Posted in:

Como planejar uma viagem? 9 dicas perfeitas para viajar tranquilo

Planejar uma viagem nem sempre é tarefa fácil, pois demanda tempo, dinheiro e um pouco de dedicação.

Afinal você não vai querer gastar aquela grana para as suas férias não saírem do jeito que você imaginava, correto?

A primeira coisa a se fazer é escolher a duração, a data e o local. Pode até parecer básico, mas não é bem assim…

Para isso, você deverá levar em consideração:

Planejando sua viagem — Duração e data da viagem

Antes mesmo de escolher o local da sua viagem, é super importante que você defina quanto tempo tem e quando poderá realizar seu passeio. Um final de semana pode não ser ideal para uma viagem ao exterior. Quanto maior o tempo disponível maior a distância que poderá ser percorrida. E lembre-se: férias escolares e feriados são considerados alta temporada e, com isso, os preços estarão mais altos que em outras datas.

Planejando sua viagem — Dinheiro, não custa lembrar…

É claro que tem como economizar, e muito, numa viagem, mas não adianta sonhar sem se programar com antecedência financeiramente. Definir o quanto se pode gastar com passagens, hospedagem, refeições, passeios e compras são peças FUNDAMENTAIS!!! Faça um cálculo para o gasto diário e, se extrapolar em um dia, economize no outro.

Planejando sua viagem — Local

Se você não larga o agito das grandes cidades e detesta aquela calmaria de cidade do interior, Rio de Janeiro, Buenos Aires, New York, Barcelona ou Tokyo podem ser excelentes ideias, ao passo que, ainda que detentoras de um visual incrível, a Chapada Diamantina, Sucre, Capri, Capadócia ou uma ilha afastada do “resto do planeta” definitivamente não serão boas opções para suas férias.

planejando-viagem-sucre-bolivia-mpm-01
Gosto dessa foto que fiz quando fui a Sucre, Bolívia.
planejando-viagem-barcelona-espanha-mpm-01
Foto de uma das vezes que viajei para Barcelona, Espanha.

Planejando sua viagem — Meio de transporte

O meio de transporte a ser utilizado irá influenciar diretamente no seu orçamento e no tempo gasto para se deslocar. Você poderá gastar mais dinheiro e chegar mais rápido ou gastar menos e demorar mais. Mas, se tudo for programado com mais tempo, você pode gastar menos chegando mais rápido.

planejando-viagem-transporte-mpm-02

Lembre-se: estude outras possibilidades além do carro e do avião. Trem, navio e carona também podem ajudar, e muito, em sua viagem.

Planejando sua viagem — A condição climática e meteorológica do lugar

Tem lugar que vale a pena visitar o ano inteiro porque as condições climáticas e meteorológicas não influenciarão em nada. Porém, há aqueles que quando você for, poderão estar em temporadas de muito calor ou frio, com sol ou chuva, e que podem atrapalhar aquele passeio que você tanto queria fazer.

Além disso, em alguns países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, a incidência de furacões é comum em determinadas épocas.

Já relação aos terremotos, estudos indicam que metade da população mundial vive em áreas sujeitas a esse tipo de fenômeno. Para te ajudar nesse quesito, sites como Weather Channel e até mesmo o bom e velho Wikipedia podem rapidamente resolver o problema.

Planejando sua viagem — Condições políticas, sociais e econômicas

Parece que não, mas isso é importante quando se está planejando uma viagem.

Pode ser que aquele destino a ser escolhido esteja passando por uma enorme crise política que culmine em uma guerra civil.

Já imaginou do nada uma bomba explodindo ao seu lado? Ou que a população esteja completamente revoltada com o desemprego e seus políticos, de modo que protestos, manifestações e violência tenham se tornado uma rotina e tudo isso vai atrapalhar o andamento de tudo.

Planejando sua viagem — Compra de passagens e reserva de hospedagem

Trataremos disso em um post específico, mas adianto que com as facilidades da internet é perfeitamente possível comprar  e reservar tickets e hospedagem sem problema algum.

Planejando sua viagem — Documentação

Para viagens nacionais tanto a carteira de motorista quanto a identidade são considerados documentos de identificação válidos em todo o território nacional.

Já para as viagens internacionais, necessário se faz a apresentação do passaporte e, em alguns casos, o visto do país de destino que pode ser requisitado antes da viagem ou no próprio desembarque.

Planejando sua viagem — Roteiro

Ah o roteiro… Ai começa a parte divertida da coisa… Visitar sites, ler sobre os pontos turísticos, conversar com amigos que já foram para o lugar programado, abrir o mapa e planejar o que será feito dia a dia é muito bom. E como tudo que é bom, dura pouco, esse tema também será abordado com mais calma em outro post.

