Posted in:

Roupas para trabalhar: 12 erros que você deve evitar (Vai por mim!)

Nas gerações passadas, a indumentária masculina com os escritórios era restritiva e muito limitada.

Um paletó e gravata fora do lugar, e dificilmente você teria comida em casa. É, as coisas eram ruins assim.

Mas felizmente, os tempos mudaram, e os homens são muito mais livres para estilizarem seus ternos como quiserem… Ou não? Ainda existem muitos erros de estilo masculino cometidos por aí

Se por um lado, a revolução contra a etiqueta de roupas trouxe estilos e ideias ousadas e interessantes, por outro existem alguns pequenos sacrilégios que são imperdoáveis.

Quer dizer, você quer mesmo usar sapatos esportivos em um escritório executivo? Ou botar um jeans com blazer no escritório e não achar que está em dia de folga?

A resposta para ambas as perguntas acima, e tantas outras, é sim. Mas vamos fazer isso de forma prática, tanto mostrando os erros como as soluções para os caras que confundem desajustes com estilos diferenciados.

6 erros nas roupas de trabalho que você deve evitar

Erro #1: Bolsas de Ginástica & Ternos

Ternos variados
Veja quais são os erros do estilo masculino que você precisa evitar

Olha, não existe um problema real em usar mochilas como uma forma de guardar tudo o que precisa para ir ao escritório. Tem muitos engravatados que fazem isso com frequência. O erro é ir com mochilas, ou mesmo a bolsa  de ginástica propriamente dita, em um ambiente que não tem nada a ver com isso.

A solução

Você vai passar no teste de controle de qualidade com as mochilas para o trabalho se seguir os seguintes critérios:

  • tecidos premium
  • cores neutras e escuras
  • formato contemporâneo

Nesse sentido, as melhores escolhas são aqueles modelos de couro na cor preta, marrom ou azul, com material reforçado, e aquele espaço maroto para colocar seu laptop e demais itens de forma adequada.

Erro #2: Confundindo Atletismo

Ternos esportivos
Um dos erros do estilo masculino mais comuns é confundir os estilos

Já se foram aqueles tempos em que o terno preto era imutável nas roupas de escritório. Mas isso não quer dizer que você tem de chegar no trabalho como quem vai para a academia. A menos que o escritório permita, você só vai conseguir essa proeza esportiva uma vez. No dia seguinte você nem volta.

A Solução

Tudo se trata de materiais e as maneiras novas de usar os ternos, sem extravagâncias. Buscar peças clássicas de ternos com couro, ou ainda de camurça, podem adicionar ideias criativas sem grandes exageros.

E você pode usar aquele sapato mais esportivo se o escritório permitir, mas não deixe a etiqueta de lado. Procure tanto aqueles modelos mais leves, ou dê uma boa carteirada no visual com aquele blazer e gola rolê, e um sapato oxford. O negócio é ser sexy sem ser vulgar, meu amigo.

Erro #3: O desrespeito ao próprio traje

Ternos descolados
Desrespeitar o próprio traje é um dos erros do estilo masculino mais antigos

O que fazer com aquele terno que você não precisa vestir o dia todo no fim das contas? Colocar uma roupa por baixo e tirar igual um gogoboy, é claro! Sério, misturar trajes formais e informais é um erro bem pesado quando se trata de estilo. Ao menos sem um mínimo de bom senso . Isso é bem comum quando o cara termina o seu trabalho e começa a tirar as peças no meio da rua mesmo.

A solução

Para não cair nessa armadilha tentadora, principalmente em dias de calor, o ideal é buscar peças que tornem seu estilo mais leve por si só, sem essa necessidade de uma segunda camada de roupas. Uma boa indicação, por exemplo, é criar padrões diferentes para calças e blusas.

Que tal aquela calça branca com um blazer mais leve? Você não sai do formal, e ainda adiciona aquele toque especial de estilo, por exemplo.

Erro #4: se vestir muito fora da curva

Os erros do estilo masculino incluem também relacionam com fora de época

Tá certo que tem vários escritórios modernos por aí permitem um estilo mais solto por parte dos seus funcionários. Mas assim como falamos das roupas esportivas acima, o mesmo vale aqui: não avacalha cara. No ramo profissional, seguir as tendências é menos relevante do que estar apropriado.

A solução

Equilíbrio é uma palavra-chave fundamental para evitar um monte dos erros de estilo masculino. Se você vai optar por algo mais casual no visual, nossa sugestão vai para as calças chino, que caem bem com a camisa social ou mesmo um sweater mais neutro. E aquela camisa polo finalmente pode vir a calhar nessa situação.

Erro #5: o mal uso do jeans

Blazer com jeans
Os erros do estilo masculino incluem os jeans mal usados

À essa altura, o uso do jeans e seus estilos associados devem estar no ponto perfeito, certo? Mas não se engane: todo mundo escorrega quando está em um chão seguro. Ou melhor dizendo, quando está confortável demais, a chance de você vacilar é grande por não ficar atento.

