Posted in:

Dicas essenciais para um Traje Esporte de Respeito

Torne suas opções de visual para fora de casa versátil e para qualquer situação.

De todos os tipos de trajes para ocasiões além do cotidiano, o traje esporte, ou esportivo se preferir, é ao mesmo tempo o mais aberto a possibilidades, e o mais confuso também.

Ele serve tanto pro brunch da tarde com aquele pessoal mais sofisticado, como para a festa de aniversário mais descompromissada. Isso sem contar o happy hour, se você quiser colocar no balaio.

São muitas situações fora do trabalho ou sair de casa para algo simples, e cada uma pede um tipo de traje do tipo que, se um cara não estiver ciente de verdade do que se trata, vai acabar no mínimo se enrolando nas situações em questão.

Mas fica tranquilo que nós vamos te oferecer umas boas dicas para você usar uma boa indumentária do tipo, seja um traje de gala, com gravata e tudo, até uma combinação simples de tênis de corrida com calça jeans.

O negócio é ficar estiloso, e nisso podemos ajudar bem.

O que pode ser considerado um Traje Esporte?

Explore os vários tipos de Traje Esporte

Olhando de cara, parece que os trajes esportivos ou são aqueles estilos de gala sem cair no terno mais padronizado, ou “a roupa de sair que você só usa em aniversários de 15 anos, formaturas e afins”. E de certa forma, não está errado: o traje esportivo é justamente uma roupa que você não usa no dia a dia, reservando-a para momentos específicos e únicos.

O tipo de traje, bem como sua ocasião, variam bastante, e está relacionado tanto a formalidade como a etiqueta. É por esse motivo, por exemplo, que você dificilmente vai ver calças jeans com tênis de corrida em um hotel 6 estrelas, ou uma calça chino com casaco de gola rolê no aniversário daquele seu amigo mais jovial.

Como cada situação possui sua etiqueta, ficaria muito cansativo listar e explicar cada peça e cada combinação. Além de ser meio pedante, é bem provável que você acabe meio intimidado com tantas regras, e nem consiga se expressar de verdade, esse que é o grande charme do traje.

Sendo assim, o que vamos fazer é mostrar algumas “diretrizes gerais”, dicas aplicáveis em mais de uma ocasião, facilitando a sua criatividade e aplicar de acordo em cada situação.

Dicas essenciais para um Traje Esporte de respeito

O último botão da camisa sempre deve ficar aberto

Traje Esporte

E isso vale tanto para a camisa social dentro da calça, como num terno de casamento, como para aquela saída tranquila com um jeans. A razão é muito simples: estética. O último botão só serve para ficar bonito na vitrine, mas você mesmo não precisa ficar com ele. Procure mantê-lo aberto, sempre.

Fique de olho no caimento do blazer

O Traje Esporte tem que ter um blazer ou casaco que seja confortável no corpo

O blazer é uma peça até bem versátil nos visuais esportivos, mas para que realmente esse fator coringa, é muito importante que você fique esperto com o caimento. Nada de ser muito apertado ou muito largo, para que o corpo não fique desproporcional. Se você tiver essa opção, tenha peças sob medida, para deixar o visual perfeito.

Calças passadas… E de preferência que não seja jeans

O Traje Esporte deve ser fino inclusive no cuidado com as calças

O jeans é uma peça bem interessante para salvar sua vida e compor um bom visual quando você estiver sem opções, mas isso deve ser a exceção, não a regra. O mais indicado nesse caso é você buscar por peças realmente para ambientes sociais, e que permitam você ser estiloso sem parecer um rebelde sem calça.

Calças chino ou de sarja são substitutos perfeitos para ambientes em que o jeans seria esse salvador, enquanto a calça social é reservada para o terno.

Os melhores tons e cores… Neutros

Tons neutros fazem parte do Traje Esporte

Essa é uma questão meio polêmica para alguns caras. Por um lado, a etiqueta e a formalidade pedem por peças menos exageradas em tons e cores, e no fim acabam funcionando muito bem apenas com variações de branco, preto, azul-marinho e bege.

Mas como nem todos os ambientes que você vai pedem por um traje de gala, ou algo parecido, você pode adicionar outras cores aí tranquilamente. Um blazer azul-marinho, com uma camisa tom de salmão, e uma sarja branca cairiam muito bem um branch, só para citar um exemplo.

Personalize com bons acessórios

Acessórios podem dar charme e personalidade para o Traje Esporte

Aqui está um dos grandes segredos para os caras que sabem ser estilosos com as peças corretas. Os acessórios mostram traços bem sutis da personalidade do cara, seja de um sujeito um pouco mais exagerado com penduricalhos para todos os lados, seja um cara sutil e certeiro em suas intenções com um único acessório.

Lembre-se de combiná-lo bem com outras peças-chave do seu pessoal, para que o acessório se destaque junto ao traje esporte, e não sobre nele.

Vai gravata ou não?

O Traje Esporte pode ter ou não gravata, fica a seu critério

Podemos trocar essa pergunta para: em qual ambiente será utilizado o traje esporte? Sabendo para onde ir, vai ficar muito mais fácil considerar a gravata. Não preciso nem dizer que o terno só é terno se tiver gravata, não é? Quanto aos outros ambientes, vai tanto do seu senso estético, como da necessidade real de colocá-la não. No fim, é uma escolha totalmente sua, jovem.

Esqueça o sapatênis!

O sapatênis é uma peça tão polêmica quanto a escolha de cores que falamos acima. Para não sermos tão chatos e pegar demais no seu pé, considere o seguinte: se você não tiver uma opção viável, tal como o jeans, considere o sapatênis. Mas não abuse para não ficar acomodado.

Viu? Não é tão difícil pensar no traje esporte para várias situações e ainda ser estiloso entre elas. Essas dicas são versáteis o bastante para você considerar diversas opções. E bem, você ainda pode olhar várias dicas aqui na MPM para montar um visual perfeito. Tá esperando o quê? Até a próxima!