Posted in:

Produtos de cabelo: descubra os erros que você comete e saiba como evitá-los

Veja alguns pontos que podem realmente bagunçar com sua cabeça!

Sabe aquela aquela hora, quando finalmente consegue dar conta do penteado, com todas aquelas confusões na cabeça quanto ao estilo ideal, e alguém chega pra te falar que tá tudo errado?

Dá uma frustração, não é? Isso quando você não entra em negação, até se dar conta que tá tudo zoado mesmo.

Por isso estamos aqui, para te dar uma força e apontar esses erros antes que você os cometa. E vamos cruzar os dedos para que perdoe a gente, meu chapa. É bem possível que os detalhes apontados por aqui não sejam bem do seu agrado, e até xingue muito nos comentários. Mas estamos aqui para te ouvir, e quem sabe a gente mesmo não aprenda com os erros, certo?

Enfim, disclaimers e alertas a parte, vamos ao que interessa. Salvar o seu penteado.

Os erros que comete com o cabelo masculino

Você usa produtos demais na cabeça!

Produtos para cabelo masculino
O Cabelo Masculino tem problemas bem pesados com o excesso de produtos

Menos é mais aqui. Lembre-se, você sempre pode adicionar mais produtos para o penteado perfeito, mas use-os em grandes quantidades, e você acabar com a cabeça tão pesada que vai ter que começar tudo de novo.

Se seu cabelo é curto, e tem um produto de qualidade disponível. Uma quantidade mínima é suficiente para manter o visual impecável ao longo do tempo. Para ser mais preciso, a quantidade não precisa passar a primeira linha do indicador.

Mas qual é o real segredo para saber quando é realmente suficiente? Tem um bom macete para isso. Depois que colocar o produto no dedo ou nas mãos, esfregue bem em ambas as palmas. Faça isso até que não fique nenhum resíduo. Caso ainda tenha ficado mesmo assim, significa que você passou da linha no cuidado. Segue o macete que você vai economizar uma boa grana.

Talvez você não esteja usando todos os produtos

Passando produto para cabelo masculino
Outro dos erros com o Cabelo Masculino é a falta de alguns itens importantes

Só porque o pessoal do marketing disse que você precisa comprar um monte de produtos que possivelmente vão tomar todo o seu banheiro, não significa que você necessariamente precisa acreditar neles.

Você precisa de produtos capilares bons o bastante. De cremes a óleos e shampoo, que sejam usados de formas distintas e precisas, como estão indicados em suas embalagens. Então, em suma, não é necessário comprar a loja toda, no máximo uma prateleira.

O combo básico e eficiente nos cuidados com o cabelo masculino é shampoo+creme+pomada. O shampoo é para uso diário, ou a cada dois dias, para manter o cabelo nutrido e bem hidratado. O creme vai dar uma hidratação extra para aqueles cabelos mais secos, além de ser uma alternativa para quem não curte um condicionador. E a pomada é o finalizador básico para fazer um bom penteado sem perder as qualidades do cabelo. É possível adicionar outros produtos, mas aí fica por sua conta, e mais importante, por suas necessidades.

Tá aplicando os produtos errados, jovem

Cabelo masculino espelho
O Cabelo Masculino precisa de cuidados que você não pode errar com tanta frequência

Não caia na armadilha de usar o produto de qualquer jeito, jovem. Você vai cometer um belo erro que só vai se dar conta quando estiver com o estilo no mínimo esquisito. Eu sei que há chances de ficar meio pistola com essa questão do esmero no cuidado. Mas acredite, meu amigo: não usar esses produtos de qualquer forma te poupa tempo, dinheiro e bom gosto.

Para um uso mais adequado de qualquer produto, dê uma quebrada no uso dos mesmos. Comece com uma quantidade pequena, e vá do começo da nuca, ou nas pontas dos cabelos caso eles sejam grandes, até o fronte. Assim você economiza bem os seus produtos, e ainda fica com o visual bem feito.

Para cabelos maiores, recomendo que penteie bem, repartindo os lados, para que tenha um cuidado igual nas duas partes.

É bem possível que não esteja usando produtos solúveis em água

Entradas cabelo masculino
Você está cuidando do Cabelo Masculino errado, jovem

Esta é uma discussão controversa com vários tipos de estilistas. Alguns defendem os produtos a base de petróleo, e sua vertente estética, o óleo mineral, enquanto outros defendem os produtos solúveis em água. E bem, como não somos estilistas, e possivelmente você também não, vamos apostar no mais fácil e no mais seguro.

Produtos solúveis em água facilitam não só os cuidados, como previnem o seu cabelo de ficar um desastre. Com uma única lavagem, você consegue tirar todos os resíduos, enquanto os feitos a base de petróleo precisa de ao menos três limpezas em água, fora aquele efeito de graxa na cabeça…

E jovem, o que não falta é uma boa quantidade de produtos solúveis em água econômicos e bem acessíveis. Não é preciso apelar pelo muito barato, e pagar muito caro depois.

Você não bate os produtos para o cabelo com a coloração dos mesmos

O Cabelo Masculino pode ser bem cuidado com os produtos certos, mas com o cuidado certo

Tipos diferentes de colorações podem ter diferentes densidades, então vale a pena saber quais produtos são melhor adequados para a cabeleira. Por exemplo, para caras loiros ou ruivos, os produtos mais indicados são aqueles para cabelos mais secos, os mais comuns entre eles. Já cabelos mais escuros são mais adequados produtos que enaltecem a cor.

Tá cuidando do seu cabelo grande como se fosse pequeno… Aí não rola

O Cabelo Masculino grande não pode ser tratado como cabelo curto

Sim sim, já entendemos, você cresceu o cabelo além da conta, e ainda não se tocou que a quantidade necessária para cuidar do cabelão é diferente de antes. Tá tudo bem, todo mundo se acostuma.

A tendência nesses casos é que o cabelo fique meio duro ou seco, devido a quantidade de nutrientes que ele demanda para mantê-los na cabeça. Aqui, a chave para não virar uma maçaroca, tipo aqueles bonecos antigos de nylon, é usar bem o shampoo e o condicionador, numa frequência maior. Assim você não vai ter problemas com o cabelão.

Gostou das dicas? Aposto que você tava cometendo um monte desses erros com o cabelo masculino, e ainda não tinha prestado tanta atenção, certo? Mas tá tudo certo agora, os ajustes não são tão difíceis de serem feitos, e você vai ver como o visual fica bem feito. Não deixa de cuidar do cabelo, e até a próxima!