Posted in:

MPM Responde: Sou um homem baixo e não me sinto bem com isso. O que fazer?

Ser um homem baixo o condena a considerar que não pode ter estilo? Absolutamente isto nunca foi um fator determinante para a falta de estilo. Ser baixo e ter estilo são coisas que certamente podem caminhar juntas e vou dar 9 regras de ouro esclarecedoras para que você possa sair deste limbo de estilo existencial.

Em 2015 vamos começar uma nova série, a MPM Responde. Você envia suas dúvidas (podem ser básicas ou avançadas) que nós iremos responder de alguma forma. Pode ser um post, um vídeo, uma imagem em nossas redes sociais. Não importa, nós vamos responder.

E pra começar esta série, pedi autorização para o nosso leitor Ademar Moreira Junior para expor sua dúvida, que era justamente esta. Ser baixinho e ter mil dúvidas sobre como ter estilo nesta condição.

Vamos ao email do nosso colega:


Boa noite meus caros do MPM!

Comecei a acompanhar o Blog MPM e realmente não largo mais, vocês são ótimos. Antes queria parabenizar vocês pela iniciativa e pelo blog, continuem assim!

Mas então… Preciso de um conselho de vocês, com o intuito de eliminar da minha mente tal pensamento.
Tenho 1,70 (descalço) e 22 anos. E tenho um problema, me acho muito baixo. E só uso tênis altos, como nike air max entre outros esportivos, também tênis baixos com duas ou três palmilhas.
Agora vem o x da questão, eu mudei meu estilo, tirando que curso Direito e vou virar estagiário, então, vou começar a usar sapatênis, realmente gostei deles mas são muito baixos, até tem aqueles que aumentam o tamanho mas não sei não.
O que vocês acham? Devo parar com essa pira e aceitar, usar os sapatênis baixinhos sem as malditas palmilhas que coloco? O que vale é o estilo não é? O que vocês me sugerem? Quero saber se os colunistas do blog de vocês possuem minha altura e nem ligam para isto. Me dêem forças! hahaha

Desculpe pelas centenas de perguntas.

Agradeço vocês desde já e aguardo resposta!

Att,
Ademar Moreira Junior


Mas afinal, qual o problema de ser baixinho?

Nenhum. Principalmente quando estamos falando de estilo masculino. Para todas as situações, sejam de altura, de peso, de barba ou cabelo, temos opções que podem maximizar sua aparência. O que você precisa é de saber como fazer isto e vou te mostrar.

As 9 regras de ouro do estilo masculino para homens baixos

Regra #1 — Evite roupas largas

homens-baixos-mpm-responde-06

Vestir roupas largas vai fazer parecer que você é ainda menor. Isto é lógico, certo? Além disso, tem outro porém: te deixarão com cara de ainda mais novo e isso pode ser um problema, dependendo da situação em que se encontrar.

Por isso, compre roupas mais ajustadas, slim, para que elas eliminem a sensação de que você é menor do que é de verdade.

Uma dica de ouro é sempre verificar nas etiquetas. Evite roupas masculinas forem “classic fit”, “tradicional” ou “regular fit”.

Regra #2 — Ajuste as roupas do seu armário

homens-baixos-mpm-responde-05

Só pela dica anterior você já deve ter ido correndo ver seu armário e percebeu que tem muitas roupas largas e fora do seu padrão, né?! Pois é, mas não precisa se desesperar, muito menos jogar tudo fora.

Você pode somente ir a uma costureira (ou alfaiate) e pedir para ajustar as roupas. Eles já tem a manha disto. Você vai vestir e eles vão dar uma apertadinha, marcar com alfinetes, você vai tirar a roupa e eles vão cortar e costurar novamente. Simples assim. E nem é um serviço caro.

Salva quando você tem uma peça cara ou que gosta muito mas não está legal em você.

Regra #3 — Dê preferências para cores escuras

Você já deve ter ouvido falar que o preto “emagrece”. Mas não é isso de fato. A verdade é que o preto te deixa mais esguio, ou seja, mais alto e mais magro. Com isso, você pode utilizar desta vantagem, por exemplo quando usar um estilão com terno ou jaqueta, por exemplo.

Sabe o que é melhor? Esta regra vale pra todo tipo de pessoa e corpo.

Regra #4 — Dê preferências para looks monocromáticos

homens-baixos-mpm-responde-04

A verdade é que, se você quer fazer do jeito certo mesmo, deve evitar contrastes muito fortes. A explicação é que os contrastes “dividem” o nosso corpo, e você que já é baixo, vai parecer 2 partes menores. Veja bem, isto não é uma crítica, é uma explicação técnica sobre a parada toda. Entendido?

Mas isso não quer dizer que você só deva andar de preto, ou de uma cor só. Quer um exemplo? Se estiver com uma calça cáqui, uma camisa branca casa melhor que uma preta, que dá um grande contraste. Sacou?

Regra #5 — Prefira listras verticais

Pelo simples fato que elas te darão a impressão de ser mais alto. Você pode até usar listras horizontais, desde que sejam pequenas (ou finas).

Regra #6 — Quando pensar em estampas, prefira as pequenas

Estampas grandes ficam melhores em pessoas grandes, logo, devemos seguir a proporção. Uma roupa não pode ser maior que você, entende?

Regra #7 — Evite roupas grandonas

homens-baixos-mpm-responde-03

Irmão, essas jaquetonas não são para você, por mais que você goste. Essas paradas são para gente alta. Então, no inverno, que você pode usar, evite essas com golas grandes, capuzes grandes, etc. Lembre-se da proporção. Fechado?

Regra #8 — Usar acessórios? Sim, mas pequenos

homens-baixos-mpm-responde-02

Pode até parecer repetitivo, mas sempre pense na proporção. Grandes colares, pulseiras e relógios não ficam tão bons assim em você. Mas sempre use o bom senso e a proporção. E pra isso terá que experimentar.

Regra #9 — Coloque sua camisa para dentro

homens-baixos-mpm-responde-01

Essa é uma dica animal! Naturalmente não vale para camisetas de malha, mas com camisas de botão, mesmo as casuais, tente usá-las para dentro. Isso porque vai subir a sua cintura e alongará suas pernas, dando a impressão de mais altura. Massa, né?

Sobre calçados — Use-os a seu favor

A dúvida do nosso amigo leitor Ademir sobre as palmilhas e calçados mais altos é pertinente. Acredito que isto pode ter um fator emocional forte (você usa e pensa: “—putz, por que eu preciso de uma palmilha alta para ficar melhor?”), mas isso é pura neura.

Você deve usar de ferramentas para potencializar sua aparência, e esta é uma tática muito válida. Então, use das palmilhas e sapatos mais altos, se este for o caso.

É isso aí, galera! Achei a dúvida do Ademir muito pertinente e imaginei que devem ter muitos caras com estes mesmos questionamentos.  Tentei abordar o máximo possível para que os caras mais baixos eliminem a neura e pensem que podem ser ainda melhores, sempre!

 

E aí, o que achou? Concordou ou discordou? Tem alguma dúvida? Converse comigo aqui nos comentários!