Posted in:

O estilo masculino ficou chato – e você pode aproveitar disso

Num mar de marasmo, quem sabe se vestir é rei

Nunca foi tão fácil ser estiloso como nos dias de hoje. Nos últimos anos, temos visto cada vez mais o minimalismo tomar conta de boa parte dos caras por aí – um jeans, uma camiseta básica, e um tênis já resolve boa parte das ocasiões. Mas não tem como não pensar que, para quem é amante da moda, isso não deixa de ser um pouco frustrante.

O estilo masculino ficou chato.

Um questionamento pertinente: por que o estilo masculino ficou chato?

Mas calma, não vá pensar que a gente não goste de um estilo básico e minimalista viu. Eles são responsáveis por grandes ideias, inclusive. Moda, como algo legal e estiloso para todos, precisa ser democrático, de opções até sua acessibilidade.

A questão, para os mais interessados em inovação, é que existe um perigo do simples se tornar algo previsível, e por consequência maçante. E é por isso mesmo que existe aquela velha discussão sobre o quanto a moda masculina está realmente caminhando de uns tempos pra cá.

Por mais que exista muita liberdade hoje em dia em se expressar através dos vários trajes, cada vez menos vemos os caras aproveitando-a da melhor forma.

É só dar uma olhada no Instagram: a maior parte dos homens que mostram seu estilo lá dificilmente saem da camiseta cinza e dos tons de azul sem fim.

Eu sei, é chato até escrever sobre o assunto, mas é um fato que os homens mais modernos são os mesmos que estão levando sua moda ao ostracismo. Apesar de toda essa onda do “básico e suficiente”, há um bom espaço para você inovar e sair desse caminho para o desânimo estilístico.

Vejamos como você pode sair dessa e ser um cara estiloso no mar da mediocridade. Mas primeiro, vamos entender esse cenário todo.

Será mesmo que o estilo ficou “meh”?

Terno preto
Será estilo masculino ficou chato mesmo?

Meh, na mesma, “mais ou menos”, ou apenas monótono. Tudo isso pode significar a mesma coisa: o estilo masculino ficou chato pra caramba. Mas por que tanto marasmo nesse ponto? Olha, como falamos antes, não tem nada de errado com ser simples e funcional. Só que a moda, em todos esses séculos de existência, sempre se baseou no princípio da exclusividade.

Isso quer dizer que, em meio a tantas repetições, um cara que entende de moda sabe como trazer algo diferenciado. Sabe como combinar cores, texturas e tecidos de formas únicas. E mesmo quando você não segue as regras, e estabelece os seus próprios padrões, causam aqueles sorriso despretensiosos: no fundo, as pessoas sabem que é estiloso, mas não fazem ideia de como.

Em uma comparação simples, pense naquelas pessoas que tiram fotos de qualquer jeito, mas aos montes e compartilham no Instagram, e os fotógrafos profissionais. Aliás, essa é outra profissão meio defasada, mas isso é papo para outro dia.

Repare uma pessoa que tira fotos do mesmo jeito no Facebook, e o profissional que busca o mesmo ângulo. Existe uma visão clara de ângulo, enquadramento, uso da iluminação natural, entre outros detalhes. É a combinação que transforma aquele registro em algo único. E assim pode ser com seu visual.

Você pode sair do mundano e do banal que está circulando pelas redes sociais por aí, se buscar as referências certas. Por incrível que pareça, é um tarefa um pouquinho mais complicada se considerar as grandes fontes de pesquisa.

Para isso, separamos algumas tendências que circulam por aí que justamente saem do tradicional. Assim você terá todas as inspirações que precisa para não cair no “igual a todo mundo”.

Tendências para você começar a ficar estiloso sem reinventar a roda

Os Anos 1970

Moda masculina anos 70
Os anos 70 são uma prova de que o estilo masculino ficou chato

Deixando de lado aquela parte mais brega dos anos 1970, muitos estilistas estão redescobrindo o poder do veludo, das cores berrantes, e como combinar ambos de forma tão intensa e estilosa que dão aquele salto no tempo, mas trazendo um monte de novidades.

Quer um bom exemplo? Veja a linha que a Prada trouxe com blazers, coletes, e até sobretudos de veludo. Utilizando as cores de uma forma mais moderada, você vai ficar incrível com eles. Melhor ainda com uma bota chelsea, como já vimos por aqui.

Slogans e Frases para mostrar o poder da sua expressão

Camisas masculinas com escritas
Estampas são outra que estilo masculino ficou chato em outro lugar

Tá aí uma tendência simples e que mostra muita personalidade. E tem aos montes para você se expressar bem. As camisetas, desde grande marcas da moda masculina, até as de lojas virtuais de todos os nichos, as camisetas temáticas estão em uma produção grande o suficiente para você escolher a que literalmente cabe. Assim você não precisa achar que o estilo masculino ficou chato.

Temáticas nerds e da cultura pop, muito popular hoje em dia, de marcas consagradas, ou de nichos muito específicos – como os barbudos, por exemplo -, só riscam a superfície das possibilidades que elas podem oferecer ao seu visual. Mas seja esperto, e busque não só estampas de qualidade, como a malha da camisa também. Para não ficar com um modelo encardido em tão pouco tempo.

A armadura do homem moderno

Ternos masculinos diversos
Escolha sua armadura, e prove que o estilo masculino ficou chato

Como sugeriu o icônico Galahad do filme Kingsman, os ternos são o traje do cavaleiro de hoje em dia. Eles mostram aquele ar de nobreza, junto a outros cuidados bem perceptíveis. E quando são de marcas conhecidas, ou de estilos, eles se tornam ainda mais charmosos. Por que você acha que o James Bond era tão conhecido? Te garanto que não era só pelo smoking.

Designers de moda como Marni, Ermenegildo Zegna, e Valentino estão se tornando verdadeiras lendas modernas ao trazer a esses trajes tanto a leveza como a sofisticação aos ternos. Tons como canela, verde musgo ou mesmo Borgonha são apenas algumas das texturas que pode usar nessa nova leva de ternos.

E não deixe de misturar bem essas opções, meu camarada! Essa é a grande chance de inovar com seu visual. A moda masculina, mesmo que parada no tempo em alguns aspectos, consegue se destacar bem quando temos homens que sabem combinar peças de forma consciente, trazendo aquela originalidade que mencionamos antes.

Seja você o cara que vai quebrar essa ideia de que o estilo masculino ficou chato, e até a próxima!