Posted in:

Tênis de skatista: 5 passos para escolher o ideal

Tênis de skatista

Escolher o tênis ideal para andar de skate pode ser uma tarefa muito mais difícil do que parece. Afinal, diversos aspectos têm que ser levados em consideração na escolha do seu pisante, pois cada modelo possui algumas características específicas que se adaptam melhor a cada pessoa, tipo de pé e pisada.

Por isso, no post de hoje vamos te apresentar cinco fatores que devem influenciar na sua escolha de tênis para skate. Interessado? Então, vamos a eles!

5 passos para escolher o tênis para skate ideal

1. Confira a durabilidade

Quem anda de skate sabe que o calçado é um dos acessórios que mais se desgastam enquanto praticamos esse esporte. Por isso, a durabilidade é um fator de grande importância durante o momento de decisão.

Afinal, nada é pior do que escolher aquele tênis bonitão e dois meses depois ele estar acabado, não é mesmo? Nesse sentido, optar por um modelo de tênis que se ajuste com o seu estilo de andar, ajudará a manter a durabilidade do calçado.

As entressolas de alguns são feitas de espuma de poliuretano e podem ter uma durabilidade maior, caso procure um produto mais resistente. Quanto a isso, há dois estilos principais para quem possui um tênis para skate:

  1. sola vulcanizada: é o modelo no qual o calçado tem uma tira de borracha colada na parte superior do tênis, trazendo uma maior aderência do tênis com a lixa do skate. Este processo é utilizado em modelos mais baixos, quando comparado com os que possuem a sola montada.
  2. sola montada: tênis que possuem a sola montada — em que tecido e solados são feitos juntos — são indicados para skatistas que gostam de enfrentar obstáculos, como escadas, gaps e corrimãos, pois ajudam na proteção e amortecimento do calcanhar.

Preste atenção nas costuras

Tênis que possuem excesso de costura não são um sinal muito bom, já que, durante os passeios e manobras, a lixa do skate vai desgastando a costura. Com isso, seu calçado pode abrir de uma hora para a outra.

Então, o ideal é optar por modelos que possuem menos costuras. Além disso, outro ponto importante é o reforço utilizado nas costuras.

A região do tênis que mais sofre com a lixa durante as manobras é a parte lateral. Por isso, note se o tênis de que você gostou é reforçado nestes pontos. É comum vermos um tênis com boa durabilidade ter costuras duplas ou triplas nessa área.

2. Confira o amortecimento

Como se trata de um esporte radical, cheio de movimentos e manobras, andar de skate acaba tendo um impacto considerável em articulações como quadril, joelho e tornozelos.

Por conta disso, a maioria dos modelos tem o seu sistema de amortecimento feito de EVA (espuma vinílica acetinada). Porém, se você quer ter uma maior proteção, os solados montados são uma escolha melhor, pois são mais altos e possuem uma quantidade maior de espuma.

Mas fique atento: quando falamos que um solado é mais alto que o outro, é uma questão de milímetros, com uma espessura bem diferente dos calçados usados em corridas, muito mais grossos.

3. Considere o seu estilo

Todos nós gostamos de andar com roupas e acessórios que combinam entre si. Skate e estilo andam de mãos dadas e, por isso, o estilo do tênis para skate também deve ser levado em consideração.

Afinal, de cano alto ou baixo, cor chamativa ou neutra, e combinando, ou não, com o shape e resto da vestimenta, o seu tênis representa o seu estilo de andar de skate. E a grande vantagem é que você pode escolher modelos que representem ao máximo a sua personalidade.

A galera mais Old School, por exemplo, acaba preferindo os modelos de cano alto, pois, antigamente, o freestyle era a modalidade mais praticada entre os skatistas, e os modelos que cano alto ofereciam uma proteção a mais contra as torções e possíveis pancadas do skate no tornozelo.

Na fabricação dos tênis para skate, existe uma variedade de materiais que podem ser utilizados. Os mais comuns são:

  • Nobuck
  • Canvas ou Lona
  • Camurça
  • Couro ou couro sintético

Hoje em dia, a camurça é o material que possui a maior aceitação entre os skatistas, já que o seu material tem a melhor aderência no contato com a lixa do skate e a melhor resistência contra o atrito.

4. Escolha bem a marca

Algumas marcas nasceram para vestir skatistas. Outras, gigantes do mercado de tênis, criaram os seus modelos devido ao enorme crescimento da modalidade nos anos 90. Quanto a isso, algumas das marcas mais conhecidas atualmente (e que até patrocinam os melhores skatistas do mundo todo) são:

  • Vans
  • Nike
  • Adidas
  • Etnies
  • És
  • DC
  • All Star converse
  • Duffs
  • Globe

5. Pense no seu conforto

Com todas as dicas acima anotadas, e separados os modelos com os quais você mais se identificou, o conforto passe a ser um quesito essencial na hora da escolha do tênis ideal.

Até porque de nada adianta você ter todos os benefícios técnicos, como melhor amortecimento, mais ou menos costura e sola vulcanizada ou montada, se nenhuma das suas escolha ficar confortável na hora que vestir, certo?

Sem dúvida, a segurança é indispensável para quem pratica esportes — ainda mais para os esportes radicais. Portanto, estar confortável durante os passeios, treinos ou competições é importante.

Os produtos de qualidade

Investir em um tênis de qualidade é um dos melhores investimentos que você pode fazer: qualidade, performance, estilo e segurança são alguns dos fatores mais importantes. E nem todos os tênis são iguais.

Existem produtos de alta qualidade, alguns de qualidade duvidosa, e outros que não foram feitos andar de skate. Isso pode fazer com que você, pouco tempo depois, tenha que investir em um segundo tênis, pois não vai durar tanto quanto deveria ou não atende às suas necessidades. Sem contar o risco de sofrer lesões!

O melhor tênis para skate

Como vimos, escolher o melhor tênis para skate é uma tarefa que depende das suas características. O seu estilo, o conforto, a maneira como você faz as manobras, seu jeito de andar — tudo isso influencia na escolha.

Assim, o melhor tênis para você andar de skate será aquele modelo que conseguir atender às suas necessidades em todos esses aspectos. E, nesse caso, ter um local onde você consegue consultar todas as informações sobre dezenas e modelos de tênis para skate é uma boa forma para encontrar o modelo ideal para você!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *