Posted in:

Como escolher o corte de cabelo certo de acordo com o formato do seu rosto

Saiba quais são os tipos de rosto para investir no seu visual de forma consciente!

Assim como suas roupas e barba, cortes de cabelo não caem na categoria “pau-pra-toda-obra”.

Mas, diferente dos trajes, não é uma boa ideia escolher um estilo todo bagunçado com a desculpa de que estava na farra a noite toda com os camaradas.

É uma boa ideia apenas para depois da noitada, se é que me entende…

Por esse motivo, antes de adentrar na barbearia, vale a pena fazer uma boa pesquisa, que fique de acordo com o seu visual. Mais especificamente, levando em conta uma das características mais importantes da sua cabeça.

Sim, estamos falando do seu tipo de rosto.

Ele faz uma enorme diferença no seu visual, então quando buscar o melhor estilo, dê uma boa olhada no espelho.

Olhou? Então vamos definir essa cara em uma das categorias, para encontrar o penteado que melhor cai em você.

Lembrando que essas são apenas ideias, jovem:

se você encontrar o seu estilo antes disso, melhor ainda.

Como medir minha cara para definir os cortes de cabelo?

Homem cortando cabelo
Veja qual penteado cai bem com seus Tipos de Rosto

Antes de tudo, é bom considerar que existem diversos tipos de rostos, que já vamos falar mais adiante.

Você tirar uma foto do rosto, comparar com os formatos conhecidos por aí e tirar suas conclusões.

Mas existem meios mais eficientes e até mais precisos para chegar a essa conclusão.

Se você quer exatidão com a sua cara, vá para frente do espelho com uma fita medidora.

  1. Testa: meça começando da ponta de uma sobrancelha, e vá até a ponta da outra para encontrar o comprimento da testa.
  2. Maçãs do Rosto: comece a medir do ponto mais extremo de um olho, até o mesmo ponto no olho oposto. Passe por cima do nariz mesmo, não tem problema.
  3. Linha do Maxilar: aqui, meça da ponta do seu queixo até o ponto abaixo da orelha, com a boca fechada. Multiplique por dois, e terá a medida do maxilar.
  4. Comprimento do rosto: meça do centro do couro cabeludo até a ponta do queixo para ter o comprimento do rosto

Separando os tipos de rosto

Assim que você ter todas as medidas anotadas, veja qual delas é a maior, e então compare com os tipos de rosto abaixo, que melhor descrevem essas medidas. Aí você terá o seu tipo de rosto.

  • Oval: o comprimento do rosto é mais que a largura das maçãs do rosto, e a testa é maior que a linha do maxilar. O ângulo do maxilar é mais redondo do que pontudo.
  • Quadrado: todas as medidas são bastante parecidas. O ângulo do maxilar é mais pontudo do que redondo.
  • Retangular: o comprimento do rosto tem a maior medida entre os demais. Testa, maçãs do rosto e maxilar são similares em tamanhos.
  • Redondo: as maçãs do rosto e o comprimento do rosto tem medidas parecidas. São mais largas que a testa e a linha do maxilar, e estas também possuem medidas similares entre si. O ângulo do maxilar é mais suave, sem uma forma realmente definida.
  • Diamante: o comprimento do rosto tem a maior medida. Então, em ordem decrescente, temos os seguintes: maçãs do rosto, testa, e o menor é a linha do maxilar. O queixo é pontudo.
  • Coração:  a testa tem mais largura que as maçãs do rosto e a linha do maxilar. O queixo é mais pontudo.
  • Triangular: a linha do maxilar é mais larga do que as maçãs do rosto, que são maiores do que a testa.

Então, achou qual é o seu tipo de rosto? Então se liga nas dicas que vamos passar de penteados baseados nestas categorias a seguir.

Formato de rosto Oval

Homens com rosto oval
O oval é um dos Tipos de Rosto mais comuns

O segredo para pegar um estilo interessante nos cabelos para o tipo oval é não deixá-lo na testa, ganhando mais formas nas laterais e no topo.

O corte masculino clássico, bem curtinho, pode ser a porta de entrada para a estilização.

E não deixe de conservar bem a barba.

Formato de rosto Quadrado

Homens com rosto quadrado
Os quadrados são considerados um dos Tipos de Rosto mais masculinos

Esse é considerado o “rosto masculino ideal”, muito romantizado na literatura e no cinema, especialmente por vários atores “queixudos” dos anos 50, dando aquela impressão mais rústica e pesada como um todo. O sorriso bem feito pode quebrar essa imagem de turrão.

Assim como o estilo oval, é ótimo para experimentar toda sorte de penteados. Você pode partir para vários tipos de fade, seguir o mais curtinho, ou então tentar a modernidade do quiff. Só que aqui vai uma dica: quanto mais curto for o penteado, mais cara de mal você vai ter.

Formato de rosto Retangular

Homens com rosto retangular
Os retangulares são Tipos de Rosto mais versáteis

Esse é o mais longo dos tipos de rostos. A face retangular fica de alguma forma entre o oval e o quadrado, mas precisa de um estilo mais “sutilmente bagunçado” e chamativo para que o rosto não pareça mais longo do que já é.

Como o rosto retangular parece mais longo, o ideal é buscar por penteados que valorizem um pouco mais a franja e as laterais, sem ficar muito curtos nestas áreas, nem muito grandes na altura. A ideia é que o rosto não fique ainda mais alongado. Uma barba por fazer pode ajudar bem também.

Formato de rosto Redondo

Homens com rosto redondo
Os redondos são os Tipos de Rosto mais difíceis de moldar

Um rosto realmente circular, e sem linhas definidas… É aqui que estilos mais definidos e “duros” ganham maior destaque. Isso porque, com a falta de ângulos mais claros, os homens com rosto mais circular ganham um destaque mais “estranho”, sendo inclusive considerados “sem pescoço”.

Cortes fades, com linhas bem definidas, são as melhores indicações aqui. E se você quiser ousar pra valer, pode tentar um Pompadour, ficando com um visual bem naquele estilo Elvis Presley.

Formato de rosto Diamante

Homens com rosto formato de diamante
Os Tipos de Rosto diamante são um pouco mais raros de aparecer

Com um rosto um pouco mais estreito no queixo e na sobrancelha, e bochechas mais largas, o rosto diamante é um pouco mais raro. O que pede aos barbeiros um pouco mais de criatividade na hora de definir um penteado.

As melhores alternativas aqui são penteados que dão uma “esticada” na testa e no queixo. Estilos fringe são uma boa opção para as testas, enquanto cabelos mais longos adicionam mais destaque ao formato diamante.

E evite cortes muito curtos nas laterais, pois dão a impressão de que você é orelhudo, mesmo não sendo.

Formato de rosto Coração

Homens com rosto formato de coração
O coração é outro dos Tipos de Rosto mais raros

Esse é um tipo de rosto ainda mais raro que o diamante. Um pouco mais largo nas têmporas e no couro cabeludo, e gradualmente estreitando na ponta do queixo, existem uns macetes para tornar o estilo de coração bem mais proporcionado.

Estilos mais compridos, ou até a altura do ombro, são os mais indicados para dar mais destaque aos caras com rosto de coração.

Cortes muito apertados em formato vão acabar acentuando o queixo estreito, enquanto os mais compridos ajudam a dar mais destaque a testa. Alguns estilos de barba, com mais destaque no cavanhaque, também são boas ideias para explorar o visual.

Formato de rosto Triangular

Homens com rosto triangular
Os Tipos de Rosto que pedem por mais atenção na hora de definir o penteado

Com uma testa mais “apertada”, e um maxilar mais largo, um rosto triangular pede por um tratamento totalmente oposto do rosto de coração. Aposte no volume por aqui que você não vai se perder no visual. Cabelos compridos e volumosos tiram o destaque dos ângulos mais puxados do rosto, e adicionam mais profundidade.

Uma barba por fazer leve vai trazer ainda mais destaque para você, e tirando um pouco das linhas mais pesada desse tipo de rosto, especialmente do maxilar. Mas se esta não for sua praia, fique com a cara lisa mesmo que não tem problema.

Gostou das dicas, jovem? Os tipos de rosto são bem fáceis de serem compreendidos, e ainda mais interessantes de serem combinados com os penteados dentro e fora das tendências, como os tipos de cabelos. Não deixe de aproveitar essa oportunidade, com o visual, e até a próxima!