A Solução

Se você quer explorar bem as opções que o seu jeans tem a oferecer, se estabeleça no básico e essencial, e chute o balde com roupas estilosas nas demais partes. Um jeans com uma camisa oxford, e um sapato derby, só para começar. Com o tempo, você vai descobrir o que causa de impacto com aquele jeans simples e eficiente.

Erro #6: Camisas amassadas

Ferro de passar roupa
Não passar roupas é um dos erros do estilo masculino mais vergonhosos

Isso tá mais para preguiça, desatenção ou desleixo do que um erro de vestimenta, por assim dizer. Eu sei que existia aquela cultura velha do homem não passar suas camisas, mas isso acabou faz tempo. E quando você chega em qualquer lugar, seja no escritório ou no happy hour, com a camisa amassada, não vai ter desculpa o suficiente para tirar esse sinal falho de vista.

A Solução

Curta e simples, jovem: compre um bom ferro de passar, uma boa tábua de passar, e faça bom uso deles. E se não sabe usar um ferro de passar, é uma boa hora de aprender. E se não tiver tempo ou disposição… Bem, sempre deve ter vaga por aí como stripper ou alguma profissão que não peça por camisetas como vestimenta.

Erro #7: Camiseta com frase engraçadinha e polêmica ou de time

Nem mesmo nos ambientes mais informais camiseta de time NO WAY. Mesmo que tenha sido campeão, subido da segunda divisão ou o que mais possa acontecer que vocês imaginem ser uma justificativa pra ir trabalhar com “o manto sagrado”. Isto porque chama atenção, gera divergências que distraem mais ainda e criam clima sem necessidade. E porque ainda mais nessas situações de euforia máxima vocês perdem o limite e o foco no trabalho vai pro espaço. O mesmo vale pra camisetas com frases engraçadinhas ou algo ofensivo. Quantos anos você tem mesmo?

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-2-camiseta-masculinaPrecisa disso?

Erro #8: Sapato muito velho/sujo/mal cuidado

Sapatos podem mudar completamente a cara de uma roupa. Se estiverem mal cuidados, sujos ou realmente velhos que não tem mais conserto, levam o look todo pro buraco e sua imagem junto. O pretos denunciam mais a falta de atenção e cuidado e precisam ser trocados com mais frequência. Já os marrons, alguns podem até ficar mais interessantes com o uso, mas ainda assim demandam atenção e cuidados. Mínimos que sejam. O mesmo vale para tênis ou sapatos mais esportivos se seu trabalho for mais informal.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-3-sapato-masculino-01 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-3-sapato-masculino-02 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-3-sapato-masculino-04O que que custa andar com um pisante arrumadinho?

Erro #9: Roupa com a data de validade vencida

Se aquele seu suéter predileto já está cheio de bolinhas e você já tentou um papa-bolinhas ou mesmo passar a gilete (com CUIDADO) pra melhorar a aparência da peça e não está funcionando mais, tá na hora de aposentá-lo. Não precisa esperar furar.

Camisas, camisetas e calças, dependendo do uso semanal acabam gastando mais e precisam que você tenha bom senso de perceber se já está na hora de não usá-las mais e doá-las, por exemplo. Casacos e peças mais pesadas são mais duráveis, normalmente.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-4-roupa-masculina-velha-01
8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-4-roupa-masculina-velha-03Assim você está indo no caminho certo.

Erro #10: Roupa no tamanho errado (colada na barriga, camisa estourando ou muito larga etc)

Eu sei o sacrifício que precisa ser feito para ganhar massa muscular ou emagrecer, mas roupa apertada simplesmente não é legal. Assim como roupa muito folgada que parece que o defunto era maior.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-5-roupa-masculina-medidas-01 200448104-001 8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-5-roupa-masculina-medidas-03

Erro #11: Calça caindo e cueca aparecendo

Acho que não precisa de explicação pra essas, certo? Não me venha com a desculpa de que é seu estilo. Ambiente de trabalho não é lugar pra esse tipo de exposição. Não que algum outro seja, mas aí é com vocês.

8-erros-comuns-estilo-trabalho-dica-5-roupa-masculina-cueca-01

Erro #12: Falta de atenção com cabelo, barba e unhas

Bom, preciso mesmo dizer que mendigo’s style é totalmente inaceitável? Quer ter barba ou algum pelo facial, cuide. Manutenção com cabelo, pelos faciais (incluo aqui sobrancelha, orelha e nariz) item básico!

Nosso rosto é a área que mais recebe atenção e por isso mais pode distrair o interlocutor. Eu por exemplo, se estou conversando com um cara que tem monocelha, o que menos presto atenção é no que ele está me falando. O mesmo vale para pelos no nariz e orelhas.

Agora, excesso de cuidado também pode ser ruim. Cuidar das unhas é importante sim, mas esmaltar já é demais, né?

Alguma unha específica grande também, pelamooor! Se a desculpa é tocar algum instrumento, palheta tá aí pra isso.

Bueno, machos queridos! Por hoje é só e já não é pouco. Se quiser ter mais poder de fogo na competição ferrenha que o mundo corporativo apresenta, preste atenção aos detalhes 😉

Você já passou por alguma situação desagradável (ou agradável) no trabalho por causa do seu estilo? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo!