Posted in:

Suéter Masculino: Tipos e Padrões

Vamos conferir padrões e cores a se usar num bom modelo?

Um suéter masculino de qualidade, que caia bem no corpo, é uma das sutilezas com trajes mais elegantes que um homem podem vestir.

Pode adicionar peso a um físico mais esguio, ou dar mais mais forma para os caras mais encorpados.

Além de ser um dos melhores agasalhos pra te manter aquecido, em termos estilísticos pode quebrar aquela vestimenta monótona e repetitiva presente em escritórios e alguns outros lugares por aí.

Isso considerando o Brasil, local em que os casacos de moletom e os ternos executivos imperam a maior parte dos locais.

Se você ainda não considerou um bom suéter para adicionar aos seu guarda-roupa, vamos te mostrar umas boas dicas que vão fazê-lo mudar de ideia.

Caso já tenha pelo menos uma opção escondida aí, o inverno atual é a época perfeita para colocar essa peça em voga, e não perder mais tempo com dúvidas.

E diferente do que fazemos aqui com frequência, vamos destrinchar todo o suéter masculino, só para não restar nenhuma dúvida na hora de considerá-la no seu visual.

E não, você não vai ficar parecendo um velho do começo do século XX, vai por mim.

Tipos de tecido no suéter masculino

Existem diversos tipos de Suéter Masculino

Achou que era só de lã? Achou errado, rapá! Existem diversos tipos de materiais, e só na escolha deles já diz tanto sobre suas preferências de visuais, e até um pouco dos valores que costuma gastar com roupas. Vai da sua preferência.

Suéteres de Casimira 

Era o alto da boêmia e da classe entre os Suéteres antigamente, e hoje é mais uma peça que referencia a nostalgia do que esses padrões refinados. A menos que seja um suéter masculino de casimira puro; esses daí custam uma nota preta, e se não tiver uma calça social, sapatos oxford e um cachimbo, não tem graça.

Pela raridade do tecido, conseguido apenas na região do Vale de Kashmir, entre China, Paquistão e Índia, uma peça dessa custa os dois olhos e um rim. Mas é uma ótima aquisição se você conseguir.

Suéteres de Lã

O mais antigo e também o tipo mais comum de suéter masculino, a lã é a preferência da maior parte dos fabricantes, tanto em versatilidade estilística como em funcionalidade. Pra você ter uma ideia, as versões de malha feitas com o material era a opção padrão dos camponeses na Inglaterra medieval, pela facilidade de fabricação e custos. Só precisa tomar muito cuidado com a limpeza, já que uma lavagem errada pode encurtar o suéter para sempre.

Suéteres de Algodão 

Com o passar dos anos, os modelos de lã começaram a ficar mais caros por diversos fatores, e as opções de algodão se tornaram mais possíveis em preço pra muita gente, além de adicionar uma ponta de criatividade para novos estilistas que não tinham acessos a materiais nobres com tanta facilidade. E aqui está a opção mais fácil para quem deseja apenas algo quentinho pra usar no inverno

Suéteres de tecido sintético

Junto com o algodão, a grande vantagem dos tecidos sintéticos são os custos baixos para os benefícios oferecidos na vestimenta. Dependendo do tipo de tecido utilizado na confecção, é até possível imitar as propriedades superficiais dos modelos de lã ou de algodão, com outra vantagem de não se preocupar tanto com detalhes na limpeza. Só toma cuidado, pois muitas vezes o barato pode sair caro dependendo de onde compra.

Cores e Padrões do Suéter masculino

O Suéter Masculino também diversos padrões diferenciados

A cor do suéter influencia e muito nas ocasiões em que vai utilizá-lo. Um homem de sabedoria vai ter uma noção de quando e como usá-lo.

Cores mais escuras, por exemplo, são mais usadas para trajes formais, executivos e conservadores em geral, enquanto, suéteres de cores mais claras são mais vistos em ocasiões informais e até estações fora do normal, como o verão.

Para os looks mais casuais, é interessante considerar cores mais vibrantes, mesmo que isso tire um pouco da atenção do restante do visual.

Além de ser uma boa forma de não se levar tão a sério quando for montar seu estilo na hora de sair ou ir para um ambiente de trabalho mais sossegado.

Padrões de Suéter para estilizar bem

Considere os padrões para um bom Suéter Masculino

Os padrões de suéteres masculinos são bem distintos entre si. Para quem gosta dos estilos mais populares, os que imitam argila são os mais comuns, cada um com suas particularidades para os usuários mais ativos no inverno.

Um macete que vai tornar esse padrão ainda mais interessante ao olhar é tornar a peça o centro das atenções no visual. Ela combina com basicamente todas as peças do guarda-roupa masculino, desde que você não destaque demais as outras peças, e nem exagere no próprio uso do suéter.

Para facilitar a escolha da peça, considere o local onde vai utilizar o suéter também. Por exemplo, um happy hour pode pedir um daqueles casacos estilo esportivos, substituindo a opção de moletom, combinando bem com um jeans, mas que não cairia bem com o restante de um terno. Fique sempre atento ao seu redor.

Cuidados finais com o suéter masculino

Cuide bem do seu Suéter Masculino

Então, sabe o que falamos sobre o cuidado que você precisa ter o suéter masculino, seja na limpeza como no uso constante? Então, aqui está o motivo, que aliás torna-o uma peça mais especial do que os casacos de moletom que precisa usar com frequência.

Enquanto modelos mais pesados em padrões e texturas tendem a ficar mais desconfortáveis e quentes além da conta com os cuidados indevidos, modelos mais leves ficam menos elásticos e esquentam menos do que gostariam. Respeite tanto as oportunidades como a maneira de lavar, e tudo fica resolvido.

Nós só passamos pela superfície no cuidado do suéter masculino, jovem. O que não falta são detalhes e mais detalhes que podem ser adicionados a um estilo tão único. E claro que vamos voltar a falar deles, mas primeiro queremos saber o que pensa sobre essas peças, tão sofisticadas ao olhar. Não deixe de participar, e até a próxima!