Posted in:

Como usar colete masculino e ficar muito bem nele

Uma peça elegante que precisa ser usada com cuidado. Veja como!

A Copa do Mundo, e outros eventos dentro e fora do esporte, mostraram uma tendência um tanto sutil e obscura, mas que está funcionando muito bem entre os rapazes de negócio e além.

E essa é uma das mais interessantes justamente por surgir de forma gradativa e despercebida aos olhos estéticos mais atentos.

E esse é um dos segredos sobre como usar colete masculino com maestria.

Há muitas décadas atrás, essa era uma peça associada aos meios executivos, e se não era apenas ao setor empresarial do alto de suas torres, era ao submundo do gângster.

Na verdade, no imaginário popular, o colete masculino está mais associado a máfia e a esse “colarinho branco” do que um homem de negócios. Até vir a copa do mundo e trazer alguns técnicos bem apessoados com o visual.

Com todas essas inspirações, vamos te dar umas boas dicas usar um bom colete masculino com estilo e elegância. Como vamos ver ao longo do post, são características fundamentais para qualquer estilo.

Como usar colete masculino de forma simples e essencial?

O Colete Masculino é uma peça nobre da vestuária masculina

Por mais que seja uma peça atemporal na vestuária masculina, os coletes constantemente passam por vacilos entre seus usuários.

Quer ver um exemplo bem fraudulento nessa parte? Aquelas boybands toscas dos anos 90 e 2000 fizeram um bom desserviço aos usuários de coletes ao fazerem combinações sem nexo.

Como eles eram a referência para muitas meninas, e consequentemente para os meninos, houveram estes tempos de trevas estilísticas.

Felizmente, isso já ficou para trás há pelo menos 20 anos, tanto as boybands como o mau gosto. Quer dizer, o mau gosto nem tanto, mas você entendeu o que quis dizer, certo?

Os coletes masculinos são quase uma peça nobre entre a moda masculina. Elas adicionam não apenas um bom estilo, como uma camada mais sutil de conhecimento que fica bem claro quando você faz as combinações certas. A começar pelo caimento.

Tenha um colete muito apertado e vai parecer uma salsicha cozinhada além da conta.

Use um colete muito folgado, e toda aquela memória tenebrosa dos garotos da rua de trás vão voltar bem em cima de você.

Coletes masculinos devem estar sob medida, sempre:

pense neles como uma peça de armadura, se preferir.

Não é a toa que eles são parte essencial de um terno formal, e estes são chamados de “armaduras modernas”.

Colete masculino: ideias práticas para incorporar em seu visual

Use o Colete Masculino com sabedoria

Apesar de estilosos, os coletes masculinos são peças que pedem por poucas roupas para combinar.

E por isso seus usuários são tão bem vistos quando sabem disso.

Logo, considere-o não apenas para um terno, que é sua ocasião mais comum, mas para trajes que levam apenas três peças: camisa, calça e sapatos sociais.

Por padrão, os melhores coletes devem combinar com a calça em cores e, se possível, em tecidos.

Essa sugestão vale mais para os trajes formais, e meio que torna o colete quase uma extensão da calça, o que é faz o traje ainda mais interessante.

Se possível, adicione um blazer a essa fórmula, e as portas se abrem para você.

Repare que tiramos a camisa desta equação, certo?

E é por isso que os coletes masculinos podem funcionar tão bem. Enquanto ele, junto a calças, sapatos e blazers, dão um toque mais formal e até clássico ao seu traje, a camisa social, em seus cores, tons e padrões, vão deixar mais claro o seu humor, as suas intenções e até o quão leva a sério a ocasião.

Deixe sua criatividade guiar aqui.

Acessórios como gravatas, cintos e relógios variam muito de ocasião para ocasião.

Falando especificamente das gravatas, aqui você pode ir da formalidade a completa alopração e loucura.

Novamente, vai depender do ambiente em que estiver inserido.

Já quanto às cores do próprio colete e demais peças, pense na ocasião. Casamentos e festas, por exemplo, podem facilitar tons mais claros ou até um estilo navy.

Para os ambientes executivos, prefira por tons mais escuros: preto, azul marinho, charcoal (aquele verde-musgo) e marrom escuro são as melhores pedidas.

Então colete masculino informal não pode?

Colete Masculino

Tem seus riscos, mas é possível usar sim o colete masculino em um ambiente mais informal.

Contudo, você precisa ficar mais esperto já que as combinações são mais traiçoeiras.

É só lembrar do exemplo horrível que demos acima.

Em primeiro lugar, esqueça a combinação entre coletes e camisetas. É uma ideia estúpida. A melhor sugestão aqui é uma camisa mais social, sem gravatas, para dar um ar mais classudo e até artístico.

Se quiser se inspirar no modelo britânico David Gandy, você pode apostar em texturas mais escamosas, de cores mais escuras, para combinar com tons de cores frias, como o azul. Vai te dar credibilidade e elegância em um ambiente mais informal.

Para a parte inferior, um jeans escuro é a melhor pedida para acompanhar o colete masculino. Os padrões mais tradicionais vão te dar uma ideia de “pirata” que talvez não seja bem o que espera, principalmente sabendo que poderia investir melhor no visual.

Complete a combinação com um sapato masculino moderno e da mesma cor que o jeans, e nenhum hater de nariz empinado vai te encher o saco com o visual.

Viu como usar colete masculino é mais simples do que espera?

Sim, eu sei que parece limitado pelas ocasiões e trejeitos, mas isso faz parte de toda a cultura que é envolta a ele.

De executivos a criminosos sofisticados, eles sabem que uma das ferramentas do respeito é a boa apresentação, e você pode fazer o mesmo.

Sem sacanear ninguém, é óbvio. Até a próxima!