Posted in:

Como se vestir para a festa da empresa: Confraternização na estica

Hey Guys ! Estavam ansiosos pelo meu primeiro contato com vocês? Curiosos para saber qual seria o primeiro módulo instrutivo para uma imagem professional killer? Então sigam me os bons, que por aqui só vai ter informação de primeira pra botar vocês nos trinques. Eu estava ansiosa por começar e estou bem feliz de poder estar aqui conversando com vocês.

Então vamos começar logo. E já vamos começar pelo fim. Sim. O fim. O fim de ano, e suas famosas comemorações corporativas. Pra mulherada é aquela dor de cabeça do “com que roupa eu vou?” desde o momento que ficam sabendo da bendita festa. Vocês, pelo menos a maioria, já não estão nem aí com essa parte nem no dia-a-dia, quanto mais para como se vestir para a festa da empresa, certo? Pra quem respondeu sim, é que dedico esse post.

Primeira coisa a se saber pra pensar na roupa é onde vai ser a comemoração e qual horário. Vai ser um almoço? Um churras? Um happy hour? Um jantar? Uma festona a noite? Vai direto do trabalho ou vai dar pra passar e casa e dar uma refrescada?

Tenha em mente que a festa de fim de ano é um momento de confraternização entre os funcionários, pessoas de todos os departamentos vão estar lá e é um bom momento pra você sair da sua panelinha e socializar. Saia da sua zona de conforto e tente falar o menos possível sobre trabalho. Não é fácil, eu sei. Mas eu falei pra ten-tar. É um momento legal pra você conhecer seus colegas e tal. Quem sabe alguém de um departamento com o qual você nunca tem contato não pode virar um bom parceiro em um hobby seu como jogar tênis, squash, basquete? Ou ainda pode ser um vizinho seu e vocês podem passar a revezar os carros, se tiverem horários semelhantes, e economizar uma graninha do combustível? Sei lá. Mingle, my friend! É um bom networking. E vamos ao que interessa.

festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-07Como se vestir para a festa da empresa de manhã ou a tarde

Mas e se for um evento de manhã, como um churrasco em um sítio para passar o dia, curtir um sol, jogar um futebolzinho, pegar uma piscina…

Sim, você leu pis-ci-na mas esqueça isso. Tá lá mas é melhor ninguém usar. Eu disse ninguém mesmo. Lembre-se que o evento é festa-da-firma e não churras-dos-brothers. Nem se você for todo saradão com tudo em dia. Esquece. Nem ficar sem camiseta é legal. Vai ter gente que vai entrar na piscina e ainda dar uma bomba e molhar quem estiver em volta. Com certeza. Mas você sabe que todo mundo vai comentar e virar comentário na firma não favorece ninguém profissionalmente. E não é pra ajudar manchar sua imagem profissional que eu vim aqui compartilhar minhas doces e sábias palavras com você. Você vai continuar sendo observado e julgado pelo seu comportamento como se você estivesse na empresa. Dá pra curtir do mesmo jeito. Acredite.

E só mais uma coisa. Regata também não, tá? Você não vai morrer se tiver que ficar de camiseta o dia inteiro. Deixa de frescura. Dá pra ir de bermuda, ou porque não uma calça leve em algodão ou linho? Só reparem se estão usando uma cueca adequada, se a calça não marca nada que não precisa e se não é transparente pois esses tecidos são finos demais as vezes. Uma camisa de manga curta de modelagem bacana e tecido fresco também é uma boa pedida. E aí vai o que no pé? Um chinelão! NÃO! Pode ser um dockside ou um tênis de passeio*.

*Percebam que eu me recuso usar a palavra sapatênis. Saibam isso sobre mim e guardem bem pra se quiserem fazer alguma pergunta referente ao assunto já saberem a terminologia que eu prefiro usar. O calçado em questão não é um híbrido de sapato com tênis pra ganhar esse codinome medonho. É simplesmente um tênis que não é pra malhar, todo cheio de amortecimento e tal. Estamos conversados? E me ajudem disseminar a nomenclatura por aí.

festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-04

Retomando.

Também têm empresas que fazem apenas um almoço em um local mais reservado e especial. Nesse caso, que tal uma camisa polo e uma calça de sarja ou jeans mesmo? Até com uma calça de alfaiataria fica muito style.

Como se vestir para a festa da empresa a noite

Para os que trabalham no grau de formalidade mais alto possível, que seria quem tem que usar terno e gravata diariamente, caso vá pro evento direto do trabalho, é tirar a gravata, paletó e dobrar a manga da camisa pra dar uma descontraída e reduzir a rigidez do escritório. E é pra tirar só isso, ok?! Aliança fica no dedo. Não preciso dizer mais nada, né?

Se rolar de ir pra casa e zerar o dia antes da festa é uma boa, hein! Toma um banho, capricha no perfume, troca a cueca e meias, manda uma calça jeans escura, um sapato top (não falei sapatênis nem nada do gênero hein! É sa-pa-to.) e uma bela camisa com a manga dobrada e voilà! Ou até mesmo um terno mais especial, quem sabe com um tecido mais brilhante, com uma boa camiseta. Fica legal, moderno e mais leve.

festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-02

Já quem não precisa ir de terno e gravata todo dia e já vai mais informal normalmente, pode optar por peças mais especiais, que não use no trabalho, por exemplo. Pode ser uma camisa mais diferentona de um tecido que já possua algum brilho nele mesmo ou um blazer de veludo, uma bota, por exemplo. Ou uma composição mais colorida e divertida no limite do bom gosto e não da palhaçada.

festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-03

Bom, gente. As possibilidades de comemoração são muitas, mas o que vale pra todas e qualquer uma é o bom senso, garotos.

Tenha em mente que apesar de ser um momento fora do horário do expediente, as pessoas que estão ali são as mesmas que você vê em horário comercial. Por isso, manere. Don’t go wild! Seus superiores provavelmente também estarão por lá e você não quer que toda sua competência e esforço diário vá pelo ralo por alguma bobagem que você aprontou porquê bebeu uma dosezinha a mais, não é mesmo? Divirta-se, comemore o fim do ano, as conquista e metas atingidas, faça novas amizades, reforce antigas e aproveite!

Como NÃO se comportar na festa da firma

Sim, precisamos ficar atentos a nossa postura na festa. Não adianta saber como se vestir para a festa da empresa se você fica maluco doidão dando vexame né, filho. Então se liga!

festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-evite-03
Nada pior do que não saber onde estão suas calças.
festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-evite-02
Você pode pegar quantas quiser na festa (terá de arcar com as consequências do dia seguinte no escritório), mas lembre-se: NÃO PRECISA SER NA FRENTE DE TODO MUNDO
festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-evite-01
Nada de expor que você é apaixonado pelo seu colega da sala do lado. Não na festa da firma. MUITO MENOS NA FOTO QUE VAI PRO ÁLBUM DA FESTA.
festa-da-empresa-cami-teixeira-mpm-evite-04
Se você é chefe, SE CONTENHA! NADA DE FICAR BOLINANDO A SECRETÁRIA!

E qualquer coisa, é só comentar se tiver com alguma dúvida mais específica.

Agora você já está um passo mais perto de um visual profissional killer (vulgo matador ou de matar), não me desaponte!

bjbj e até semana que vem!