4 dicas de viagens para viajar numa boa (+ bonus)

Você sabia que existem dicas de estilo para viagem que podem lhe oferecer uma melhor experiência, dando um período de sossego e sem preocupações extras?

Aqui está o que você precisa fazer durante a viagem e quando você chega ao destino.

Dicas simples e atenciosas, que qualquer um pode fazer:

Como sair de casa para viajar — Parte 1

Vista-se bem, com elegância, mas não exagere. Pense na sua viagem como uma visita a uma reunião semi-formal. Isso também te deixará mais tranquilo e você não levará as coisas “para o pessoal”, caso alguém se incomode. É comum as roupas causarem impacto sobre a maneira das pessoas sentirem e verem as coisas.

Como sair de casa para viajar — Parte 2

Use roupas escuras. É sempre melhor usar cores como marrom, azul marinho e cinza-escuro, por exemplo, quando você viaja. Não porque é feio ou outro motivo assim, mas quando você viaja (especialmente de avião) pequenos acidentes (como derramar um copo de suco) podem acontecer. Então, tente não viajar com roupas claras!

Como usar acessórios para viajar

Evite usar um chapéu ou muitos outros acessórios que você possa retirar, como lenços, pois você pode perdê-los quando você deixar o avião, o trem, ou o ônibus, por exemplo.

Como não esquecer de nada para viajar

Se você viaja com frequência, outra coisa que você pode ter em mente é de se vestir com roupas semelhantes às da última vez que você viajou. Fazendo isto,  pode ajudá-lo a criar uma “rotina”, para que as coisas que você precisa ter com você (passaporte, telefone, etc) fiquem sempre na linha de frente da memória. É um exercício psicológico, amigo!

Digitalize seus documentos — Dica Bônus

Como última dica, embora este não esteja ligado a estilo, é sempre digitalizar seus documentos e enviá-los para o seu próprio email antes de viajar. Se der alguma zica, é só olhar sua caixa de entrada e fica tudo certo!

O que saber antes de chegar no destino?

Atente-se para saber se é um lugar onde a economia é mais fraca (acontece muito em interiores litorâneos), para evitar usar coisas que podem fazer você parecer “rico”. Evite usar relógios caros, jóias etc.

Coisas que não poderiam ser considerados “ricos” onde você mora, pode ser considerado dessa forma em outra cidade.

Cuidado com os logotipos ou frases em suas roupas que possam atrair as pessoas que você não deseja atrair.

Lembre-se: você deve ser um homem elegante, perspicaz e sabe sempre quando deve ostentar.

Bagagem: O que é realmente importante?

Sempre leve uma bagagem que você consiga carregar sozinho!

Excesso só atrapalha: tem que pedir ajuda pra levar, pode perder… Não precisa desse tipo de estresse, né?!

Leitura obrigatória: como fazer uma mala de viagem.

A cultura do destino importa?

Quando você viaja, sempre tomar cuidado com a cultura do lugar em que você está indo. Certifique-se de nenhuma das coisas que você veste significa algo para que as pessoas, como religião, política, etc, mesmo que você pode estar usando apenas um acessório, como um colar.

Além disso, mostrar muito o corpo pode ser um problema. Mesmo que você seja um homem e um turista, nem todos os lugares são abertos para receber homens de camisetas regatas ou shorts.

Além disso, em outros, mulheres vestindo calças ainda é um tabu e você não quer irritar ninguém!

Tenha em mente que você precisa ficar de olho se os seus piercings, tatuagens ou jóias podem ter um impacto negativo sobre a sua viagem.

E se eu errar no meu visual? O que devo fazer?

Se você se encontra em uma situação onde você foi mau visto porque suas roupas são inadequadas, vá embora e troque de roupa. Não tente lutar contra a lei ou a cultura do ambiente. Tentar contrariar só vai trazer problemas a si mesmo!

Dependendo de onde estiver indo, evite usar camisetas engraçadas, de filmes e seriados, essas coisas. Você nunca sabe o que vai encontrar.

Já vi um homem usando camisetas escrito “whore” e eu acho que o cara não tinha idéia de que estava usando uma roupa que dizia “prostituta”.

dicas-de-viagem-mpm-01

No mais, aproveite suas férias numa boa, campeão!

Baixe nosso checklist de viagem pra ficar tranquilão, beleza?!

Compartilhe suas experiências!

Você já teve uma experiência estranha roupa durante a viagem?

Alguma vez você ficou em apuros com as roupas que usava?

Qual é a sua peça favorita para vestir quando você viaja?

Vamos bater um papo nos comentários aqui embaixo!

Por hoje é só pessoal. Você tem alguma história de viagem interessante pra contar para nós? Tem alguma outra dica ou dúvida? Comenta aí!

Semana que vem trarei mais dicas quentes para vocês!