim você não encontrar um modelo confortável, aqui vai uma dica minha: pegue a tamanho 5, geralmente a maior, e peça a um alfaiate ou costureira ajeitar as partes que ficaram muito folgadas para as suas medidas. Dependendo dos ajustes, pode até sair mais barato do que fazer um modelo sob medida.

Camisas Sociais para Todos!

Agora que você já tá bem esperto na hora de escolher sua camisa social seguindo nossas dicas, que aliás demos uma boa atualizada pra você ficar ainda mais ligado nesses detalhes, separamos mais algumas dicas de estilos. E quando falamos que temos camisas sociais para todos, é todos MESMO! Veja só algumas das nossas sugestões.

Para os Mais Gordinhos

Existe uma dificuldade muito comum entre os mais gordinhos ao usar a camisa social que é a sua forma mais formal. Para não ter problemas com isso, e alongar um pouco a forma do corpo, procure por camisas sociais que valorizem ainda mais as linhas verticais. Todos os modelos de camisa social possuem, mas você vai encontrar uma versatilidade maior nos modelos Regular Fit.

Outra dica muito boa é deixar o último botão da camisa desabotoado. Além de dar uma boa alongada no corpo, não vai atrapalhar o seu visual se usada junto com um paletó ou terno completo. Vai ficar bonitão, te garanto.

Camisa Social Masculina

Para os Caras Depois dos 40

Os homens da casa do “enta” podem ficar ainda mais estilosos e elegantes com uma camisa social masculina. Você pode tanto optar pelo regular fit, com modelos listrados e combinando com calças sociais – uma dica que recomendo é olhar o estilo do ator George Clooney que vou colocar mais embaixo -, como uma smart fit, mas tomando aquele cuidado pra não ficar apertado na cintura.

E se quer dar uma ousada, é só procurar modelos um pouco mais soltos, e que te permita até usar ela com uns botões mais soltos para dar aquele charme sem exagerar.

Camisa Social Masculina

Para o Cara Engravatado

Se você é daqueles que precisam da camisa social masculina no dia a dia por questões profissionais ou uma vida de festas muito agitada (acontece ué, tem cara bem sortudo por aí), os modelos precisam ser bem mais ajustados para que possam se combinar com o terno sem grandes discrepâncias.

Nestes casos, opte por camisas sociais de cores mais neutras (branco, azul, cinza, creme…) para que combinem tranquilamente com o terno. Agora, se vai pra balada, faça bom uso daquela camisa social slim fit ou extra-slim fit, e coloque todo seu garbo e elegância para funcionar.

Camisa Social Masculina

Algumas Marcas de Camisa Social para você ter uma boa referência

Agora pra fechar bonito, vamos trazer umas boas marcas de camisas sociais masculinas pra você ter uma referência boa na hora de comprá-las, ajustá-las, e tudo mais. Vamos considerar não apenas preço, mas a qualidade e onde elas são melhor utilizadas, certo? Vamos lá.

Dudalina

É perfeita para você começar a comprar boas camisas sociais masculinas para qualquer ocasião. A Dudalina é bem variada em suas linhas, e seus desenhos são perfeitos para as várias ocasiões. E a qualidade é excelente, com um toque italiano que faria Don Corleone orgulhoso.

Camisa Social Masculina

Calvin Klein

Cara, a Calvin Klein não faz apenas cuecas boas, mas camisas sociais masculinas também. Ela pode não ter a mesma variedade de estilos como a Dudalina, mas a qualidade é tão boa quanto. Se você procura por modelos mais simples, principalmente para o trabalho, essa é a marca para você.

Camisa Social Masculina

The Lotus Project

Se você quer uma boa camisa social para causar aquele charme, a Lotus Project é perfeita pra você. Sério, os caras que acompanharam nosso outro post sobre camisas mandaram muito bem na proposta, e seus modelos são direcionados para aqueles encontros especiais, em que todo o seu poder de sedução é post à prova.

Camisa Social Masculina

Zak

A Zak é uma das veteranas no que diz respeito à moda masculina. E essa experiência é muito bem sentida em seus modelos de camisas sociais que podem ser usadas em qualquer época do ano, em qualquer ano, pois elas não ficaram fora de moda. Se você é daqueles que renovam o guarda-roupa de tempos em tempos, aqui está a sua marca.

Camisa Social Masculina

Sérgio K.

Já disse por aqui o quanto gosto da Sérgio K? Os caras sabem como dar um toque brasileiro a cada peça qu fazem, e isso não é diferente com as camisas sociais masculinas. E o resultado disso são modelos fodas que servem para qualquer ocasião. Se você é um cara que sempre precisa de um modelo à mão para ficar estiloso na hora de sair, tá aqui a sua marca.

Camisa Social Masculina

Informação pra caramba, não é? Mas agora você não fica mais na mão na hora de escolher uma camisa social masculina. Ah, e só pra não perder o hábito, não se esqueça de uma lição essencial: não use camisa social masculina folgada! Você só vai passar vergonha. Faça bem sua escolha, e mostra pra gente depois como ficou. Forte abraço!