Posted in:

Como combinar roupas masculinas de diferentes tecidos do jeito certo

O lance hoje é te dar as dicas de como combinar roupas masculinas de tecidos diferentes de um jeito maroto e ficar estilosão. Quando você está escolhendo suas roupas, há um monte de fatores que precisam ser levados em consideração. Corte, forma, cor, textura, estampas e brilho são fatores significativo quando se trata das roupas que irá vestir. Outro parâmetro que precisa sempre se considerar é o tecido (nem imaginava isso, né, malandro?)

Misturar tecidos não é difícil, mas se você fizer isso de forma errada, vai bagunçar tudo e se destacar de forma negativa. Já iniciando o papo e te dando uma dica importante, tecidos sintéticos (pano de roupa de praticar esporte, pano que parece plastificado, etc) devem ser usados para ambientes e situações casuais e esportivas, e tecidos naturais (couro, algodão), são sempre o melhor caminho, por que casam em qualquer situação. Eles podem custar mais do que as fibras sintéticas, mas vão durar mais tempo e são mais confortáveis.

Como combinar tecidos

A regra da mistura de tecidos é muito fácil: o que você deve fazer é optar por tecidos são contrastantes, mas não muito diferentes. Tá bom, você precisa estar treinado para saber identificar os tecidos contrastantes e não muito diferentes. Por exemplo, se você misturar jeans com algodão, de boa, já que os dois tecidos são semelhantes. No entanto, cuidado ao misturar jeans com  tecidos muito nobres, fará com que o contraste fique tão grande que as duas partes simplesmente não vão combinar.

Claro,  não é errado vestir um mesmo tecido da cabeça aos pés, mas você deve ter postura para segurar este estilo todo.

Por que usar diferentes tecidos

A razão pela qual você vestir roupas que são feitos de diferentes tecidos é porque cada um tem sua própria aparência e textura e, combinados, eles vão resultar em uma combinação interessante visualmente. Como você deve imaginar, a moda se inspira muito em outras artes (a moda é uma) e na natureza e, estas tem diferentes texturas e aplicações que vão bem juntos.

Exemplos de como usar diferentes tecidos juntos

Calma, meu jovem. Vou te dar exemplos práticos de combinações maneiras de tecidos. Talvez nada que você já não faça no seu dia a dia, mas saber o por que você faz isso é o que importa, pois assim fará com mais clareza e até se arriscar mais. Você pode fazer a sua própria e ver o que funciona melhor para você. Estas combinações funcionam muito bem, mas certifique que quando estiver experimentando, não usar peças formais com informais, do jeito errado elas irão colidir e sairá de um bom padrão.

Algodão + Couro

combinar-tecidos-couro-algodao-mpm

O algodão é o tecido mais versátil e o mais popular também. Se adapta a qualquer forma de roupa ou cor e pode ser facilmente combinado. Agora, misturar algodão com couro é que é a pegada. Diga-se Elvis Presley e James Dean. Há uma química diferente entre estes tecidos que é demais. Não sei se é o couro que dá o tchan da parada ou se é o algodão que combina com tudo. Se você está vestindo uma camisa de algodão, você sempre pode combiná-lo com uma jaqueta de couro com uma mochila ou bolsa de couro.

Veludo + Algodão

os niggas no estilo, hein?
os niggas no estilo, hein?

Tá aí um tecidão maneiro também. O Veludo é o tecido bem versátil, transita bem entre o formal e o informal. É por isso que, se você quiser suas peças de veludo para se destacar, você pode combiná-lo com algo mais comum, como o algodão. Estes dois fazem uma ótima combinação e os dois tecidos se completam. Uma vez que tanto o algodão e veludo são versáteis e podem serem usados, dependendo do corte do vestuário, casual ou formal, o número de maneiras que você pode aplicar esta combinação é quase infinito.

Jeans + Linho

jaqueta jeans + camisa de linho fica massa também.
jaqueta jeans + camisa de linho fica massa também.

Jeans e linho são um par feito para combinarem bem. É uma combinação muito utilizada, popular. O jeans se alia muito bem a tecidos naturais, deixa um aspecto visual interessante. O jeans é neutro e pode ser combinados com qualquer cor. Esta combinação é muito fácil de montar, independentemente das roupas que você tem.

Tweed + Veludo

 

inverno tá frio aí? Não se você usar um lance desses.
inverno tá frio aí? Não se você usar um lance desses.

Tweed é um tecido muito agressivo, que tem muita presença. Tanto que ele é usado até em outras aplicações que não roupas. Por isso, fica ligado. Se tiver alguma roupa de tweed, a combine com algo mais suave, a não ser que seja veludo. Com veludo pode. Apesar do veludo ser um tecidão que marca presença também, ele combina com o tweed. Lembre-se: na moda não existe certo ou errado, existe teste e bom senso. Por exemplo, vestir um casaco de tweed com um colete de veludo pode ser uma ótima opção (aproveita que estamos no inverno, filhão).

Mais umas dicas

Você deve estar se perguntando: mas e a lã? Irmão, a lã (ou roupas de tricot que não necessariamente são de lã) você pode ficar sussa por que sabe usar. O lance que você vai precisar se atentar são as cores. Neste post você saca como saber a combinação de cores + seu tom de pele.

E ae, champ, se ligou? Tá com alguma dúvida? Pergunta pro papai aqui que te respondo!