Posted in:

Combinando um bom chapéu masculino com seu visual no inverno

Fique esperto com algumas opções para combinar com seu estilo!

Quem diria, não é? Há muitas décadas atrás, o chapéu masculino era uma peça fundamental na indumentária de qualquer homem de respeito, e com o passar dos anos foi caindo para uma peça secundária até se tornar totalmente opcional. Não que fosse ruim, é claro, só deixou de ter uma importância tão grande… Até voltar a ter seu destaque.

Sempre começa lá na mídia, com artistas dos mais variados segmentos colocando seus chapéus em destaque junto ao visual, dando boas ideias aos mais curiosos. E o lado bom disso tudo agora é que não há aquela necessidade de esperar o verão ou a primavera chegar para fazer esses testes, já que o inverno também é um bom momento para colocar alguns modelos em prática.

E não, você não vai ficar nem com cara de velho, nem com cara de brega se considerar aquela boina para os seus trajes. Mas já vamos chegar nessa parte. Em primeiro lugar precisamos considerar o que deve entrar entre os chapéus masculinos para o inverno.

Quais as melhores opções de chapéu masculino para o inverno?

Antes de considerarmos os chapéus em si, é bom levar em conta a estação também. Enquanto os bonés e outras opções de materiais mais leves refrescam a cabeça no verão, os modelos a serem usados nas épocas mais frias tem a função mais básica de esquentar a cabeça e se proteger da friagem. E só daí combinar com outras peças do seu vestuário.

Quando você segue por esse caminho fica mais fácil não só de considerar quais chapéus comprar, mas quando usar. Apesar de termos um frio bem característico aqui, não chega a ser pesado como em outras regiões do planeta, o que de certa forma justifica sua falta pela maior parte da população masculina no Brasil.

Mas isso é a maioria cara, e você não faz parte dela, certo? Não ao menos no que diz respeito aos chapéus. Agora que já levamos esses pontos em consideração, vamos explorar as opções de chapéus masculinos de fato.

Boina

O Chapéu masculino pode ser bem resumido na boina, se quiser

Boinas são um clássico, literalmente. É bem provável que sejam usadas na maior parte por caras de mais idade, e combinado a outras peças mais antigas também. Mas isso é uma forma bem limitada de ver a boina, e tirar todo o potencial que ela oferecer. Ao invés de ficar nessa zoação com os mais velhos, por que não aprender com eles?

A melhor forma de usar uma boa boina é combinando-a com outros acessórios que esteja usando, seja para ambientes formais ou não. Pense aqui no próprio terno, ou com o cachecol caso faça uso dele. Explorar cores neutras, assim como faz com sua parte mais básica das roupas, também é uma boa ideia.

Porky Pie

O porky pie é o Chapéu masculino mais estiloso do inverno

Esse aqui é supra-sumo do chapéu masculino para o inverno. Mas pelo menos aqui no Brasil, a moda não pegou tanto, o que não é um problema também. Feito em feltro, você pode reservá-lo para aquelas ocasiões especiais, como um encontro ou a balada no fim de semana, para dar aquela diferenciada no visual.

O melhor jeito de combinar um Porky Pie são com seus agasalhos. Suéteres, blazers ou casacos pesados, tipo uns trench coats, caem perfeitamente com esse chapéu, assim como uns tênis bem descolados. Dificilmente alguém vai ficar olhando torto para o seu visual, sabendo que a principal referência para o Porky Pie é justamente os artistas que tanto estão inspirando a volta do acessório para a cabeça.

Touca e Gorro

Uma touca pode ser considerada um Chapéu masculino quando bem combinado

Eu sei, eu sei, não é bem um chapéu. Tá mais para um acessório, da mesma forma que luvas, cachecóis e outras peças do tipo comuns no inverno. Então por que incluir as toucas aqui? Mesmo que você não queira admitir, elas funcionam tão bem como chapéu quanto qualquer outro modelo, e ainda dão um charme especial para os que combinam com a barba.

As toucas são excelentes para visuais mais informais, e de longe são as que combinam com praticamente todo tipo de visual. Menos ternos, obviamente. Aqui você pode jogar seguro com as cores neutras para toucas, ou pode partir para algo mais ousado e pegar aquele modelo mais colorido e combinar com uma camiseta. Vai depender principalmente da sua criatividade.

Ushanka

Ushanka é um tipo bem peculiar de Chapéu masculino

Esse aqui é para quem viajar, mora nos recantos da região Sul do Brasil, ou só para quem é friorento mesmo. O Ushanka é bem comum no leste europeu, lembrando um gorro em seu formato, só que mais reforçado, e bom pra proteger a cabeça e as orelhas das temperaturas mais frias. Tem opções que não vem com orelheiras, ficando a cargo do seu usuário.

Independente da versão escolhida, o ideal é combinar esse chapéu aqui com suas roupas mais pesadas. Casacos de couro, ou aqueles com pelos, calças, cachecóis… o Ushanka é para combinar e ser usado apenas quando estiver com aquele frio pesado, então não exagere.

E o Fedora?

O fedora continua sendo um ótimo Chapéu masculino

Não tá errado em chamar de “chapéu de mafioso”, porém você só vai limitar as oportunidades que esse chapéu masculino tem a oferecer. Ele, assim como o Porky Pie figura em vários looks de caras conhecidos por aí, e não para menos: o fedora é bem estiloso e variado em estilos, cores e materiais.

É bem fácil de combiná-lo com peças simples de inverno, como o blazer e um casaco mais leve. Também é bom para os visuais mais básicos do happy hour, e se combinar com o torso aqui melhor ainda. E se considerar o uso para trajes formais, busque a mesma opção do terno, para dar aquela unidade.

O chapéu masculino está ficando cada vez mais em alta novamente, jovem. É uma boa oportunidade para quebrar um pouco o seu estilo sem fazer muito. E não só isso: se você está considerando adicionar as peças ao seu verão, aqui está uma chance bem simples e direta de fazer bons testes. Não deixe de investir bem nesse seu visual, e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *