Posted in:

Como combinar cores de roupas? Otimize seu guarda roupa!

Quem nunca se olhou no espelhou e ficou com dúvidas se determinado look tinha as peças combinando entre si? Essa dúvida é mais comum do que parece, ainda mais em se tratando de roupas em tonalidades distintas. O fato é que saber como combinar cores de roupas é importante não só para otimizar o seu guarda-roupa, mas também para inserir mais estilo ao seu visual diário.

Nesse pequeno guia que produzimos, você verá como combinar cores de roupas diferentes e criar looks incríveis. Continue a leitura e aprenda a trazer tons chaves para o seu guarda-roupa!

A primeira atitude para otimizar o seu guarda-roupa é escolher uma paleta de cores que combine com você. Para realizar a análise de quais tonalidades devem ter a sua paleta, é importante fazer um exercício de anotar quantas peças em cores neutras e quantas coloridas você tem em seu guarda-roupa. Nesse caso, vale a pena categorizar o armário em parte de cima e de baixo.

Assim, será possível definir as suas necessidades e entender de fato o que predomina entre os itens do seu vestuário. Isso ajudará, por exemplo, na hora de fazer compras e escolher roupas que valorizam o seu estilo. Assim, tenha uma base de combinação com até três cores, se você for básica pode ser preto, branco e cinza.

A partir delas é hora de investir em tonalidades distintas que ajudem a criar looks mais criativos. Você pode apostar nas cores complementares — aquelas que criam contraste, por exemplo, o vermelho com azul ou verde. Mais adiante falaremos melhor sobre as cores complementares e a escolha de cores que combinam com a sua tonalidade de pele.

Como usar cores neutras

Muitas vezes as pessoas associam cores neutras a looks sem graça, mas esqueça esse conceito, pois as possibilidades da moda mudaram essa realidade. Mesmo em visuais monocromáticos é possível imprimir o seu estilo.

Apesar de parecer fácil combinar as tonalidades neutras é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, se quiser fazer um contraste entre uma cor clara e escura, o melhor é deixar a peça mais escura na parte de baixo, visto que as cores claras iluminam e ficarão melhores próximas do rosto.

Outra dica é apostar nos acessórios metalizados para dar um up. Imagine que você vai usar um look composto por peças pretas e brancas, você pode quebrar a seriedade dele com um brinco, colar ou pulseira de metal ou mesmo de pedraria.

Como usar cores contrastantes

As cores contrastantes ou opostas também criam desde looks neutros até visuais mais ousados, dependendo da maneira como são colocadas. Se cores fortes forem usadas com neutras, elas ajudarão a trazer mais vida ao look, sem perder a proposta mais versátil. Existem grupos mais clássicos de combinação, como o preto e verde, amarelo e cinza, vinho e cinza.

Agora, se a ideia é ousar, conhecer o círculo cromático é fundamental. Nele, estão as cores opostas que combinam entre si. Por exemplo, vermelho e verde, laranja e azul, entre outras. O look ficará marcante, mas sem perder a harmonia. Aliás, é possível combinar mais de duas cores, mas antes é preciso experimentar para descobrir o que funciona com o seu estilo e com o seu guarda-roupa.

Por isso, vale a pena ter um círculo cromático em mãos para poder fazer essa análise. Vamos falar mais sobre ele no próximo tópico.

Como combinar cores de roupas com o círculo cromático

O círculo cromático é muito útil na hora de aprender como combinar cores de roupas, pois ajuda a coordenar as tonalidades contrastando-as, harmonizando-as ou iluminando-as da melhor maneira. Por meio dele, é possível fazer a disposição de cores complementares, análogas, tom sobre tom, contrastantes, entre outras.

Para utilizá-lo, você pode combinar cores opostas no círculo — por exemplo, se você tem uma peça amarela, verá que em frente ao amarelo no círculo está o roxo, sua cor complementar. Outra possibilidade é a combinação de cores análogas, que estão uma ao lado da outra no círculo, como vermelho e rosa.

Imagine que você queira usar uma mesma cor dos pés à cabeça, mas está em dúvida se as peças que possui são da mesma nuance. Por meio do círculo é possível visualizar melhor essa disposição cromática, observando a ordem em que elas estão dispostas.

Como mostramos até aqui, ter o círculo em mãos ajudará na opção pelas cores certas, de acordo com a proposta que você deseja trazer para o seu visual. Lembre-se de que a partir de boas combinações é possível evidenciar as peças da maneira correta.

Como usar a análise de coloração pessoal

Você sabia que as cores têm influência sobre o seu corpo também? Pois bem, dependendo da tonalidade da peça utilizada, você pode iluminar o seu rosto, suavizar da textura da pele e, até mesmo, equilibrar os traços. Interessante, não é mesmo?

Aliás, algumas cores são responsáveis por apagar um look e ressaltar o que você não gosta enquanto outras podem melhorar sua aparência. É justamente para encontrar a harmonização perfeita que surgiu a análise de coloração pessoal. Ela pode ser definida como uma teoria com 12 grupos distintos de coloração, tendo como base as quatro estações: verão, outono, inverno e primavera.

A análise é feita por um profissional que ajudará a descobrir o subtom da sua pele e a partir dele escolher as cores que ressaltam os seus pontos fortes. Existem muitas variáveis levadas em consideração, por exemplo, se a pele e os cabelos são claros ou ambos escuros, sendo que geralmente o contraste baixo entre a cor da roupa e o tom de pele é a combinação recomendada.

Essa análise permite que a pessoa tenha uma noção completa das cores que a favorecem e quais não são ideais. Isso evita a compra de roupas que ficarão paradas e/ou peças que não combinarão com as outras já presentes no seu armário.

Saber como combinar cores de roupas é uma forma de deixar o guarda-roupa não só mais enxuto, mas também ter mais facilidade em criar looks harmônicos. Agora que você já viu nossas dicas, aposte no círculo cromático e crie as combinações que ficarão melhor em você e no seu tom de pele!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *