Posted in:

Os 6 melhores sapatos masculinos para trabalhar e onde comprar

O "pisante" que você calça pode fazer enorme diferença no estilo, e vamos te mostrar como

Como você deve estar bem ligado, os sapatos masculinos mudam constantemente de tendências e modas, tal como qualquer outro aspecto do estilo masculino. E nesse sentido, existem algumas regras bem definidas. O sapato clássico marrom nunca sai de moda, bem como suas variações de preto, e azul.

Só para você ter uma ideia, no último ano, um estudo feito pela Social Mobility Commission descobriu que os bancos de investimentos se interessavam menos por candidatos que não calçavam sapatos pretos na entrevista.

Não ter cursado a Oxford provavelmente deve ter um peso maior, mas o relatório concluiu que as vestimentas tinham um papel de “apresentação” maior no processo de seleção. É ccomo uma forma de se “encaixar” nos padrões da vaga. Não por acaso, diversos escritórios por aqui seguem pelo mesmo caminho.

Seja você um macho moderno ou mais tradicionalista, uma coisa é certa. Os calçados masculinos sempre serão uma peça clássica e fundamental na vestimenta. Tênis podem ser mais confortáveis e variados em estilos do que um sapato Oxford, mas aquelas não escritas sobre o visual se mantém. E dependendo do ambiente, você pode sim ser julgado pelo calçado que usa.

Para não dar essas gafes tão sutis com o visual, vejamos algumas boas sugestões de sapatos masculinos excelentes para você dar uma boa carteirada com seu estilo.

1. Sapatos Masculinos Oxford

Sapatos Masculinos oxford são um clássico

Os Oxfords são a definição de “calçado formal”, Um sapato Oxford é a melhor escolha para ambientes corporativos. Seu formato, que lembra um “V” em sua extensão, cria um visão interessante, sobretudo quando combinado ao terno.

Por falar em ternos, tanto eles como tuxedos, e outros trajes de gala, formais, ou os mais sofisticados, são perfeitos para o oxford. Eles exaltam não apenas os cuidados com o visual, mas aquele tom de cuidado tão profundo que só os caras bem entendidos do assunto se ligam.

E evite usá-los em situações mais informais – é um desperdício de estilo em uma situação mais leve, no fim das contas.

2. Sapatos Derby

Os Sapatos Masculinos Derby ajudam muito a criar um estilo bem feito

Se os Oxfords possuem esse formato mais “pontudo” e de uso formal, os sapatos masculinos Derbies são o completo oposto. Sua fabricação tem um estilo mais ovalado, não destacando o calçado masculino em si, mas agindo em conjunto em conjunto com outros visuais. É um sapato mais democrático, vamos dizer assim, e perfeito para situações mais casuais.

Seguindo essa ideia de oposição aos sapatos mais formais, os Derbies encontram seus melhores amigos nos looks informais. Se você curte os looks sertanejos, ou apenas combinar uma boa camisa xadrez com jeans e bota, essa pode ser uma boa alternativa nos calçados.

O sapato Derby também pode combinar com trajes um pouco mais formais. Mas nesses casos, alinhe todos os padrões de cores, e opte para ocasiões que não exijam tanta perfeição no visual. Considere-os para aquele blazer com gola rolê, por exemplo.

3. Mocassim

Os Sapatos Masculinos mocassins dão mais classe ao visual

Você já deve ter visto esse sapato nos pés do seu avô, ou mesmo de alguns colegas menos preocupados em amarrar os sapatos masculinos. Em resumo, mocassins possuem uma entrada um pouco mais expressiva para calçar, e a falta completa de cadarços. É literalmente calçar e sair para onde quiser.

E a versatilidade não para por aí. Esse sim é o sapato masculino coringa para usar com virtualmente qualquer tipo de visual. E é bem provável que essa seja o motivo do seu avô usar mais do que você: eles não são despreocupados com o visual ,mas sabem que um bom calçado justamente combina bem com qualquer estilo.

Mas se quer uma boa fonte de inspiração para usar um mocassim com classe, dê uma olhada nos estilos latinos de luxo. Os caras sabem usar bem uma calça branca com camisa polo e mocassins sem parecer cafona, e você pode fazer o mesmo!

4. Sapatos de Monge

Os Sapatos Masculinos de monge dão um ar mais reservado ao seu estilo

Tu não precisa ser o Sean Connery em “O Nome da Rosa” para usar um desses. Sua característica mais marcante é a ausência de um cadarço, e ao contrário do mocassim, eles são presos por fivelas, que podem variar de uma até a três tiras.

Quanto ao uso dele, podemos dizer que a sabedoria do monge é utilizar sapatos que estejam entre um Oxford e um Derby em termos de ocasiões. Ele pode ser útil tanto em ocasiões mais formais, o que dá um ar de nobreza e raridade, como em ocasiões mais informais, sem deixar aquelas peças informais de lado.

Mas o segredo que vai fazer seus sapatos de monge se destacarem ainda mais com o visual são as fivelas. Feitas de bronze, ou prata, as cores das fivelas podem muito bem trazer um detalhe interessante com outros acessórios de couro, só para um exemplo.

5. Botas Chelsea

Os Sapatos Masculinos na forma de bota são boas em situações bem específicas

Quem disse que homens não podem usar botas? Claro que não se trata de modelos de bico, como é o caso dos femininos, e na verdade nem precisam dessa referência: as botas masculinas são estilosas e únicas a sua maneira.

As botas Chelsea que mencionamos aqui tem um visual bem interessante. É uma única peça de couro, esticado ao máximo, e modelado a partir daí. Ele alcança no máximo o calcanhar, e seu formato lembra um pouco os modelos Oxford.

Junto a outras peças de couro, e especialmente em épocas frias, as botas chelsea são perfeitas para aqueles looks inspirados na moda europeia. Pense naquele blazer um pouco mais comprido, ou sobretudo mesmo. E não vá confundir com o coturno, hein?

6. Sapato Esportivo

Os Sapatos Masculinos esportivos são bem antigos

E aqui está o modelo casual para onde você ir aonde quiser. Até mesmo no trabalho, se o local permitir vestimentas à sua escolha. Sapatos esportivos também podem ser feitos de couro, mas sua variedade de escolhas, entre cores e texturas, são bem grandes. Aqui é onde você pode personalizar da maneira que quiser, para qualquer ocasião… Informal.

É rapaz, nada de abusar da sorte no trabalho ou naquela festa de gala com sapatos mais descontraídos. Repare que não falamos sobre serem ruins, mas apenas de serem mais adequados para outras situações. E como tal, eles cabem bem com seu estilo preferido. Além do mais, é uma boa forma de mostrar o couro em suas formas mais ousadas.

Ah, e os sneakers são um bom exemplo de sapatos esportivos que cabem em qualquer ocasião. Além de serem uma boa proposta de sapatos esportivos.

Nunca deixe opções tão interessantes de lado no seu visual! Os sapatos masculinos, pelas variedades que demos até aqui, são perfeitos para looks estilosos. E nada o impede de ousar bem, afinal de contas, as cores neutras dos calçados são virtualmente universais, e podem combinar de formas que não imagina. Não deixe seu estilo de lado, meu camarada, e até a próxima!Os Sapatos Masculinos esportivos são bem antigos