Posted in:

O que vestir quando você não sabe como deve estar vestido?

Todos nós temos dúvidas quanto ao que vestir. Vamos te ajudar a saná-las

A parte mais difícil de se vestir bem não é descobrir o que cabe ou não. Ou quais cores combinam com você. Ou pior ainda o quanto gasta em cada peça.

Tudo isso pode ser até bem resolvido com boas pesquisas em lugares e referências de marcas. Essas questões estão mais para o lado técnico da coisa, quase uma ciência.

A parte mais difícil nessa coisa toda é discernir e decifrar o que pode ser um traje mais casual ou mais formal para a ocasião. Tá certo que algumas situações são bem claras e pedem um traje específico, e estas são informadas pelos anfitriões, mas existem alguns detalhes interessantes nessas questões.

Um bom exemplo são aqueles casos culturais. Um traje tradicional de casamento, por exemplo, pode pedir tanto por um terno mais normal, aquele black tie estiloso, ou ainda roupas mais sociais e normais.

O mesmo vale para aquelas situações envolvendo entrevistas, reuniões de trabalho de grande importância, ou mesmo suas roupas de trabalho. Cada um destes ambientes pede por algumas regras de etiqueta que nem sempre possuem aquele manual bem definido.

Então qual o segredo para sobressair nesses momentos, sem dar gafes com o visual, e ainda assim ficar bem estiloso? A resposta está em um animal que tem uma fama dúbia igual a sua característica natural: o camaleão.

Não sabe o que vestir? Então seja como um camaleão

Roupas masculinas
Saiba o que vestir em todos os momentos

E não, não significa que você vai ficar igual o David Bowie, embora o clássico da música seja sim uma ótima referência. A maioria dos homens estilosos, ou melhor dizendo, uma boa parcela deles, tem sua base do guarda-roupa na versatilidade. São peças coringas, que servem tanto de base como de padrão para muitos caras.

A intenção é que, mais do que possuir peças que sejam versáteis e eficiente para cada situação, é que você disponha de recursos que facilitem essa busca por peças mais bem feitas e tão personalizadas, que seja possível se destacar bem em qualquer lugar. Por isso é bom ser um sujeito camaleão.

Se o nome não te agrada muito, pense na mesma analogia da água que o Bruce Lee deu algumas décadas atrás: assuma a forma do ambiente que lhe cerca. Com 30 minutos, no máximo, você pode montar um visual que seja perfeito tanto para uma reunião de trabalho como um casamento, ou aquele encontro mais íntimo.

Combinando confiança e bom gosto, você não vai ter problemas com visual por um tempo. Tem dúvida? Então vamos te mostrar alguns motivos pelos quais você vai saber o que vestir em qualquer momento, a qualquer momento.

Como utilizar essa técnica camaleão?

Blazer masculino marrom
Quer saber o que vestir, para ser um camaleão? Dá uma olhada lá

Qualquer um dos itens que compõem esse traje camaleônico podem ser combinados em qualquer ocasião, e essas “propriedades especiais surgem justamente pela combinação com outros itens. Então vamos conferir as peças que podem compor esse armário básico e extremamente versátil.

Blazer 

Pode ser combinado com gravatas, sapatos, e calças com uma bela facilidade. Por terem texturas mais sutis, eles podem ser combinados com todo tipo de traje, seja aquele mais formal para compor um terno, seja para o happy hour. É indispensável no guarda-roupa.

Suéter 

É outra ótima peça para combinar tanto com trajes formais como os casuais. E eles caem muito especialmente com blazers e ternos, para aquelas situações com baixa temperatura que tanto pedem por classe. Para não ficar em dúvidas, melhor optar por um ou por outro.

Jeans slim escuro

Essa é uma peça interessante para quem realmente está em dúvidas quanto ao tipo de roupa que precisa adicionar. O jeans slim escuro é uma ótima alternativa para adicionar em todas as situações, tanto pelo tipo de calça, como pela maneira com que é utilizada.  Dá para combinar virtualmente com tudo.

Sapato Masculino abotinado 

Não é nem tênis, nem sapato, nem sapatênis. Sapatos abotinados, de cores escuras como preferência, são bem versáteis para situações formais e informais. Parece esquisito em comparação a sapatos sociais mais fechados, mas o material e a cor dos mesmos facilitam a combinam com todo tipo de visual. Se achar que o abotinado é muito para você, pegue os modelos de couro nas cores mais escuras, pois vai fazer bastante diferença.

Camisa social 

Isso mesmo, daquelas de botão. Quando busca por cores mais neutras, como branco, preto, azul e cinza, também funcionam como um grande coringa, tanto nos visuais mais leves e tranquilos, combinando com uma camiseta por baixo, como para trajes mais formais, tipo daqueles de reuniões. É interessante combinar golas compridas e curtas, de acordo com o momento.

Repare que, tirando a calça e a camisa social, todas as peças que falamos não dependem necessariamente de cores ou tamanhos que ficaria melhor para você. É interessante que você busque essas particularidades, e é isso que vai fazer dos homens caras mais espertos nas combinações. Agora que já sabe o que vestir, cuide bem desse guarda-roupa, jovem! Até a próxima!