Posted in:

Outono Inverno 2014? Que nada! Saiba como se vestir bem em todas estações

Outono Inverno 2014? E ano que vem?

Fala bonitão! O que você pensa quando você encontra lojas em promoção? Liquidação, descontos, preview de coleção… Isso mesmo cara, ai meu bolso! estamos na época de mudança de estação!

Veremos muitas lojas colocando em prática as tendências de moda masculina para outono inverno 2014. Isso tudo é muito importante para a indústria da moda, mas hoje eu quero te dar uma dica que vai fazer sua mente explorar muito mais do que as marcas ditam para 2014. Eu vou te ensinar como olhar para a estação, independente do ano, e estar preparado para se vestir bem, conectando 3 elementos básicos para composição do seu visual com a moda estação atual.

Outono Inverno 2014, que nada! Saiba como se vestir bem em todas as estações

Por que a moda segue as estações do ano?

As pessoas precisam de roupas adequadas à nova estação outono inverno 2014, certo? Agora filhão, me diz uma coisa… Você já parou para pensar: Por que a moda usa as estações do ano como referência? Calibre o seu olhar para entender os principais elementos de uma estação e você descobrirá por que “observar mais” te ajuda a se vestir bem no outono e inverno — como você é um cara esperto, de lambuja você vai deduzir como usar estas dicas para ficar na pinta quando chegar novamente a primavera e o verão.

Vamos viajar no tempo rapidão, porque vai ajudar abrir a sua mente!

As estações do ano foram definidas a partir da observação da repetição de certos padrões climáticos em determinados períodos de tempo ao longo do ano. Isso é importante porque, justamente cada padrão climático interfere de maneira diferente na vida do ser humano. Por sua vez, para se adaptar aos padrões climáticos, o ser humano começou a se vestir de maneira distinta em cada período do ano. Quando sentia frio, cobria mais o seu corpo, se mantendo mais aquecido e protegido das ameaças do clima. Quando sentia calor, se cobria menos — Pode parecer bla bla bla, porque hoje em dia percebemos pouco, mas antigamente, uma das maiores causas de morte do ser humano eram os fenômenos da natureza. Daí tamanha importância das estações do ano na maneira com que nos vestimos.

Mas as estações do ano não definem somente o comprimento das roupas ou o tecido que são feitas. Definem também as cores, etc. Por que não usar uma cor viva e animada no outono inverno 2014? Por que a moda outono inverno 2014, 2015, 2016 seguem os mesmos tons neutros, monocromáticos, marrons e pretos com pequenas variações de cores complementares?

A cor da estação como forma de sobrevivência

Outono Inverno 2014, que nada! Saiba como se vestir bem em todas as estações

Antigamente, meu amigo, essa coisa de ser “o bunitão” já existia, mas antes disso, nossos antepassados se preocupavam em sobreviver. Olhe para essa foto! Quem você acha que está mais vulnerável?

O homem sempre observou as mudanças da natureza durante as estações do ano para adequar suas roupas com o objetivo de sobreviver. “Ok Saulo, tô vivo, como faz para ser “o bonitão”?! Assim como certas cores ajudam a camuflar, outras são usadas para chamar atenção. Hoje, essas cores ajudam a compor seu visual e acrescentam estilo, charme e elegância. — Mas com o mesmo objetivo de antigamente, o acasalamento! (risos)

Chega de história, vamos para a prática.

Os 3 elementos chave de uma estação da moda

Existem 3 elementos da natureza que uma coleção de moda utiliza para sua composição. Entender estes elementos vai te ajudar a ter mais segurança para se vestir bem nesta estação.

  • Cores
  • Tecidos, Texturas e Estampas
  • Formas das roupas

Quer se vestir bem? Seja observador

A verdade é que, se você não é um cara observador, muitas dicas de composição passam pela sua frente e você nem percebe. Não basta estar de olhos abertos, é preciso calibrar sua mente para entender os padrões ao seu redor que estimulam as mudanças da moda.

Observe esta imagem. Os três elementos essenciais estão nesta foto. Vamos desvendá-la juntos para definir o estilo dessa estação.

