Posted in:

Saiba quais são os cuidados essenciais com a Tatuagem

Fazer uma tattoo é muito legal até correr riscos desnecessários. Vamos te mostrar como não cair nessa

A tatuagem é uma das marcas mais bacanas de botar no corpo. Elas representam símbolos únicos para seus portadores, mesmo que tenham muitos caras por aí que sigam a mesma ideia da tribal ou do dragão chinês. Mas mesmo nisso um dragão não é o mesmo que o outro. Enfim, o que vale mais aqui são os cuidados com a tatuagem depois de pronta.

Esse é um fator essencial tanto do ponto de vista estético como de saúde. Tenho certeza que você não quer se lamentar com a pele escamosa ou com a tatuagem apagada por conta de desleixo, certo?

Então para você não ficar perdido com os processos necessários para cuidar da pele e da tatuagem, vamos te dar todas as dicas, recomendações e referências para não dar esse mole com o visual. Vai ser bem bom ter uma marca tão bem feita mesmo depois de velhinho, não é verdade?

Vamos ao que interessa!

Os cuidados com a tatuagem antes…

Tatuagem sendo feita
Os Cuidados com a tatuagem devem vir antes mesmo de fazê-la

Mais do que se preocupar com o depois, é ficar esperto com o antes da tatuagem, jovem. Se você não se atentar com alguns pontos importantes, a chance de dar uma merda federal com sua pele é bem grande. É sério, se não ficar esperto é bem capaz de correr um risco de vida.

Agora que te coloquei um pouco a bile do medo, e por uma boa causa, vamos te dar algumas ideias do que se atentar antes de botar uma tattoo no corpo. E na verdade, tudo envolve o tatuador escolhido e seu local de trabalho.

  • Dê uma olhada no estilo e trabalhos anteriores dele, vai te dar uma boa noção, na prática, do que ele é capaz. Se possível, pesquise em fan pages, perfis de twitter, etc… A ideia é ter um referencial.
  • Por falar em referenciais, veja qual a confiabilidade e a análise de outros usuários. Apesar de avaliações não serem exatamente o melhor filtro, elas sempre dão uma noção ao menos de como o profissional é.
  • Confira o local de trabalho do tatuador. É uma norma da vigilância sanitária ter materiais sempre novos e higienizados. E sempre tire todas as dúvidas quanto ao processo para o tatuador, e bata com outras opiniões, para não se meter em encrenca.
  • Não faça uma tatuagem caso tenha algum tipo de alergia ou cicatriz na região escolhida. Consulte um dermatologista, só por garantia.
  • NÃO PEGUE A PRIMEIRA OPÇÃO QUE ENCONTRAR! Conhecer trabalhos diferenciados te ajuda a ter o melhor profissional à disposição, mesmo que o escolhido seja o primeiro.

Segurança é fundamental em todos os estágios, jovem. Não dê mole com isso, e já estará com meio caminho andado nos cuidados com a tatuagem depois. Dito isso, vamos ao ponto que interessa, já que possivelmente você deve estar nos primeiros dias de recuperação da dita cuja.

Os cuidados depois…

Plástico na tatuagem
Depois de pronta, os Cuidados com a tatuagem são ainda mais importantes

A primeira fase durante o pós-tatuagem é a cicatrização da pele. Na verdade, aqui é a parte mais importante, pois nos primeiros dias você basicamente está lidando com uma ferida aberta muito estilosa. Então não vacile MESMO aqui.

Mantenha aquele plástico que parece um insulfilm, que o tatuador pôs por cima da tatuagem, por umas 3 horas após terminar o desenho. É o suficiente para evitar a proliferação de bactérias, e evitar que a pele fique muito tempo abafada. Assim você torna o processo de cicatrização mais seguro.

Como a pele precisa respirar, e o mesmo tempo você não pode dar chance de qualquer invasão por bactérias, tenha sempre em mãos uma pomada cicatrizante indicada pelo tatuador. Nesse caso é bom seguir as indicações dele, pois certamente você foi passado por exames e testes anteriores. Seguir à risca as indicações vai agilizar o processo de cicatrização e evitar que a pele fique sensível demais.

E de verdade, evite o uso de produtos ou compostos que não forem os indicados pelo tatuador, ou por um dermatologista. A ideia aqui é que facilite o processo de recuperação da pele para que a tatuagem fique perfeita. Quando você não toma esse cuidado, a tendência é ou machucar a pele, ou a tatuagem ficar aquém do esperado.

Durante o banho, use sempre água morna – enquanto a água muito quente vai te machucar a pele diretamente, a água fria vai fechar os poros da pele, o que também dificulta o processo de recuperação. Ah, e não esfregue a região com a toalha, e nem compartilhe-a com outras pessoas.

Quanto aos protetores solares e cremes hidratantes, esqueça-os nos 30 primeiros dias. Você não pode tomar sol de jeito nenhum na região da tattoo, pois os riscos de queimaduras são gravíssimos. Apenas depois de 30 dias, quando começa a segunda fase de cicatrização, é que você pode passar um protetor de fator mais acentuado.

Depois dos 30 primeiros dias, as casquinhas e a coceira serão mais evidentes, mas não coce! O melhor que você pode fazer aqui, além da pomada, é deixar a pele mais confortável possível, principalmente com roupas leves e que não te apertem. Quando passar esse período, é só voltar no tatuador para garantir os retoques e mostrar o seu visual perfeito.

Umas dicas finais durante a confecção da tatuagem

Fazendo tatuagem
Os Cuidados com a tatuagem durante a confecção da mesma também são muito importantes

Não fique nervoso, jovem. Não tem nada pior para um tatuador do que um cara que fica se tremendo todo na hora de fazer a tatuagem, mesmo quando ele está sob efeito de calmantes. E convenhamos, quando você acompanha todo o processo diretamente, é literalmente uma experiência de renascimento. Afinal, você vai colocar uma marca eterna no corpo, por que não ver tudo em detalhes?

Caso precise fazer algum movimento brusco, como dar um espirro, tossir, ou mesmo coçar alguma parte do corpo, avise ao tatuador antes, pois essas movimentações podem interferir no resultado final e quiçá até machucar a sua pele. E nem preciso dizer que você precisa estar lúcido, certo?

Os cuidados com a tatuagem servem para a vida toda, meu camarada. Nunca deixe-os de lado, e você terá uma marca para a vida toda, seja para lembrar do seu significado, ou para tirar uma onda mesmo depois de velho, inclusive com os seus netos abusados. Aproveite as boas marcas da vida, e até a próxima!