Posted in:

Pra você não errar mais sobre Traje Esporte Fino

Sofisticado até para o Happy Hour! Veja como se vestir como um galã.

O traje esporte fino é um dos estilos mais sofisticados para um homem moderno. Feitos sob medida, com a melhor qualidade de material, a ideia é que os trajes esportivos deem mais charme em vários ambientes.

Tá certo, você pode até ser chamado de “playboy”. Mas convenhamos: estar bem vestido para aquela situação mais interessante não vale nenhuma preocupação com piadinhas, não é verdade?

Mas se tem uma situação comum envolvendo traje esporte fino para homens é o fato de sempre ter alguns detalhes que passam batidos. E o resultado são gafes que um entendido de moda não perdoa. E se não tiver nenhum, você vai no mínimo atrair alguns olhares indesejados. Preparamos esse guia justamente para você não passar mais por estas ocasiões frustrantes, e assim melhorar o seu visual.

Então vambora.

As Características do Traje Esporte Fino

Traje Esporte Fino

Basicamente, o traje esportivo fino é um conjunto de peças destinadas para ocasiões específicas, informais na maioria das vezes, mas que pedem por roupas sofisticadas. O ponto que as define de verdade é a combinação das peças entre si. Isso sem contar detalhes como a alfaiataria, o tipo de tecido, etc. Para facilitar a procura de peças para você, estes são os itens que podem compor um traje esportivo masculino:

  • Camisa Social
  • Paletó
  • Colete
  • Gravata
  • Sapatos
  • Calça Social

Podem parecer poucos itens, mas a variedade que cada peça pode adicionar permite combinações únicas. E é justamente essa variedade que permite vários tipos de traje esporte finos para homens, em diversas situações. Para facilitar a visão no seu visual, aqui vão alguns exemplos.

Ocasiões para o uso do Traje Esporte Fino

Podemos dividir o uso do traje esporte fino para homens em dois grandes grupos, e depois para vários outros exemplos menores. Só isso vai ter dar uma boa visão do que usar, como usar e onde usar para ficar estilosão. Saca só como é simples: como esse tipo de traje é apropriado para eventos, o que vai fazer diferença são apenas alguns detalhes. E são neles que vamos nos concentrar.

Eventos ao Dia

São eventos mais leves, mais informais, mas que não deixam de ser importantes no que diz respeito a visual e a etiqueta que o traje pede. Se você aplicar bem essa preocupação no seu visual nestes momentos, pode ter certeza que as portas dos círculos sociais vão se abrir para você.

Se liga em alguns dos eventos que podemos adicionar aqui:

Casamento ao Dia

Sabe aquelas cenas bem românticas dos filmes, séries, novelas e tudo mais? Pois bem, o pessoal não é apenas bem vestido na ficção – o Traje Esporte Fino ganha contornos um pouco menos exigentes, mas não menos elegantes.

Traje Esporte Fino

Casamento no Campo

Aqui pode ser ainda mais despojado graças ao local do evento, mas lembre-se sempre de estar dentro dos padrões do traje esporte fino.

traje esporte fino

Casamento/Festa na Praia

Mesma ideia do casamento no campo, com a diferença que aqui o Traje Esporte Fino é ainda mais solto e adaptado para o clima praiano. Se quer uma referência maluca, olhe o seriado Revenge, vai te dar umas boas ideias.

Traje Esporte Fino
Festas de lançamentos de produtos ou serviços

Tão informal quanto os outros eventos, o traje espore fino encontra seu habitat natural aqui. Eles adicionam um toque mais sofisticado em um momento profissional importante, e podem ser um cartão de visitas muito mais eficiente.

traje esporte fino

Festas da Firma

Em um primeiro momento, o Traje Esporte Fino parece não se encaixar nessa ocasião pois as festividades dos trabalhos muitas vezes envolvem aquele bolinho com salgadinhos e refrigerante no refeitório ou no salão de festas da empresa no fim de ano e no aniversário da mesma. Mas existem algumas exceções específicas em que o traje certo pode causar uma enorme diferença no visual.

traje esporte fino

Apresentações de trabalhos

Existem algumas reuniões importantes dentro do trabalho que pedem por uma indumentária de acordo. Isso se os trajes de trabalho já não forem bem formais. Nestas horas, em que todos os detalhes são observados com atenção, é que o Traje Esporte Fino chega como um vistoso cartão de visitas.

traje esporte fino

Eventos a Noite

Casamentos à Noite

Uma das situações mais comuns e populares para se utilizar o Traje Esporte Fino. São aqueles casamentos de amigos e pessoas próximas nas quais não exige aquele black tie tão padronizado, mas não abre mão de roupas bem escolhidas.

traje esporte fino

Eventos de Gala

podem variar muito. Aniversários, lançamentos de produtos, ou só festas para comemorar qualquer coisa. O lance aqui é: se pedirem Traje Esporte Fino no convite, use sem pensar duas vezes. Estas são as ocasiões em que a roupa diz muito sobre seu apreço pessoal, e se você não cuidar dele, aquelas portas que falamos mais acima se fecham rapidinho.

traje esporte fino

Aniversários

um pouco menos exigentes em garbo e elegância, mas não menos relevantes. Aniversários de parentes e amigos pedem por roupas um pouco mais despojadas, e o traje esporte fino também possui esses aspectos. Só não vá ficar mais bonito do que o (a) aniversariante, viu? Não arranje problemas por querer se destacar demais.

traje esporte fino

Alguns pontos pra você prestar atenção ao montar o seu Traje Esporte Fino

Todos os exemplos de situações que levam o traje acima se diferenciam nos detalhes que vão no seu visual. Em outras palavras, você não pode cometer gafes de estilo. Não é porque o convite diz TRAJE ESPORTE FINO que você vai se vestir com a combinação mais genérica do tipo, não é?

Pois então, para que não cometa alguns dos erros mais inaceitáveis no uso destes trajes, principalmente com ternos, que iremos mostrar as recomendações a seguir.

A combinação de cores

Como foi bem dito no E-book “Os 7 Pecados Capitais do Estilo Masculino”, você não pode sair por aí misturando cores de qualquer jeito. Ou pior ainda, ficar esperando que sua parceira fique te dando direções como se fosse um garotinho desajustado. Para fazer do seu traje esporte fino masculino bem organizado nesse sentido, vamos te mostrar o caminho das pedras.

E claro, você pode e deve pegar o e-book que falei lá em cima pra que qualquer visual escolhido seja bem estiloso.

Escolhendo as Cores Adequadas

Além de ficar esperto com as combinações entre as cores no visual como um todo, você pode aplicar uma regra simples na hora definir as tonalidades do seu traje.

Escolha cores mais claras para os eventos realizados ao dia, e cores mais escuras para os eventos a noite. Se você estiver em dúvidas, as cores neutras sempre salvam o dia.

O Alinhamento das Cores

À partir da regra básica de tonalidades, você pode definir outros detalhes com mais facilidade para o seu traje. Como uma sugestão, escolha cores neutras ou opostas às definidas pelas principais, até para quebrar um pouco o padrão do visual. Dá só uma olhada nesses exemplos.

Traje Esporte Fino

Estar de paletó

O paletó é uma parte essencial, para não dizer obrigatória, na montagem do seu traje esporte fino. Ele atribui estilo, pode ser variado em tons e cores, além de detalhes como fendas e o próprio corte que deve ficar bem alinhado com o seu corpo. Para não ficar perdido com a forma que deve escolher o paletó, separamos algumas destas dicas.

A Fenda

Um dos charmes no uso do paletó é a movimentação que ele dá em todo o visual. E isso só é possível pelas fendas na parte de trás do paletó. Apesar da fenda única ser o padrão de muitos paletós, ele prejudica a movimentação do usuário. Se você gosta de mais mobilidade, prefira a fenda dupla. Ela oferece mais mobilidade, e até colocar as mãos no bolso é mais fácil.

Mantenha o Caimento nas Mangas

Não preciso dizer que o paletó deve estar de acordo com suas medidas, certo? Se for necessário, faça um sob medida, ou compre um e faça os ajustes de acordo com seu tamanho em um alfaiate, como já vimos nesse post excelente sobre camisas sociais masculinas (Nota, incluir o link do artigo recente de camisas sociais masculinas.

Traje Esporte Fino

Cuidado até ao abotoar 

Prender o paletó em apenas um ponto dá um charme todo especial no traje esporte fino. Mas mesmo aqui é bom você ficar ligado onde deve abotoar para não marcar o tecido, e ao mesmo tempo ficar confortável no seu visual.

Use um lenço na lapela, fica ótimo 

Essa você pode reservar para festas a noite, ou ocasiões mais informais. Usar um lenço na lapela ou no paletó, no bolso à frente, quebra um pouco a formalidade do visual, e pode deixá-lo muito interessante. E não se preocupe com a cor aqui: só de ter um lenço já traz um bocado de elegância.

Traje Esporte Fino

Use Gravata apenas se quiser compor o look, mas não é obrigatório

A gravata não é um item indispensável, mas adiciona um diferencial no traje. Se for usá-la, deixe o lenço de lado. E lembre-se que estamos falando aqui da gravata padrão – ela é a mais indicada para o Traje Esporte Fino em qualquer uma das ocasiões.

Traje Esporte Fino

Quanto a cor da gravata, pode ser bem criativo desde que não destoe demais da ocasião. Na dúvida, prefira cores mais escuras ou neutras, que combinam com qualquer tipo de traje.

Use sapato social – e Fuja do Sapatênis!

O sapato social é uma das peças mais importantes no traje esporte fino, e se mal aplicado destoa e muito. E não falo apenas de usar um tênis no lugar do sapato, mas mesmo fazendo uso do modelo correto, ele pode estar sujo, não engraxado… você entendeu a ideia, certo?

O modelo em si pode variar para cada situação, mas fica um conselho para qualquer uma delas: não use o Sapatênis em nenhum traje esporte fino. Apesar de versáteis, eles são mais adequados para ocasiões mais informais, como aquele happy hour, e acabam causando aquela sensação desagradável.

O Cinto não serve apenas para prender as calças

O cinto é outra peça que pode se destacar muito bem no seu traje esporte fino. Ela é a ponta entre a parte superior e inferior do visual. E aqui não tem muito mistério: além de buscar um modelo simples, opte pelos cintos de couro. E quanto mais moles, melhor. Dessa forma, eles se ajustam com mais facilidade ao seu corpo sem estragar o visual.

3 Dicas para Ficar no Estilo com o Traje Esporte Fino

Essas são as nossas dicas finais para para deixar seu Traje Esporte Fino perfeito. Com a quantidade de imagens disponíveis aqui, você já tem boas ideias para montar os modelos que mais te agradam, mas umas dicas a mais não fazem mal, não é mesmo? Vamos às dicas então:

1 – Maneire nos acessórios

Os acessórios masculinos oferecem um ótimo destaque em qualquer visual. Mas no traje esporte fino, eles devem ser usado com cautela, pois podem quebrar muito o estilo de forma negativa.

O lenço que falamos lá em cima é um exemplo positivo. Já os que causam um impacto negativo são anéis, brincos e abotoaduras, se usados em excesso. Se for usar alguns deles, tenha bom senso de não se transformar num penduricalho ambulante.

Acessório para esporte fino

2 – Se atente a gola da sua camisa social

Lembra lá no artigo de camisas sociais masculinas sobre ficar esperto com o tipo de gola que ela possui? Pois então, no Traje Esporte Fino esse detalhe é mais importante ainda. Caso você precise de uma camisa social, evite as de gola americana, porque ela é muito casual e pode criar um climão sem você perceber. Prefira a gola italiana, que deve ser usada sempre com gravata e em looks mais formais, como passeio completo.Traje Esporte Fino

 

3 – Foque no caimento da suas roupas

Roupas sob medida basicamente não são apenas adequadas a suas medidas, mas ao seu caimento. Todo o traje esporte fino, na verdade qualquer roupa, deve estar com um bom alinhamento das peças com o seu corpo. Assim você vai ter uma boa mobilidade e acabar com aquela sensação de que o defunto era maior.

Só pra resumir como deve funcionar o caimento: Para calças, ela deve estar na linha do seu calcanhar. Para as camisas sociais de manga longa, elas devem estar com o caimento na linha dos punhos. E para os paletós, a parte inferior deve ter o caimento no meio das mãos ou nas nádegas.

Traje Esporte Fino

Seguindo todas essas dicas, o seu traje esporte fino ficará foda, e perfeito para qualquer ocasião que precise dele. Não se esqueça de deixar nos comentários o que você achou das dicas e as sugestões de visuais que você gostaria por aqui, vai dar uma moral enorme pra gente. Forte Abraço!