Posted in:

As melhores sapatarias no Brasil. Brasileiras?

Temos enraizado desde os idos da década de 1980 a premissa que o melhor é importado, contudo essa máxima em inúmeros segmentos não é relevante, um exemplo claro que posso dar é na sapataria.

É nítido e notório que os italianos e os ingleses são os senhores consagrados na fabricação dos melhores sapatos masculinos do mundo, todavia temos em solo nacional verdadeiros artesãos de primeira grandeza na fabricação de sapatos com as melhores matérias primas.

Os melhores do Brasil

Reitero que temos dois exemplos do que se tem de melhor na sapataria mundial. Vamos a elas.

Calçados Pellegrini e Busso Calçados (que não tem site), são sapateiros de origem italiana tem em seu DNA o primor do acabamento e o uso das melhores matérias primas na feitura de sapatos feitos exclusivamente para seus clientes. Como é sabido hoje tendemos a achar que a marca vale mais que a qualidade, vivemos sobre a égide da propaganda, mas às vezes um grife estrangeira de alto nome pode não ser tão boa quantos estas duas marcas nacionais.

As sapatarias nacionais mencionadas prezam pela máxima exclusividade de matérias e atendimento aos seus cliente,  um exemplo disso é que os sapatos são feitos respeitando detalhes como a exata largura, a espessura e a altura dos pés. Outro exemplo é que o couro é tem origem alemã e francesa, conhecidas pelos melhores cromos (couros importados) do mundo para a fabricação de sapatos. são os mesmos utilizados por grifes como Ermenegildo Zegna e Louis Vuitton, por exemplo.

Por garantir a exclusividade aos brasileiros que nem sempre se acha nem nos melhores endereços da Europa, as duas marcas tem um público refinado que podem as vezes desembolsas verdadeiras fortunas por um par de sapatos, todavia o preço praticado por eles não está longe das marcas internacionais de luxo, a diferença, está no fato de que muitas das marcas internacionais não oferecem a mesma exclusividade que os nacionais.

Temos grandes artesãos de sapato em solo nacional, porém mais uma vez, como competir com os estrangeiros, que detém a melhor logística, mão-de-obra e políticas fiscais. Creio que por muito tempo iremos apenas comprar nos grandes outlets do mundo produtos que nem sempre prestam mas que custam como se valessem!

Caso você tem interesse estão abaixo os endereços e os contatos:

Calçados Pelegrini Rua Anhanguera, 447, Barra Funda, São Paulo, tel. (11) 3666-9563.
Busso Calçados  Rua Major Sertório, 452, Consolação, São Paulo, tel. (11) 3256-9435.

Fica a dica!

Agora vou mostrar em imagens o que descrevi.

sapatarias-mpmsapatarias-mpmsapatarias-mpmsapatarias-mpmsapatarias-mpmsapatarias-mpmsapatarias-mpm