Outono Inverno 2014, que nada! Saiba como se vestir bem em todas as estações

1: Cores da estação

O primeiro elemento são as cores. Perceba que no outono, as cores variam entre combinações monocromática (variações da mesma cor, mais claro ou mais escuro — ou seja, tons). A cor que mais aparece pode ser utilizada como a cor principal da estação. Mas se você olhar com mais atenção vai ver que esta cor está influenciada por outras — puxando tons para outras cores (vermelho, laranjado, etc). Estas são possíveis cores secundárias para as roupas do momento outono.

As cores da moda que vestimos no Brasil, sempre será mais influenciada por elementos geográficos e políticos mais próximos. Mas não podemos esquecer que a moda em qualquer parte do mundo recebe influência de aspectos globais, por isso, precisamos de flexibilizar o nosso olhar. Repare as diferenças do outono em várias partes do mundo e encontre você mesmo os padrões regionaispadrões globais.

Outono Inverno 2014, que nada! Saiba como se vestir bem em todas as estações

As cores mais unânimes são as mais seguras de aparecerem nas tendências de moda. As menos repetidas são alternativas que influenciarão a coleção de acordo com aspectos relevantes daquela região para o mundo naquele momento. Por exemplo, se a Índia estiver em evidência, a moda mundial será influenciada pelas cores e padrões daquela região. Mas não vamos nos aprofundar nos aspectos políticos, ok? Deixa isso para o Tadeu Soares.

Espero que tenha conseguido fazer sentido sobre as cores da estação. Vamos para o próximo elemento.

2: Tecidos, Texturas e Estampas

Os tecidos, texturas e estampas formam o segundo elemento. Porque eles estão juntos? Por que um ajuda a definir o outro. Por exemplo, é impossível imprimir certas estampas em determinados tecidos. Por outro lado, certos tecidos apresentam texturas que formam efeitos de estampas por causa da construção da sua estrutura de fibra e etc.

Através da observação da natureza, podemos extrair estampas, veja! A natureza dá pistas muito claras sobre o que pode vir para esta estação.

Os tecidos são escolhidos de acordo com o clima e conforto. Faz sentido? Claro que sim!

Outono Inverno 2014, que nada! Saiba como se vestir bem em todas as estações

3: Formas das roupas

É claro que o recorte das roupas também vão de encontro à alguns elementos que encontramos na natureza. Mas não vamos nos aprofundar neste tópico por 3 motivos: Primeiro porque ultimamente a moda masculina evolui muito devagar. As roupas para homens estão do mesmo jeito há séculos. Em segundo porque, as formas de roupas masculinas são óbvias: Roupas curtas para o verão ou longas para o inverno. Terceiro porque na maioria das vezes não temos controle sobre esse elemento. Há não ser quando rola um “customize”.

O objetivo deste texto é trazer materiais para reflexão que estejam ao seu alcance para mudar. Portanto, vamos deixar as formas das roupas para depois.

Bônus

Para fechar com chave de ouro, vou te dar uma dica de uma ferramenta que vai ajudar a combinar as cores para esta estação. É simples e muito funcional. Vai facilitar muito a sua vida.

Colors Pallete Generator — Gerador de Paleta de Cores

Essa ferramenta pega uma foto e transforma numa paleta de cores. Como vimos anteriormente, a natureza é uma das principais fontes de inspiração, então, digite no google o nome da estação do ano que você quiser (Primavera, Verão, Outono Inverno 2014), pegue uma imagem e jogue nesta ferramenta. Pronto, uma paleta de cores vai surgir para te ajudar a combinar as peças do seu guarda roupas.

Eu gosto muito de fazer essas paletas com paisagens porque esse mundão de meu Deus é bonito de mais. Tem cada combinação de cor que as vezes a gente não imagina que ficaria bom, mas papai do céu mostra pra gente as dicas.

Faça testes com paisagens, looks de marcas famosas e também com roupas de celebridades. Funciona muito bem e te ajuda buscar a essência na combinação de cores mesmo sem conhecimento técnico sobre o assunto.

Agora sim, “o rei das estação do ano” está pronto para atacar! Vai com tudo!